O PANÓPTICO VIRTUAL E O DIÁRIO DIGITAL: UMA REFLEXÃO FOUCAULTIANA SOBRE PLATAFORMAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO NO AMAZONAS

Autores

  • Daniel da Silva Cruz

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a plataforma Diário Digital segundo os princípios do panóptico virtual. Para tanto, é feita a reflexão sobre a relação entre a sociedade disciplinar e a instituição escolar. Em seguida é analisado o conceito de panóptico virtual fundamentando pelo pensamento do filósofo Michel Foucault. Por fim, investigamos a estrutura e os principais desafios apresentados pela plataforma digital à luz do panóptico virtual. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela pesquisa bibliográfica tendo como principal obra norteadora Vigiar e Punir: nascimento da prisão (1975), de Michel Foucault. Como resultado, é exposto que, o Diário Digital apresenta, desde sua criação, problemas pontuais em relação a sua utilização pelo professor, além de limitar a liberdade do corpo docente em relação à escolha dos conteúdos que serão lecionados no ano letivo, sugerindo indícios de um panóptico virtual.

 Palavras - chave: sociedade disciplinar; panóptico virtual; Diário Digital.

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

da Silva Cruz, D. (2021). O PANÓPTICO VIRTUAL E O DIÁRIO DIGITAL: UMA REFLEXÃO FOUCAULTIANA SOBRE PLATAFORMAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO NO AMAZONAS. PRISMA - Revista De Filosofia, 2(2), 120–134. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/8489