Apresentação: Novas contribuições Sobre Ensino, Educação e Humanidades

  • Organizadoras corpo editorial Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Esta edição na Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar- RECH, publica 23 artigos originais inéditos de pesquisadores de diversos contextos nacionais e internacionais redigidos em espanhol e português intitulados:

¿ES LA DOCENCIA EN EDUCACIÓN MEDIA SUPERIOR Y SUPERIOR UNA PROFESIÓN?                                                                                                                                          

 

ESTRATÉGIAS DE MUJERES PROFESIONISTAS QUE TRABAJAN EN AMBIENTES MASCULINIZADOS

 

ROLES DE GÉNERO A PARTIR DE LAS PREFERENCIAS DE JUGUETES EN NIÑOS PEQUEÑOS                                                                               

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM SANTARÉM/PARÁ: UM RELATO DE EXPERIENCIA                                                                                                                                             

AUTISMO: O PAPEL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ACOLHIMENTO E TRATAMENTO INFANTOJUVENIL                                                                                              

 

DESIGUALDADE SOCIAL E INFORMÁTICA EDUCATIVA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PA    

 

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO PEDAGÓGICO DOS ALUNOS DA 12ª CLASSE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA ANTES E DEPOIS DA INTRODUÇÃO DO MODELO DOS EXAMES DE ESCOLHA MÚLTIPLA                                                                     

 

O ENSINO DO ASPECTO VERBAL NO CONTEXTO DA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM MOÇAMBIQUE                                                                              

  UM PUXIRUM DE RESISTÊNCIA: A ALEGORIA NA FESTA DO PÁSSARO PAVÃO MISTERIOSO NO MOCAMBO DO ARARI – PARINTINS                                 

O BOI-BUMBÁ DE PARINTINS COMO AGENTE DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ESTADO DO AMAZONAS                                 

 

A GESTÃO DO ATENDIMENTO HUMANIZADO À GESTANTE EM MANAUS – AMAZONAS               

 

SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/PARFOR-SERRINHA-BA: NARRATIVAS DE EGRESSAS SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL                                

 

                              

Inclui também 10 trabalhos inéditos apresentados no I Seminário de Educação: Sexualidade, Gênero e Educação e VI Semana de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, ocorrido entre os dias 07 e 09 de novembro de 2018, com a temática Sexualidade, Gênero e Educação. O evento teve o objetivo possibilitar a produção do conhecimento e reflexão de estudantes e profissionais, em especial da educação, nos temas relacionados às questões de Gênero e Sexualidade presentes na mídia e especialmente no contexto escolar.

O evento visou promover a divulgação de trabalhos de Pesquisa realizados por estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente bem como estudantes e profissionais de outras instituições. Os artigos aqui apresentados são reflexões de estudantes e profissionais, em especial da educação, sobre temas relacionados às questões de Gênero e Sexualidade e Educação nos diversos contextos sociais, além das questões de gênero. Esta edição também traz textos que discutem temas voltados ao campo educacional permeado pelas questões étnicas e raciais e formação docente.

 

REPENSANDO A APRENDIZAGEM DAS REACÇÕES QUÍMICA NA 8ª CLASSE: PRESSUPOSTOS E PERSPECTIVAS           

 

VIOLETA BRANCA E YOLANDA MORAZZO: UMA LEITURA COMPARADA             

  ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR E A RELAÇÃO COM QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS VIVENCIADAS NA UNIVERSIDADE                                               

 

CONTEXTO INDÍGENA E ENSINO DIFERENCIADO: POSSIBILITANDO CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE       

EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NUMA RECÍPROCA QUE É VERDADEIRA: LEGISLAÇÃO, PRÁTICA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE                                                                                                                                       

  CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE ACADÊMICA: REFLEXÃO ACERCA DA MONITORIA NO IEAA/UFAM                                                                                        A DUBIEDADE DA PROTAGONISTA EM JANE EYRE, DE CHARLOTTE BRONTË                                                                                                                                                    

 

REPRESENTAÇÕES DE MATERNIDADE/PATERNIDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS CONTEMPORÂNEOS: UM ESTUDO A PARTIR DAS QUESTÕES DE GÊNERO                                                                                                                                

AS MULHERES E OS OUTROS; AS MULHERES E O MUNDO: O FEMINISMO, AS MULHERES E A SOCIEDADE                                                                            

 

 

A SUBVERSÃO FEMININA NA REESCRITA DO MITO DE PENÉLOPE EM A ODISSEIA DE PENÉLOPE, DE MARGARET ATWOOD                    

  SEXUALIDADE E HISTÓRIA: ASPECTOS QUE EMERGEM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ADOLESCENTE                                                                            

 

Neste momento em que as práticas educacionais são impulsionadas por pensamentos políticos que tendem a desconsiderar as diversidades, sejam raciais, étnicas ou de gênero, acreditamos que os artigos aportados neste número da Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar- RECH possam trazer contribuições relevantes para o fazer pedagógico docente frente a temas tão urgentes. Agradecemos a contribuição dos autores e autoras e boa leitura!

 

Início do Verão Amazônico em tempos de tempos de quarentena sanitária mundial, maio de 2020.

 Dra. Fabiana S. Fernandes Leal - UFAM

Dra. Maria Isabel Alonso Alves – UFAM

Dra. Suely A. do N. Mascarenhas - UFAM

 

Publicado
2020-05-29