PERSPECTIVAS SEMINAIS SOBRE O CURRÍCULO ENQUANTO DISPOSITIVO DE PODER E SUBJETIVAÇÃO: UMA ABORDAGEM FOUCAULTIANA
Resumo
A educação no Brasil tem enfrentado reformas significativas nas últimas décadas, principalmente na reestruturação do currículo escolar, em resposta às rápidas mudanças sociais e tecnológicas globais. Este estudo visa compreender como o currículo atua como um dispositivo de poder e subjetivação. Utiliza-se a abordagem teórica de Michel Foucault e dos estudos de Veiga-Neto para analisar a formação do sujeito na escola e na sociedade. O percurso metodológico começa com a exploração da concepção de subjetivação de Foucault, seguida da identificação do currículo como dispositivo disciplinar e, por fim, da análise das tecnologias curriculares de controle na construção das subjetividades. Empregando uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, as análises revelam que a prática de condução de condutas pelo currículo tem evoluído progressivamente de um eixo disciplinar para um eixo de autocondução. Isso é facilitado por técnicas sutis que sugerem a ilusão de escolha autônoma do percurso formativo, enquanto instituições globais influenciam discretamente nesse processo.
Palavras-chave: currículo; dispositivo; subjetivação.
SEMINAL PERSPECTIVES ON CURRICULUM AS A DEVICE OF POWER AND SUBJECTIVATION: A FOUCAULDIAN APPROACH
Abstract
Education in Brazil has faced significant reforms in recent decades, mainly in the restructuring of the school curriculum, in response to rapid global social and technological changes. This study aims to understand how the curriculum acts as a device of power and subjectivation. The theoretical approach of Michel Foucault and Veiga-Neto's studies are used to analyze the formation of the subject in school and society. The methodological path begins with the exploration of Foucault's conception of subjectivation, followed by the identification of the curriculum as a disciplinary device and, finally, the analysis of curricular control technologies in the construction of subjectivities. Using a qualitative approach, based on bibliographical research, the analyzes reveal that the practice of conducting conduct across the curriculum has progressively evolved from a disciplinary axis to a self-direction axis. This is facilitated by subtle techniques that suggest an illusion of autonomous choice of the training path, while global institutions discreetly influence this process.
Keywords: curriculum; device; subjectivation.