À GUISA DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: DA ARGUMENTAÇÃO À CIVILIDADE

Autores

  • Fabrício Ramos Rodrigues UFABC
  • Patrícia Del Nero Velasco Universidade Federal do ABC

Resumo

A preocupação com o desenvolvimento de competências argumentativas e com a formação cidadã é amplamente reiterada nos dispositivos legais que orientam o Ensino Fundamental. Mas como fomentá-las? A partir de nossa experiência com a disciplina de Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental, no presente texto apresentamos uma possibilidade de trabalho inicial com práticas argumentativas; ademais, procuramos defender que o exercício em questão pode propiciar a criação de um espaço caracterizado pela alteridade – colaborando, portanto, para a formação da consciência e do exercício da civilidade.

Palavras-chave: filosofia; ensino fundamental; comunidade de investigação; argumentação; civilidade.

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Ramos Rodrigues, F., & Velasco, P. D. N. (2020). À GUISA DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: DA ARGUMENTAÇÃO À CIVILIDADE. PRISMA - Revista De Filosofia, 2(1), 111–133. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/8053