RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA DE TEXTOS FILOSÓFICOS DOS ESTUDANTES DO NÍVEL MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO VIEIRA, NO MUNICÍPIO DE COARI-AM

Autores

  • Tertuliano Melo de Almeida Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Carlos Rubens de Souza Costa Universidade Federal do Amazonas UFAM

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência com foco na problemática abordada no título, que visa descrever sobre as dificuldades na leitura de textos filosóficos dos estudantes do nível médio, da escola estadual João Vieira, no Município de Coari-Am. Objetivo é explicitar as contribuições da leitura de textos filosóficos na atividade de seminário para aprimorar a retórica e superar a timidez e o medo dos educandos de falar em público. Utilizou-se como metodologia um estudo na abordagem qualitativa, descritiva, do tipo relato de experiência a partir da observação direta e participativa com os autores envolvidos nessa experiência. A leitura dos textos filosóficos deu-se na abordagem hermenêutica de Gadamer (2008), em que texto e intérprete encontram-se situados em fusão de horizontes, formando a estrutura circular dialógica. Essa atividade foi desenvolvida com 650 discentes do ensino médio, no período de agosto a outubro de 2019. Os envolvidos foram: 02 professores da disciplina de Filosofia, 15 turmas do 1º, 2º, 3º anos, do turno vespertino. O texto foi fundamentado nas ideias de Corrêa (2008), Cerletti (2009), Aristóteles (2012), Rodrigo (2014), Silveira (2017), Chitolina (2015), LDB Nº 9.394/96, e outros filósofos que contribuíram para fundamentar este texto. Nas considerações finais, ressaltamos a importância e a relevância dessa experiência, no contexto da escola proporcionando resultados positivos para leitura de textos filosóficos, bem como para o desenvolvimento da retórica dos estudantes.

Palavras-Chave: relato de experiência; leitura de textos filosóficos; ensino de filosofia.

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Almeida, T. M. de, & de Souza Costa, C. R. (2020). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA DE TEXTOS FILOSÓFICOS DOS ESTUDANTES DO NÍVEL MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO VIEIRA, NO MUNICÍPIO DE COARI-AM. PRISMA - Revista De Filosofia, 2(1), 20–39. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/8250