EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-FILOSÓFICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) – SUBPROJETO FILOSOFIA

Autores

  • José Celso de Mello Sampaio Filho UFAM/DOCENTE
  • Lucas do Prado Pereira
  • José Belizario Neto UFAM/DOCENTE

Resumo

No presente artigo buscamos unir nossos saberes e reflexões adquiridos durante o Programa Residência Pedagógicos (PRP) – Subprojeto Filosofia, com uma experiência didático-filosófica em uma Escola Estadual de Manaus. O artigo traz elementos importantes do PRP, da escola-campo, da regência em sala de aula, assim como do entendimento filosófico sobre educação. Discutimos sobre a nossa vivência na escola-campo, as dificuldades e oportunidades do(a) educador(a) diante dos desafios da educação pública, sempre com uma visão crítica à pedagogia conservadora e verticalizada; destacamos elementos aplicados na experiencia para tentar superar algumas limitações. O artigo trata da nossa práxis, das vivências aliadas à formação teórica, sempre baseada em nossas referências bibliográficas.

Palavras-chave: Educação; Filosofia; Residência Pedagógica; Didática; Educador.

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Sampaio Filho , J. C. de M. ., Pereira, L. do P. ., & Neto, J. B. (2021). EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-FILOSÓFICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) – SUBPROJETO FILOSOFIA. PRISMA - Revista De Filosofia, 2(2), 24–41. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/8587