EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DO MÉDIO SOLIMÕES (AMAZONAS)

Autores

  • Thakayama da Costa Romano Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Bianca Ferreira Neves Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • José Ricardo Coelho Pinheiro Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Klenicy Kazumy Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Estágio, Ensino, Química

Resumo

Introdução: O Estágio Supervisionado de Ensino III voltado para o Ensino de Química é o momento em que o estagiário tem a oportunidade de fazer observações quanto à metodologia do supervisor e ainda quanto ao modo como os alunos agem durante as aulas, e também experimentar as atribuições da profissão almejada, como a regência. A Química como disciplina no ensino médio é considerada muito difícil pelos alunos e que tem sua dificuldade abstrata e complexa pois sentem a necessidade de memorizar fórmulas, propriedades e equações químicas. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas pelos estagiários da Disciplina Estágio Supervisionado de Ensino III, com ênfase no Ensino de Química, que é uma disciplina integrante da grade curricular do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM). Método: Fez-se uso da observação sistemática simples sendo que, os fatos foram observados de maneira espontânea. O Estágio Supervisionado de Ensino III foi direcionado a Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril – GM3 de Coari – AM, sendo trabalhado no Ensino Médio referente ao ensino de Química do primeiro ao terceiro ano do referido nível de ensino. O período de Estágio Supervisionado de Ensino III ocorreu entre 26/08/2019 a 27/09/2019 sendo 15h de observação e 20h de regência. Resultado: Foi observado que grande parte dos alunos apresentavam dificuldades de leitura, o que os atrapalhava no entendimento dos assuntos de química, principalmente quando era preciso que os alunos interpretassem questões de exercício e avaliações. Durante as reuniões de professores, era nítido que esse problema era observado em outras disciplinas também. A indisciplina por parte dos alunos durante as aulas e até mesmo durante o intervalo foi algo recorrente. Também foram observados problemas de estrutura e climatização das salas de aulas. Enquanto alguns educandos não demonstravam interesse pela disciplina de química, uma parte das turmas tinha um bom desempenho, justamente por serem alunos que se dedicavam e prestavam atenção às aulas. Conclusão: O Estágio Supervisionado de Ensino III com ênfase no Ensino de Química foi muito relevante para se obter  experiência profissional, despertando nos estagiários a reflexão dos vários conflitos que serão enfrentados no âmbito educacional, como os problemas de leituras e dificuldade de abstrações necessárias ao Ensino de Química e que se estende a outras disciplinas também. Além disso, os acadêmicos aprenderam a resolver problemas e a entender a grande importância que tem o estágio para o educador na sua formação pessoal e principalmente profissional.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

ROMANO, T. da C.; NEVES, B. F.; PINHEIRO, J. R. C.; YAMAGUCHI, K. K. L. EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DO MÉDIO SOLIMÕES (AMAZONAS). Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 20, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6546. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)