PENSANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA AMAZÔNIA: PARA ALÉM DO CAPITAL

Autores

Resumo

O artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva no contexto amazônico, a partir da obra “A Educação para Além do Capital” de Istiván Mészáros, especificamente dos três primeiros tópicos. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Organizou-se em duas seções: A escola como referência de ensino e transformação social, e A sociedade civil e a educação institucionalizada. Correlacionou os imperativos legais acerca da modalidade de Educação Especial Inclusiva Internacional e Nacional. Nas Considerações Finais clarificou e evidenciou-se necessidades de ações eficazes, escolas de qualidades e que sejam assegurados os direitos como seres humanos deste vasto território amazônico.

Palavras-chave: educação especial inclusiva; direitos humanos; Amazônia; capital.

 

THINKING ABOUT INCLUSIVE EDUCATION IN THE AMAZON: BEYOND CAPITAL

Abstract

This article aims to reflect on Special Education from an inclusive perspective in the Amazonian context, based on the work "Education Beyond Capital” of Istiván Mészáros specifically the first three topics. We use bibliographic and documentary research. It is organized into two sections: The school as a reference for teaching and social transformation and Civil society and institutionalized education. It correlates the legal imperatives regarding the modality of Inclusive Special Education internationally and nationally. In the Final Considerations, it clarifies and highlights the need for effective actions, quality schools, and the guarantee of human rights in this vast Amazonian territory.

Keywords: inclusive special education; human rights; Amazon; capital.

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Biografia do Autor

Lucio Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação / FACED / UFAM. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2013). Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2004)

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Publicado

2025-07-23

Como Citar

Castro Cruz, P. A., & Fernandes Ferreira, L. (2025). PENSANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA AMAZÔNIA: PARA ALÉM DO CAPITAL. PRISMA - Revista De Filosofia, 7(1), 193–206. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/17712

Edição

Seção

Filosofia da Educação e Práticas Formativas