ÉTICA PARA A LIBERDADE: INTERCONEXÕES ENTRE POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU

Autores

  • Luciano Facanha Universidade Federal do Maranhão
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Antonio Carlos Borges da Silva Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este artigo objetiva uma análise acerca de uma ética para a liberdade em Rousseau evidenciando suas interconexões com a política e a educação. Para Rousseau, o homem é livre no estado de natureza e vive à semelhança dos outros animais, isto é, vive de modo solitário e passa todo seu tempo na fruição da natureza e não tem outras necessidades que não sejam as necessidades naturais. No entanto, a partir do seu desenvolvimento histórico, o homem perde sua liberdade e se põe na dependência dos outros, tornando-se desse modo prisioneiro de suas paixões e renuncia à sua liberdade. Rousseau defenderá uma orientação das ações humanas pautadas na ética da liberdade paras as quais a educação política terá um papel fundamental na consecução dessa finalidade.

Palavras-chave: Rousseau; ética; política; educação; liberdade.

Biografia do Autor

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues , Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. É atualmente aluna de pós-doutorado pela UFMA, desenvolvendo investigação na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Atualmente leciona na pós-graduação do PGCult, como professora permanente, ministrando a disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade e Ética, Política e Educação. É da equipe editorial da revista RICS do PGCult. É revisora de três periódicos. Participa dos grupos de pesquisa: GEP-TED (UFMA-PGCult), Grupo de Currículo na Educação Básica (UFMA_ PPGEB), GEFORP (UEMA), ECult (UFS) e GECES (UNIT-SE).Tem experiência na área e Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação de jovens e adultos, currículo, formação continuada, avaliação da aprendizagem, sexualidade, desenvolvimento profissão, tecnologia educativa, com especificidade para avaliação da aprendizagem em comunidades virtuais de aprendizagem e de meta-afetividade em práticas colaborativas em ambientes online.

Antonio Carlos Borges da Silva , Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Graduação em letras pela Universidade Federal do Maranhão; Pós-graduação lato sensu em Gestão do trabalho pedagógico: Supervisão Escolar - FACINTER; Técnico em Assuntos Educacionais na UFMA; Atuou na Rede Privada de Educação Básica como professor de Inglês, Português e Literatura Brasileira (2003-2012); Docente de Língua Estrangeira - Inglês do Ensino Médio da Rede Educação Básica; Membro participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau (GEPI ROUSSEAU/UFMA) vinculado ao CNPq. Área de interesse: Educação, Cultura, Filosofia Moderna e Estética. 

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Facanha, L., Nunes Rodrigues , S. F. ., & Borges da Silva , A. C. (2022). ÉTICA PARA A LIBERDADE: INTERCONEXÕES ENTRE POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU. PRISMA - Revista De Filosofia, 3(2), p. 146 – 157. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/9067

Edição

Seção

Filosofia e suas áreas de pesquisa