POLÍBIO E A ANACICLOSE: UMA CRÍTICA MAQUIAVELIANA
Resumo
A discussão do ciclo político polibiano (anaciclose) foi muito comum no pensamento político até o renascimento cultural. Tal ciclo mostra que os regimes políticos se sucedem de maneira necessária e natural. Maquiavel resgata essa ideia em seu Discursos, dando a entender, em um primeiro momento, que concorda com esse argumento. Porém, ao longo de sua argumentação, percebe-se que o Secretário Florentino utiliza a anaciclose como um recurso metodológico para se conectar com a tradição historiográfica e filosófica de sua época para depois apresentar a sua crítica política. A sua rejeição à anaciclose deve-se a dois fatores: 1º) preocupa-se com a verdade efetiva das coisas; 2º) o ciclo político apaga a liberdade humana. Nesse sentido, Maquiavel se utiliza do ciclo político como uma forma de pensar a política como um recurso heurístico, pois se o ciclo se efetivasse, a sua teoria política estaria comprometida, visto que ele exclui a ação humana, a vita activa da maior parte dos acontecimentos.
Palavras-chave: anaciclose; recurso metodológico; historiografia; utilidade; liberdade.
POLYBIUS AND THE ANACYCLOSIS: A MACHIAVELLIAN CRITIQUE
Abstract
The discussion of the polybian political cycle (anacyclosis) was very common in political thought until the cultural renaissance. This cycle shows that political regimes follow one another in a necessary and natural way. Machiavelli recalls this idea in his Discourses, at first implying that he agrees with this argument. However, throughout his argument, we realise that the Florentine Secretary uses anacyclosis as a methodological resource to connect with the historiographical and philosophical tradition of his time and then present his political critique. His rejection of anacyclosis is due to two factors: 1) he is concerned with the actual truth of things; 2) the political cycle erases human freedom. In this sense, Machiavelli uses the political cycle as a way of thinking about politics as a heuristic resource, because if the cycle were effective, his political theory would be compromised, since it excludes human action, the vita activa from most events.
Keywords: anacyclosis; methodological resource; historiography; utilit; freedom.