//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/issue/feedRevista da FAARTES2025-05-19T12:27:36+00:00Prof. Dr. João Gustavo Kienen (Editor-chefe)revistafaartes@ufam.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista da FAARTES</strong>, periódico científico da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (FAARTES/UFAM), é uma publicação on-line semestral, com linha editorial independente. É um espaço aberto a todas as pessoas que desenvolvem trabalhos acadêmicos de pesquisa em artes disciplinares ou pesquisas multidisciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares com objeto situado e/ou conectado ao fazer e pensar das linguagens artísticas.</p> <p>A revista busca divulgar trabalhos inéditos de graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores da área artística ou que dialoguem com esta área, orientados por uma visão das artes como fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo em seus respectivos contextos e quadros conceituais, sob uma ótica crítica.</p> <p>As contribuições são recebidas e publicadas em fluxo contínuo.</p>//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17876Apresentação2025-04-09T13:38:03+00:00Revista Faartesrevistafaartes@ufam.edu.br<p>É com satisfação que apresentamos os anais do Seminário Internacional dePiano e do II Seminário Nacional de Memória das Artes na Amazônia, que marca olançamento da primeira edição da <strong>Revista da FAARTES</strong>. Realizados em duas etapas,entre os meses de setembro e outubro de 2024, nas cidades de Manaus e Tefé,oseventos convergiram para celebrar as múltiplas expressões e interações da arte e dacultura a partir deste território, promovendo o diálogo interdisciplinar entrepesquisadores, artistas, professores, estudantes e comunidade em geral por meio dainterseção entre teorias, práticas e identidades.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Faartes//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17877Musicologia e mulheres silenciadas2025-04-09T14:01:32+00:00Desirée Scarambonedesiree.scarambone@eku.edu<p>Conferência de Abertura do Seminário Internacional de Piano & II Seminário Nacional de Memória das Artes na Amazônia.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Desirée Scarambone//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17878Charango2025-04-09T14:25:20+00:00Renato Antônio Brandão Medeiros Pintorenatobrandao@ufam.edu.br<p>As toadas cantadas quando os bois de rua saiam pelas cidades se determinavam a animar e narrar partes de uma encenação folclórica que miscigenou culturas ao longo dos anos. Tais canções, na medida que foram se propagando pelo nosso país, tiveram naturalmente alterações específicas na sua formatação original. No Amazonas, as toadas ganharam uma diversidade rítmica jamais vista e boa parte desse processo é resultante da intervenção de vertentes adicionais da música fora do contexto brasileiro. Neste sentido, essa proposta se ocupa de apresentar o charango, um cordofone andino como locomotiva que puxou algumas determinações de transformação da toada no Festival Folclórico de Parintins.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17879Arte-educação na Amazônia2025-04-09T15:04:12+00:00Jean Batista da Cunhajean.cunha@educacao.am.gov.br<p>A arte-educação é um instrumento que se faz necessário a cada dia nos ambientes escolares, assim como na sociedade como um todo. Nosso estudo visa fortalecer o debate sobre as manifestações folclóricas e culturais, de modo particular, das cirandas amazônicas e sua relação com as identidades culturais dos povos amazônicas. Com base na epistemologia dos Estudos Culturais, trouxemos a importância do fortalecimento do debate da importância das identidades culturais na negociação e representação identitária junto ao modelo modernizador e global do sistema global capitalista. Para nós, arte-educadores, essa visão tem um impacto no fazer pedagógico e no nosso olhar às manifestações culturais que falam muito a respeito do povo que as manifesta, pois ressignifica seus olhares quanto à própria preservação de suas artes e de suas histórias. Com isso, espera-se assim colaborar, por meio das pesquisas, com a continuidade dos estudos e quem sabe, propor a ampliação do posicionamento do sujeito amazônico à sua realidade dentro das universidades, tendo em vista o enriquecimento dos acervos epistêmicos.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Jean Batista da Cunha//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17880Lançamento do álbum2025-04-09T15:14:08+00:00Stephen Coffey Bolisstephen.bolis@ufam.edu.br<p>O álbum Milton Nunes por Stephen Bolis foi lançado em junho de 2024 e é o resultado artístico da tese: O violinista Milton Nunes e a sua atuação como intérprete, professor e compositor: uma investigação do indivíduo e do seu contexto (Bolis, 2022). Foram gravadas 15 faixas do catálogo do campineiro Milton Nunes (1924 – 2006). Para a programação do Seminário Internacional de Piano & II Seminário Nacional de Memória das Artes na Amazônia, foi proposto um mini recital de lançamento, isto é, uma apresentação de violão solo de aproximadamente vinte minutos, no qual foram interpretadas as obras: Chôros nº 1, nº 2, nº 3 e nº 6; para além da performance destas composições, apresentou-se uma síntese da tese, apontando as principais referências teóricas e a trajetória do Milton Nunes enquanto figura histórica de grande relevância para as culturas do violão no interior paulista.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Stephen Coffey Bolis//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17882A vida e obra de Altino Pimenta2025-04-09T15:23:38+00:00Sérggio Andêrssergioandersct@ufam.edu.br<p>Nascido em 15 de agosto de 1923, no Rio de Janeiro, Altino Pimenta estava destinado a deixar uma marcar indelével o mundo da música. Desde cedo, Pimenta demonstrou um talento natural para a música, que foi alimentado pelas fortes raízes musicais de sua família. Seu pai, um respeitado músico, o apresentou ao piano aos seis anos de idade e, quando tinha 12 anos, Pimenta já estava tocando em orquestras locais. Sua formação musical começou na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro, onde estudou piano e composição sob a orientação de renomados compositores brasileiros como Henrique Oswald e Francisco Braga. Esta base sólida na música clássica lançou as bases para o seu sucesso futuro.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Sérggio Andêrs//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17883Os 10 Estudos Madureirianos de Stephen Bolis e as influências técnicas e estilísticas de Antonio Madureira2025-04-09T15:28:27+00:00Stephen Coffey Bolisstephen.bolis@ufam.edu.br<p>Com um forte teor pedagógico, o ciclo autoral 10 Estudos Madureirianos1, compostos entre os anos de 2019 e 2022, têm como finalidade explorar alguns dos elementos técnicos e estilísticos presentes na obra para violão solo do compositor nordestino Antonio José Madureira (1949). A partir da pesquisa de mestrado O legado de Antonio Madureira para o violão Brasileiro: sua obra para violão solo, interpretação sob a ótica da música nordestina e Armorial (Bolis, 2017), surgiu o desejo de: (i) prestar uma homenagem ao compositor; (ii) sintetizar alguns dos elementos estruturais encontrados na sua obra para violão solo, compondo uma série de miniaturas, utilizando-se da forma Estudo; e (iii) apresentar estes elementos de maneira pedagógica aos estudantes de violão. Com isso, pretende-se difundir este ciclo de estudos apontando os processos criativos, de modo a evidenciar o valor pedagógico do ciclo e as culturas do violão brasileiro, em especial àquelas ligadas ao universo da música nordestina e Armorial.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Stephen Coffey Bolis//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17884A influência do audiovisual na formação de novos públicos para a música2025-04-09T15:37:50+00:00Evilyn Emanuelle Coelho Vasconcelosevilyn.emanuelleufam@gmail.comRenato Antônio Brandão Medeiros Pintorenatobrandao@ufam.edu.br<p>“A Influência do audiovisual na formação de novos públicos para a música: reflexão sobre como o audiovisual atrai novos públicos para a música regional manauara e seus desafios” investigou o impacto das redes sociais no consumo musical das gerações contemporâneas, com foco na música regional manauara. O objetivo principal foi analisar como as plataformas digitais, como o TikTok, Instagram e YouTube, influenciam as escolhas musicais dos jovens e promovem a visibilidade de artistas independentes. A pesquisa se baseou na teoria da convergência midiática de Henry Jenkins, que enfatiza a interação entre diferentes meios de comunicação e a participação ativa dos consumidores. Através de uma revisão bibliográfica, análise de casos e entrevista com uma artista local, o estudo identificou que as redes sociais tem um papel crucial na descoberta e consumo de música, democratizando o acesso à cultura e promovendo a diversidade musical. No entanto, a pesquisa também revelou desafios para artistas da região Norte. Conclui-se que as redes sociais oferecem um potencial significativo para a promoção da música regional, faz-se necessário que políticas públicas junto a iniciativas privadas sejam implementadas para garantir um desenvolvimento cultural mais equitativo e inclusivo.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Evilyn Emanuelle Coelho Vasconcelos, Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17886Cultura amazônica e o Sairé de Alter do Chão como meios para a promoção da Educação Musical no contexto de uma banda de música da escola pública2025-04-09T17:04:42+00:00Otávio Alberto Nogueira Ferreiraooferreira@gmail.comJoão Gustavo Kienengustavokienen@ufam.edu.br<p>Esta investigação apresenta um trabalho envolvendo educação musical voltado para estudantes em uma escola de educação básica da rede pública no interior da Amazônia. A realização deste estudo compreende também um trabalho de apreciação, performance e criação, envolvendo músicas que fazem parte do Sairé de Alter do Chão, festa tradicional realizada em uma vila, distrito da cidade de Santarém, no Estado do Pará. E teve com o objetivo, compreender de que forma as músicas da Festa do Sairé podem promover a educação musical no contexto de uma banda de música dentro da escola pública. Suas atividades incluíram aulas teóricas e práticas, com processos criativos integrados ao componente curricular, onde os alunos participaram de criações musicais e de performances voltados para a banda de música desta escola. Como resultados e produto da criatividade, foram criadas onze composições, a partir de atividades de improviso, onde os participantes puderam explorar os sons do seu instrumento e criar linhas melódicas de acordo seu engajamento, entendimento e envolvimento musical. E por fim, foi realizado um concerto pela banda de música, para demonstrar os resultados de performance a partir das músicas que fizeram parte deste trabalho.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Otávio Alberto Nogueira Ferreira, João Gustavo Kienen//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17887Cultura underground amazonense2025-04-09T17:38:26+00:00Márcio Augusto Silva de Souzamasds.mic23@uea.edu.brYomarley Lopes Holandayholanda@uea.edu.br<p>A cultura underground é um ecossistema vibrante que prospera nas margens da sociedade, muitas vezes desafiando as normas e convenções do mainstream. Esta pesquisa explora o conceito de cena underground, suas características e significados dentro do contexto cultural e social apresentando obras do cenário underground no Amazonas. Abordaremos algumas produções na cena underground amazonense, Através da análise de literatura acadêmica, entrevistas e exemplos históricos, este estudo busca elencar a contribuição dessa cena para a diversidade cultural e a inovação artística.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Márcio Augusto Silva de Souza, Yomarley Lopes Holanda//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17888Interdisciplinar é contar a História através das “Letras” do Brock2025-04-09T18:00:09+00:00Danielle Correa Ribeirodaniprof.msecreta@gmail.comAxel Batalha Mirandaaxelbmiranda@gmail.com<p>O presente trabalho propõe discutir acerca do uso da música enquanto recurso didático nas aulas de Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa, enfatizando o lúdico e a inclusão. Trabalhando a história nas letras das músicas do gênero musical rock nacional, ou o BRock, assim sendo, objetiva-se proporcionar ao aluno o aprimoramento em relação à inclusão e o senso crítico. Nesse contexto a escolha do rock traz uma tentativa de maior aproximação com alunos, por ser uma expressão da linguagem carrega a interdisciplinaridade em suas melodias. Além disso, esse fenômeno musical traz uma reflexão sobre o momento que o país vivia, nas décadas de 80/90. O resultado parcial enfatiza exposição de trabalhos dos alunos, festival interno de música, assim como os eixos cultural, de cidadania e comunicação. Portanto tornou-se propícia para letras contestatórias, liberais e que refletiam a realidade do país naquele e no momento atual, logo, “fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação” (BNCC, 2018, p. 60).</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Danielle Correa Ribeiro, Axel Batalha Miranda//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17890Mulheres que curam2025-04-09T18:35:34+00:00Rackila Souza da Silvarss.mic24@uea.edu.br<p>Este trabalho buscou analisar o papel das parteiras e benzedeiras na Amazônia, destacando suas contribuições para as comunidades e a revitalização cultural. Para isso foi necessário examinar a contribuição social e cultural das parteiras benzedeiras para a Amazônia, como também entender os principais desafios que essas mulheres enfrentam na promoção de suas práticas. Adotamos a revisão bibliográfica como metodologia, o que permitiu acesso a diversas obras que exploravam a temática em questão. Percebemos como as parteiras e benzedeiras são importantes culturalmente e socialmente para a Amazônia, uma vez que suas práticas têm um valor indispensável para os moradores da região. Além disso, fica evidente como as práticas dessas mulheres são marginalizadas e vítimas de preconceitos. Utilizamos autores como Vaz Filho (2016), Pinto (2002), Canclini (2008) abordando a temática das parteiras e benzedeiras ligadas a aspectos culturais e sociais.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Rackila Souza da Silva//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17894O aluno esquecido de Franz Liszt2025-04-10T12:32:49+00:00Hannah Houstonmusic@eku.edu<p>À medida que a história da música avança, alguns músicos são esquecidos enquanto outros são descobertos. Durante o período romântico da música, que vai de 1820 a 1900, existiram vários músicos famosos e talentosos. Chopin, Rachmaninoff, Liszt, ou Brahms vêm à mente, e com razão, pois cada um deles era um músico excepcionalmente talentoso. Porém, hoje um músico esquecido será redescoberto: Hermann Cohen. Na redescoberta deste músico, serão discutidos três temas principais. Primeiro, sua juventude e talento. Em segundo lugar, suas conexões influentes, jogos de azar, amor e conversão. Por último, sua vida após sua conversão e suas composições musicais, além de como foi esquecido nos tempos modernos—apesar de seu talento musical e ligação com o pianista Franz Liszt – porque decidiu ser padre, mas como essa decisão lhe proporcionou uma paz duradoura de coração e alma.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Hannah Houston//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17895O processo de ensino e aprendizagem das ilusões rítmicas e modulações métricas2025-04-10T14:16:53+00:00Vinícius Sant’ana Garcia Romeraviniciusromera10@gmail.com<p>Nesse trabalho, objetivamos meios de se iniciar os estudos e performance das Ilusões Rítmicas e das modulações métricas de maneira concisa e interessante, para tal, fundamentamos essa pesquisa no trabalho e material produzido por bateristas e percussionistas envolvidos com essas temáticas, como: Gavin Harrison, Kiko Freitas, Alexandre Damasceno, Brian Blade, Edu Ribeiro, Tarcísio Braga, James Romig, Grupo UAKTI, entre outros. Como material de pesquisa, utilizamos métodos produzidos por alguns desses bateristas, análise de performance, repertório, workshops e entrevistas. Juntando todo esse material, percebemos, que não há muita diferença entre os estudos das ilusões rítmicas e modulações métricas, ambos estão fundados nos mesmos conceitos temporais da música, como: Tempo, pulso, andamento, quantização. Tendo esses conceitos claros, é possível estudar, analisar e performar o repertório que envolve esses temas de maneira eficiente.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Vinícius Sant’ana Garcia Romera//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17896Práticas do estágio supervisionado em Música da Licenciatura em Música EAD, da Faculdade de Artes-CED-UFAM2025-04-10T14:28:59+00:00Lucyanne de Melo Afonsolucyanneafonso@ufam.edu.brDegiane Duque Alfaiadegydalfaia@gmail.comHélio Bruno Torres da Silvahbts.bruno@gmail.comKeully Marques Fariaskeullymarques5@gmail.comMarlilson Alves de Souzamarlilsonsouza2015@gmail.comMessias Brito dos Santosmessiabrito9277@gmail.comSidiney Gonzaga de Seixasseixassidy35@gmail.comTiago Aquino Freitastiago.aquino.music@gmail.comZaira Cleia Ramos Batista Valezaira.keite@gmail.com<p>O artigo apresenta o relato de experiência das práticas de ensino em música, da disciplina Estágio supervisionado 1, da turma do 6o período do Curso de Licenciatura em Música, na modalidade EAD, da Faculdade de Artes-UFAM realizada pelo Centro de Educação a distância -CED/UFAM. O estágio supervisionado I teve o objetivo de oportunizar o estagiário na prática docente do ensino de música, na educação infantil. Foram 105h distribuídas em orientação, supervisão, planejamento, docência de classe. Os estagiários que participaram pertencem aos polos de Manacapuru, Parintins, Coari e Itacoatiara que apresentaram suas experiências e vivências na prática de ensino da música.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Lucyanne de Melo Afonso, Degiane Duque Alfaia, Hélio Bruno Torres da Silva, Keully Marques Farias, Marlilson Alves de Souza, Messias Brito dos Santos, Sidiney Gonzaga de Seixas, Tiago Aquino Freitas, Zaira Cleia Ramos Batista Vale//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17897Radiofonia e Sociedade2025-04-10T14:37:06+00:00Rosivaldo Lucas da Silva Palmalucaspalma2323@gmail.comRenato Antônio Brandão Medeiros Pintorenatobrandao@ufam.edu.br<p>O objetivo deste resumo é levantar dados sobre o rádio no estado do Amazonas, dados estes que serão levantados por meio de buscas em sites e repositórios científicos, sob a perspectiva de autores como De Melo Afonso, De Oliveira dentre outros nomes. Este artigo será dividido em duas partes onde, será mostrado um pouco das diferenças entre rádio AM e FM, e posteriormente, será abordado como se constituiu a programação musical do rádio em Manaus e os nomes dos principais artistas da época que compunham este panorama radiofônico musical. Deste modo, este trabalho pretende pontuar a contribuição e a expressão do rádio como ferramenta de comunicação na cidade de Manaus por meio de revisão bibliográfica.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Rosivaldo Lucas da Silva Palma, Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17898Relações entre cinema e poder no Amazonas2025-04-10T14:55:39+00:00Rosiel do Nascimento Mendonçarosielmendonca@ufam.edu.br<p>Este artigo aborda alguns aspectos do desenvolvimento do cinema no estado do Amazonas e da sua utilização como instrumento de propaganda pelas elites políticas e econômicas do século XX, especialmente no período pré-Zona Franca de Manaus, a exemplo dos documentários “No Paiz das Amazonas” (1922), de Silvino Santos, e “Amazonas, Amazonas” (1966), de Glauber Rocha. Concluímos que, em diferentes momentos históricos, o cinema figurou como veículo privilegiado para a circulação/representação da ideologia e dos interesses dessas elites, contribuindo para a consolidação de uma discursividade hegemônica sobre os problemas e os desafios do Amazonas e da região amazônica.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Rosiel do Nascimento Mendonça//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17900Ritmos e rimas2025-04-10T15:15:36+00:00Axel Batalha Mirandaaxelbmiranda@gmail.comDanielle Correa Ribeirodaniprof.msecreta@gmail.com<p>O artigo apresenta uma análise do projeto “Ritmos e Rimas: Expressão e Aprendizado”, implementado na Escola Municipal Mayara Redman Abdel Aziz por Axel Batalha Miranda, acadêmico do curso de licenciatura em História da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Este projeto propõe a utilização de gêneros musicais populares, como funk, trap e batalhas de rima, como ferramentas pedagógicas para integrar conteúdos curriculares à cultura musical dos jovens, valorizando suas expressões artísticas e socioculturais. Embasado na pedagogia crítica de Paulo Freire e em estudos sobre educação e cultura popular, o projeto busca desenvolver competências linguísticas, sociais e críticas por meio da criação e análise de letras e rimas. Além disso, visa fomentar o protagonismo juvenil e aumentar o envolvimento dos alunos nas atividades escolares. As atividades interdisciplinares e práticas de produção musical esperam promover empatia e estimular o pensamento crítico sobre temas contemporâneos. Conclui-se que a incorporação de gêneros musicais populares nas escolas pode contribuir significativamente para a construção de uma educação mais inclusiva e relevante para o contexto juvenil atual, ampliando o horizonte educacional e promovendo uma aprendizagem significativa que dialoga diretamente com as vivências dos estudantes.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Axel Batalha Miranda, Danielle Correa Ribeiro//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17901Tecitura poética de canções da Música Popular Amazonense (MPA) da década de 19802025-04-10T17:50:32+00:00Arthur Figueira do Nascimentoafdn.mic23@uea.edu.brYomarley Lopes Holandayholanda@uea.edu.br<p>A presente pesquisa buscará imergir nas canções dos discos da cena musical amazonense da década de 1980 que representam a produção artístico musical do período fazendo parte do gênero musical MPA (Música popular do Amazonas) se distinguindo por sua sonoridade amazônica, observando a partir de um diálogo entre música e história, as características particulares destas obras e não perdendo de vista suas influências musicais e culturais expressas em suas canções assim como a tecitura poética destas composições amazônicas . Teremos como objetivo principal destacar a singularidade deste gênero musical e destas composições artísticas para a história e para a cultura amazonense, a metodologia construída para a análise dessa tipologia textual consistiu em um diálogo interdisciplinar com as demais ciências humanas nos interessando mais o conteúdo e abrangência dos autores estudados tais como Bachelard (1988), Paes Loureiro (1997), Marcos Napolitano (2014), Canclini (2019), Mauro Augusto Dourado Menezes (2011) entre outras leituras que contribuíram em nossa metodologia de análise interdisciplinar. Destacamos em nossa análise o papel do imaginário amazônico encontrado na composição das letras e da sonoridade dos artistas desse período.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Arthur Figueira do Nascimento, Yomarley Lopes Holanda//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17903Toada Amazônica2025-04-11T12:53:54+00:00Renato Antônio Brandão Medeiros Pintorenatobrandao@ufam.edu.br<p>O presente estudo se limita a dar visibilidade a célula rítmica da toada amazônica para fins de registro musicológico do patrimônio cultural de nosso estado. É fruto de observação e análise sistemática de amostras de formato audiovisual e própria experiência do autor em questão. Pretende, além do objetivo geral, dar suporte básico e elementar ao quadro de notação musical e difusão do debate sobre o tema. Considera o esforço ligado à nossa memória e construção da linha evolutiva da história da música no Amazonas entre sua cultura e desafios da terra.</p>2025-05-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto