Revista Educação e Humanidades https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh <p>A Revista Educação e humanidades é um periódico do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa Em Educação, Psicopedagogia e Psicologia Escolar da Universidade Federal do Amazonas. Periódico (On Line cujo ISSN foi atribuído em 16 de junho de 2020 com o número: <strong>2675-410X</strong>)), de fluxo contínuo e de acesso aberto, publica duas edições anuais com artigos originais e inéditos sobre educação e humanidades em sentido amplo, resultantes de pesquisa científica.</p> <p>Percebemos o processo educacional em sentido amplo, como responsável em colaborar para a elevação da consciência humana como agente de construção individual e coletiva das condições de vida para todos os seres, inclusive os humanos. Onde o ser humano tem o direito às condições ambientais para desenvolver seu potencial e capacidades com respeito, entusiasmo e saúde plena.</p> <p>Entendemos que é tempo de promovermos a harmonia entre os seres humanos e a natureza. Como humanos somos natureza, nem mais nem menos. Se faz necessário reestabelecer o respeito a todos os seres, o auto respeito a si mesmo como ser que precisa de cuidados, repouso, boa alimentação, boas práticas para a saúde e o bem viver. O compromisso com o projeto de vida pessoal, que não sejam educados para serem somente empregados em qualquer atividade laboral em troca de dinheiro, mas sobretudo, para desenvolverem sua próprio projeto de vida em harmonia com seus objetivos, propósitos pessoais, capacidades e habilidades.</p> <p>Educação para viver o resplendor da consciência de ser na existência espaço tempo que caracteriza a sociedade humana na Terra, com auto responsabilidade, liberdade e bem viver autônomo.</p> pt-BR suelyanm@ufam.edu.br (Suely Mascarenhas) adrielademarchi1@gmail.com (Adriela de Marchi) Wed, 03 Jan 2024 15:08:59 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 TEMAS LIVRES EM EDUCAÇÃO E HUMANIDADES CELEBRANDO O 5º ANO DE CRIAÇÃO (2020-2024) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14159 <p><strong>&nbsp;Edição com coontribuições inéditas do Brasil, México, Venezuela, Angola e Moçambique</strong></p> Corpo Editorial Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14159 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Apresentação: novos avanços em estudos e pesquisas no domínio de educação e humanidades https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14158 <p><strong>Apresentação: novos avanços em estudos e pesquisas no domínio de educação e humanidades</strong></p> Corpo Editorial Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14158 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Espacios grupales en las escuelas de la UNAM: una alternativa para promover el bienestar psicológico (México) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14134 <p>Se llevó a cabo una intervención psicosocial con perspectiva humanista, en el Colegio de Ciencias y Humanidades plantel Azcapotzalco, empleando la metodología cualitativa de corte hermenéutico fenomenológico. Participaron cien jóvenes estudiantes del bachillerato universitario, distribuidos en tres grupos de escucha y un taller vivencial. Al desarrollarse estas actividades grupales, las y los participantes compartieron experiencias relacionadas con el bienestar psicológico. Se parte de la idea de que las personas que se encuentran en estados de felicidad, dentro de un entorno seguro, podrán potencializar conductas prosociales e integrarse en comunidad. La experiencia que se reporta pone de manifiesto la necesidad de abrir espacios de expresión de ideas, pensamientos, creencias y necesidades entre iguales, por parte de estudiantes, y se rescata la ganancia compartida entre la figura del participante y el facilitador, ya que fungieron en este segundo rol, dentro del proyecto de innovación y mejora de la educación, jóvenes psicólogos y psicólogas en formación. Se plantea la relevancia de difundir espacios grupales para tal fin.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palabras clave: </strong>bienestar psicológico, jóvenes universitarios, pandemia, trabajo grupal</p> Angel Corchado Vargas , Paulina Guadalupe Barquera de la Fuente, Leonardo David Hernández Hernández, Oscar Ramón Pérez Reséndiz, Juan Martín Ramírez Gutiérrez, Hassibi Yesenia Romero Pazos Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14134 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Rol de la psicoeducación en la prevención y abordaje de la violencia escolar en el estado Monagas: un enfoque interdisciplinario (Venezuela). https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14142 <p>El presente artículo tiene como objetivo analizar el rol de la psicoeducación en la prevención y abordaje de la violencia escolar en el estado Monagas, Venezuela, desde un enfoque interdisciplinario. La violencia escolar es un problema social y educativo que afecta a estudiantes, docentes y padres de familia. La psicoeducación se ha propuesto como una herramienta útil para prevenir y abordar este fenómeno. Se revisó la literatura científica sobre el tema y se analizó cómo la psicoeducación puede contribuir a desarrollar habilidades socioemocionales en los estudiantes, promover relaciones saludables y prevenir situaciones de violencia escolar. La psicoeducación se considera un recurso útil en la prevención y abordaje de la violencia escolar en el estado Monagas, desde un enfoque interdisciplinario. Los programas interdisciplinarios de prevención de la violencia escolar son más exitosos cuando se integran aspectos cognitivos y conductuales, incluyendo el desarrollo de habilidades sociales, el fomento de valores positivos y el fortalecimiento de la resiliencia en los estudiantes. Es importante involucrar a toda la comunidad educativa en este proceso, incluyendo a docentes, padres de familia y autoridades educativas. Se destaca que es necesario seguir investigando sobre cómo mejorar las estrategias para prevenir y abordar la violencia escolar desde un enfoque interdisciplinario que involucre a toda la comunidad educativa.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>psicoeducación, violencia escolar, prevención, abordaje, enfoque interdisciplinario</p> Trino Javier Gascón González Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14142 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Transtorno opositor desafiador (tod) no contexto escolar: uma revisão da literatura https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14143 <p>É necessário que a escola receba todos os alunos que procuram a instituição, ofertando uma educação de qualidade para esses alunos, promovendo oportunidades para o seu processo de aprendizagem, com isso é fundamental os professores mediarem a aprendizagem de alunos com transtorno opositor desafiador, porque com as metodologias adequadas esse discente consegue desenvolver seus conhecimentos. Desse modo, é indispensável a relação família e escola para juntos contribuírem na sua formação. O objetivo deste estudo é analisar, na literatura, estratégias para a aprendizagem significativa de alunos com TOD. O trabalho busca refletir sobre esse transtorno no cotidiano escolar, identificar como a escola pode propiciar uma educação de qualidade, exemplificar como o professor pode mediar a aprendizagem desses alunos. O estudo vai abordar sobre o conceito de TOD, seus desafios e características para melhor entendimento do tema, destacando como o educando pode se desenvolver, ressaltando a importância de tratamentos adequados. Em seguida, como a escola deve oportunizar educação para esse estudante, mantendo sua permanência na instituição e sua inclusão, apresentaremos estratégias que contribuem no seu processo de formação e como o professor pode mediar sua aula com pessoas com TOD. É uma pesquisa de revisão bibliográfica na qual os dados revelaram que com as estratégias adequadas crianças/adolescentes com TOD conseguem desenvolver sua aprendizagem. Assim, concluímos que as escolas precisam ser inclusivas e ofertarem educação a todos que fazem parte do âmbito escolar, respeitando as diversidades e propiciando conhecimentos de acordo com as necessidades de cada aluno.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Escola; Inclusão; Transtorno opositor desafiador.</p> <p>&nbsp;</p> Aguida Roberta da Silva Bezerra , Claudia de Sousa Mendes, José Hugo Gonçalves Magalhães , Alexsandro Medeiros do Nascimento , Antonio Roazzi Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14143 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Professor: A luz para um novo paradigma na Educação Matemática (Moçambique) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14144 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Reflexões, teorias e estudos sobre a educação matemática têm atraído pesquisadores desde o início do século XX. Os desafios que veem marcando esta área continuam sendo essencialmente os mesmos, sendo mais destacado o referente ao desempenho não satisfatório desta área. Neste artigo efectuamos uma análise e uma reflexão sobre a educação matemática em Moçambique, e procuramos contribuir para a mudança de um paradigma marcado pelo fracasso na disciplina de matemática. O professor é apontado como a “luz” para a referida <a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>mudança. Para esta pesquisa é usado um quadro teórico baseado em conceituados educadores matemáticos e pesquisadores que se dedicam a desvelar e a estudar os constituintes de uma formação que contribua para que o professor adquira competências e habilidades capazes de incidir de forma efectiva e eficaz na sua acção de ensinar.&nbsp; Metodologicamente é feita uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e a experiência informada da autora.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: Educação Matemática 1; Formação 2; Professor 3; Ensino e Aprendizagem 4.</strong></p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"></a>&nbsp;</p> Sarifa Abdul Magide Fagilde Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14144 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Scaffolding: um recurso sociointeracional na sala de aula de língua chinesa (Moçambique) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14145 <p>O artigo aborda o uso sociointeracional do <em>scaffolding</em> por alunos moçambicanos na sala de aula de língua chinesa como língua estrangeira. Este estudo tem por objetivos analisar as interações entre alunos no aprendizado da língua chinesa, verificar o uso do <em>scaffolding</em> como ferramenta de mediação social para auxiliar a aprendizagem durante as atividades elaboradas pelo professor, bem como obter as percepções dos alunos acerca de sua participação nas interações. A pesquisa tem como base o <em>scaffolding</em>, termo cunhado por Wood, Bruner e Ross (1976) como ferramenta de mediação social segundo os princípios da teoria sociocultural do Vygotsky. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa, realizada através de entrevista, observação de aulas documentadas e categorizadas com a técnica de análise de conteúdo. O cenário que deu origem a essas reflexões é uma sala de aula de língua chinesa, composta por alunos da Universidade Rovuma, e teve como participantes 8 aprendizes com idades entre 22 e 30 anos, e um professor. Os resultados indicaram que o uso do <em>scaffolding</em> contribui significativamente na aprendizagem da língua chinesa uma vez que facilita a interação entre os alunos e professores em aulas em que a metodologia de ensino mais privilegiada é o método comunicativo.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Scaffolding. Recurso sociointeracional. Língua chinesa</p> Sónia Sara Cumbe Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14145 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 O uso do PhET como opção didáctica para o ensino dos circuitos eléctricos (Moçambique) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14146 <p>O objectivo desta pesquisa foi estudar o impacto do uso do simulador virtual PhET (Physics Education Technology) no processo de ensino e aprendizagem (PEA) dos circuitos eléctricos. A pesquisa envolveu 50 alunos da ESG Samora Machel, divididos em duas turmas (25 turmas de controlo e 25 turmas experimental). Primeiramente foi aplicado um pré-teste para ambas turmas, o qual permitiu aferir as dificuldades e competências dos alunos relativamente ao domínio de conteúdos sobre circuitos eléctricos. De seguida, na turma de controlo, leccionou-se aulas teóricas com recurso às experiências laboratoriais e na turma experimental a leccionação ocorreu com recurso às simulações virtuais do PhET. Os resultados deste estudo, demonstraram que tanto os alunos da turma experimental, assim como os alunos da turma de controlo obtiveram bom desempenho, no que tange a aprendizagem baseada nas experiências. Contudo, no que diz respeito a motivação e a colaboração entre os alunos do mesmo grupo de trabalho, foi notório que os alunos da turma experimental obtiveram melhor resultado do que da turma de controlo. Este facto, nos leva a concluir que a utilização dos recursos tecnológicos como o PhET nas aulas de Física, não só cria melhores situações de aprendizagem, mas também assegura a questão da motivação e da interactividde do que as simples aulas com ênfase em experiências laboratoriais.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>PhET 1; Experiências laboratoriais 2; Circuito eléctrico 3; Turma de controlo 4; Turma experimental 5.</p> Timóteo Orlando Paulo Cristo, Brígida D´OLIVEIRA SINGO Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14146 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Vivências atípicas: experiências de mães de crianças com autismo (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14147 <p>Estudos revelam que a maioria dos cuidadores de pessoas com algum tipo de deficiência são mulheres e no caso de indivíduos diagnosticados com autismo, a maioria são as próprias mães. O autismo é um tema bastante estudado em relação às suas comorbidades e particularidades, entretanto, o trabalho dos cuidadores das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma parte da literatura pouco abordada de modo imersivo. Por isso, analisar as vivências das mães de crianças autistas, identificar as principais categorias dessas experiências, proceder uma revisão bibliográfica sobre o autismo e refletir sobre as redes de cuidado e políticas públicas de assistência a esse grupo são de suma importância. Foram feitas entrevistas semiestruturadas e, a partir delas, identificadas categorias analíticas de cuidado, suporte social e sobre ser mãe nesse contexto. Os dados coletados foram classificados e analisados de modo qualitativo por meio da análise do conteúdo, recorrência e relevância. Encontrou-se uma realidade de sobrecarga materna, escassa rede de apoio, negligência da saúde e sonhos dessas mães, além de precarização ao acesso às políticas públicas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chaves: </strong>autismo; maternidade; relações mãe-criança.</p> Denise Machado Duran Gutierrez, Kelly Lara Santos da Rocha, Letícia Souza dos Santos Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14147 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Princípios metodológicos de ensino para alunos surdos: um olhar sobre a produção científica https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14148 <p>A pesquisa objetiva agrupar metodologias para o ensino de alunos surdos, através de artigos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A busca foi delimitada por filtros que possibilitaram chegar a 6 artigos para categorização das informações relevantes para a pesquisa. Inicialmente, aborda-se sobre como ocorre o ensino para surdos e seus desafios, passando por uma conceituação da educação de surdos, apresentação das problemáticas e obstáculos para o ensino de surdos e, brevemente, alguns elementos teóricos das metodologias de ensino para surdos. Como fundamentação teórica utilizou-se Lacerda (1998 - 2011), Strobel (2006), dentre outros. Os resultados foram reunidos em quadros com as informações importantes das pesquisas e analisadas em comparação. Como conclusão notou-se uma escassez de métodos para auxiliar no processo de ensino aprendizagem.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Metodologias. Ensino. Surdo. Estado do conhecimento.</p> Esthefany Ingrid Costa da Silva , Vitória Wislla Sousa Lira, Hector Renan da Silveira Calixto Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14148 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 SOME: uma abordagem autobiográfica na educação da Amazônia paraense (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14149 <p>A região amazônica sempre foi conhecida por sua exuberante biodiversidade e comunidades tradicionais, enfrentou por muito tempo desafios no acesso à educação devido a distâncias geográficas vastas e escassez de recursos. Isso impactou as qualidades do cenário educacional nacional e local, limitando a expansão da rede pública de ensino. Diante desse contexto desafiador, o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) surgiu como uma abordagem inovadora para superar as dificuldades educacionais na Amazônia Paraense. Este estudo tem como objetivo compartilhar as experiências de um pesquisador-egresso do SOME, buscando compreender como esse sistema moldou sua visão acadêmica, influenciando escolhas de pesquisa e impactando seu desenvolvimento profissional. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, utilizando a autobiografia como principal fonte de dados revelando a influência do SOME na formação acadêmica e na capacidade do pesquisador de integrar conhecimentos. Além disso, evidencia os desafios enfrentados, como a necessidade de adaptação a diferentes módulos e a gestão autônoma do próprio aprendizado. Como considerações destacamos a relevância da narrativa autobiográfica como uma ferramenta valiosa para compreender a complexidade da jornada acadêmica do SOME na formação de profissionais capacitados e adaptáveis às demandas do conhecimento contemporâneo.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave:</strong> Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME); Autobiografia acadêmica; Pesquisador-egresso; Experiências educacionais; Desafios e conquistas.</p> Luciandro Tassio Ribeiro de Souza, Tânia Suely Azevedo Brasileiro Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14149 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 O que dizem os discursos sobre ciência e educação no festival folclórico de Benjamin Constant-AM (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14150 <p>Esta pesquisa teve como objetivo visibilizar os discursos sobre ciência, cultura e educação no festival folclórico. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e teve um embasamento narrativo. A pesquisa de campo aconteceu na cidade de Benjamin Constant-AM, especificamente nos barracões das duas agremiações do festival. Analisou-se os documentos do festival folclórico, como os temas que os bumbais abordaram e as letras das toadas. A partir da análise desses documentos, percebe-se que há um entrelaçamento entre as duas áreas: a ciência e o festival. Existe uma presença da ciência não de forma institucionalizada, mas que apareceu nas letras de uma toada, nas alegorias, nas lendas e em tudo que está relacionado ao objeto de pesquisa. Logo, o festival folclórico é um meio de aprendizagem que pode contribuir com a divulgação da ciência e ampliar esse processo em um espaço não formal, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciência. Portanto, pensar a educação em outros espaços potencializa a construção do conhecimento, visando a inter-relação entre educação, sociedade, ambiente, economia, saberes, ciência, arte e cultura.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ciências; Festival; Saberes e Educação</p> Luiz Manuel Pacaio Tananta, Radamés Gonçalves de Lemos , Renato Abreu Lima Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14150 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Um Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica em uma Escola Estadual de Porto Velho-RO (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14151 <p>Este artigo trata-se de um relato de experiência vivenciado pela professora/preceptora no Programa Residência Pedagógica (RP) em turmas de 1<strong>°</strong>, 2°, 3° ano do ensino médio uma Escola Estadual, localizada na cidade de Porto Velho – RO. Neste trabalho, serão apresentadas reflexões acerca do trabalho desenvolvido junto aos residentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Os dados coletados referem-se ao período de novembro de 2020 a março de 2022, além disso, será refletido, também, sobre as aulas remotas, ministradas por intermédio de plataformas digitais adotadas pelo estado como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de ensino e aprendizagem diante do avanço da pandemia da COVID-19. Concluímos que a experiência com o programa foi de suma importância tanto para a preceptora que pode revisitar e reavalia<strong>&nbsp;sua</strong>&nbsp;atuação, quanto para os residentes pois trouxe a possibilidade de amadurecer enquanto futuros profissionais.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Biologia. Formação de professores. Residência Pedagógica.</p> Patricia Guedes Nogueira, Renato Abreu Lima Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14151 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Saber-poder no ensino de química: como circulam os discursos nas aulas de química entre professores e alunos do ensino médio de uma escola pública do Alto Solimões (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14152 <p>Este estudo teve como objetivo analisar os discursos acerca do ensino de química, a partir da perspectiva de professores e alunos de turmas do 3˚ ano do ensino médio em uma escola. A pesquisa utilizou a metodologia pós-crítica em educação, apoiada em uma abordagem narrativa, e foi realizada no (CETI). Participaram da pesquisa 2 (dois) professores e 10 (dez) alunos. A análise dos discursos buscou compreender como os dispositivos de poder circulam nas aulas de química e como repensar as práticas de ensino, à luz das reflexões de Michel Foucault sobre o ensino de química, buscando compreender a inter-relação entre os discursos científicos e os saberes tradicionais amazônicos, para possibilitar novas abordagens de ensino no contexto escolar. Foi identificado que há diálogo entre professores e alunos, com a professora dedicando tempo em aula para discutir o conteúdo ministrado e incentivando a participação da turma. Este estudo evidencia a importância de valorizar os saberes tradicionais, relacionando os conteúdos com a realidade amazônica e repensando a concepção hegemônica de ciência.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Saber-poder; Ensino de química; Dispositivo de poder.</p> Luiz Manuel Pacaio Tananta, Radamés Gonçalves de Lemos , Renato Abreu Lima Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14152 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 METAEPISTEMOLOGÍA DE LOS CONTEXTOS Y LA EDUCACIÓN ESCOLAR: Reflexiones sobre la enseñanza remota de emergencia en la geografía amazónica (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14153 <p>Este artículo tiene como objetivo y pretende discutir de manera crítico-reflexiva sobre la educación a distancia de emergencia en el contexto amazónico desde la perspectiva de la meta- epistemología de los contextos considerando la educación escolar. Argumenta que la enseñanza a distancia para pueblos originarios en los años 2020-2021, en la práctica, promovió la exclusión. La metodología empleada sigue la tradición de la meta- epistemología de los contextos, dada la posibilidad de rastrear los contextos y la realidad de manera metaepistémica . Los resultados sugieren que discutir la enseñanza a distancia de emergencia es complejo y que esta modalidad de enseñanza promovió aún más la exclusión de los estudiantes indígenas, quilombolas silenciados de sus saberes y prácticas que inequívocamente, a través de nuestros ancestros, contribuyeron y continúan contribuyendo al desarrollo de toda la humanidad. Es hora de desarmar el intelecto y romper con paradigmas de saberes coloniales implantados como saberes únicos y valorar los saberes milenarios que colaboraron para el desarrollo de toda la humanidad.</p> <p><strong>Palabras Clave </strong>: Educación escolar; Metaepistemología de los contextos; pueblos originarios; Realidad amazónica.</p> Igor Câmara, Tereza Carvalho Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14153 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 El puritanismo en la fundación de estados unidos: sustento «teológico» del esclavismo https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14154 <p>El <em>puritanismo</em> es un movimiento reformista desarrollado en el seno del anglicanismo con la intención de adaptar la iglesia de Inglaterra a los principios del calvinismo. El término «puritano» fue utilizado originariamente en Inglaterra, durante el período isabelino, en un sentido peyorativo frente a todos aquellos que, aunque aceptando la doctrina anglicana, promovían una reforma más radical de las costumbres y de la organización eclesiástica (rechazo de las ceremonias o de las vestiduras litúrgicas, del episcopado, etc.) y una ruptura más clara frente a la doctrina y la iglesia romanas.</p> <p>Palabras Clave: Puritanismo, Doctrina, Esclavismo.</p> Jesus Lara Vargas Jesus Lara Vargas Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14154 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 A importância do trabalho do psicopedagogo no atendimento de estudantes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade-TDAH (Brasil). https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14155 <p>Este artigo tem por objetivo destacar a importância do psicopedagogo na avaliação diagnóstica, na prevenção e na intervenção terapêutica (escolar e clínica) em relação aos casos de TDAH, bem como das orientações específicas à família e aos professores de estudantes que possuem esse transtorno. A metodologia utilizada quanto aos meios de investigação para a realização deste estudo foi a pesquisa documental e bibliográfica, com abordagens relacionadas aos conceitos gerais sobre a Psicopedagogia; o TDAH e o papel do Psicopedagogo no tratamento de casos de TDAH junto a uma equipe multiprofissional. O presente estudo está dividido em três partes, a primeira é a introdução, na qual se apresentam os objetivos geral e específicos, a justificativa, a metodologia e a estrutura do estudo. As outras partes estão organizadas da seguinte maneira:&nbsp; Na segunda parte aborda-se sobre o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), os principais fatores relacionados ao referido transtorno e as influências dos sintomas no comportamento e na aprendizagem do estudante; faz-se a abordagem acerca do papel do psicopedagogo, como seu trabalho é desenvolvido com o estudante com TDAH, e as sugestões para a família e os professores, tendo em vista o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo. Na terceira e última parte formulam-se as referências bibliográficas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-Chaves</strong>: Psicopedagogia. Psicopedagogo. TDAH.</p> Rosenir de Souza Lira, Shirmey Batista Mourão Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14155 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Autoconsciência, saúde mental e desigualdade de gênero: O impacto do autofoco em homens e mulheres https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14156 <p>A autoconsciência pode ser compreendida como a capacidade de prestar atenção a si, tendo como dimensões a Reflexão e a Ruminação. Em diversas pesquisas as mulheres apresentaram índices mais elevados de autoconsciência Ruminativa do que os homens. A ruminação tem como característica pensamentos negativos, depreciativos que acontecem de forma repetitiva. A mulher, por muito tempo, assumiu o papel de subordinação, de propriedade dos homens e isso fez com que elas fossem silenciadas, menosprezadas, inferiorizadas, controladas e submetidas a situações que a sociedade definiu como o correto para o gênero feminino. O lugar ideal para elas era em suas casas cuidando dos filhos e da família. A ruminação em mulheres pode estar relacionada ao papel sociocultural que elas ocupam. Diante disso, este estudo tem por objetivo investigar a autoconsciência e suas relações com sintomas psicopatológicos e microagressões de gênero em mulheres quando comparadas aos homens, todos os participantes residem na região metropolitana do Recife-PE. Participaram da pesquisa 224 estudantes homens e Mulheres com idades entre 18 a 60 anos. Para avaliar os construtos utilizamos: Questionário de Ruminação-Reflexão – QRR, Escala de Avaliação de Sintomas – 40 (EAS-40), Escala de Microagressões de Gênero e Questionário sociodemográfico. O estudo revela que mulheres tendem a apresentar níveis mais elevados de ruminação, caracterizada por pensamentos negativos repetitivos, em comparação com homens. Os resultados mostram correlações significativas entre ruminação e sintomas psicopatológicos, bem como microagressões de gênero e esta, por sua vez, se correlacionou com grande parte dos sintomas psicopatológicos estudados, indicando que a ruminação em mulheres pode estar ligada ao papel sociocultural que elas ocupam. O estudo destaca a importância de considerar as dimensões de gênero na saúde mental e sugere intervenções psicológicas para atenuar a vulnerabilidade a sintomas psicopatológicos relacionados à ruminação.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Autoconsciência; Ruminação; Mulher; Psicopatologias; Microagressão.</p> Juliana Bárbara Barboza de Moura, Renê Marcelino da Silva Junior, Alexsandroo Medeiros do Nascimento , Antonio Roazzi Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14156 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Utilização do enfoque sócio-construtivista para o melhoramento do processo docente-educativo nas escolas primárias do Sumbe, Cuanza Sul, Angola https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14157 <p>O presente artigo debruça-se sobre a utilização do enfoque construtivista no processo docente educativo nas escolas primárias do município do Sumbe em Cuanza Sul Angola e está ligado ao campo da educação sobretudo na área da formação contínua dos professores, cujo objectivo é analisar a utilização do enfoque sócio-construtivista para o melhoramento do processo docente-educativo nas Escolas Primárias do Sumbe, a fim de desenvolver competências básicas nos mesmos, permitindo aplicar na sua prática docente os aportes teóricos e metodológicos interactivos em sala de aulas. Num momento em que se precisa encetar modificações nos fazeres dos professores atendendo a sua acção em passam a pautar pela interacção entre eles e os alunos, diminuindo com isto a relação pedagógica embasada na verticalidade, em o professor era tido como o único portador saberes na sala de aula. Para sua materialização foram utilizados métodos de nível do conhecimento teórico e empírico, sustentados pelo enfoque qualitativo.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Construtivismo; docente-educativo; enfoque; Tendências pedagógicas; utilização.</p> Santos Candeeiro Germano , António Zinga Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14157 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000