GÊNERO E MASCULINIDADES NA PRODUÇÃO DE VIOLÊNCIAS

Autores

  • Ronaldo Braga Dantas Filho Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Gisele Cristina Resende Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ana Paula Pereira Nabero Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Breno de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Esse artigo de revisão teórica tem como objetivo discutir a questão de gênero, sobretudo as masculinidades, e suas contribuições para a produção de violência no âmbito das relações humanas. Percorrendo a base teórica de autores como Judith Butler, Pierre Bourdieu e Raewyn Connell, esse artigo revisa a teoria acerca dos estudos das masculinidades e da masculinidade hegemônica e analisa dados referentes à violência praticada e sofrida por homens. Conclui-se que as construções hegemônicas da masculinidade têm potencial de influência sobre os atos de violência praticados pelos homens.
Palavras-chave: masculinidades; masculinidade hegemônica; gênero; violência.

Biografia do Autor

Ronaldo Braga Dantas Filho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Amazonas, Mestrando no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Gisele Cristina Resende, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Ciências: Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Federal do Amazonas.

Ana Paula Pereira Nabero, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Amazonas, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz. Psicólogo e pedagogo. Professor do curso de Psicologia na Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2024-01-27

Como Citar

Braga Dantas Filho, R., Resende, G. C. ., Pereira Nabero, A. P., & de Oliveira Ferreira, B. (2024). GÊNERO E MASCULINIDADES NA PRODUÇÃO DE VIOLÊNCIAS. PRISMA - Revista De Filosofia, 5(2), 110–124. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/12400