PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO: o Lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE’S)

Autores

  • jorge Luiz Silva Monteiro Universidade Federal do Pará

Resumo

Busca refletir sobre algumas questões acerca do profissional da informação. E investiga o problema da necessidade de aprofundamento no estudo dos processos de disseminação da informação no contexto do lúdico. Argumenta a inserção de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, no que diz respeito a Síndrome de Down. Utiliza na discussão dois conceitos básicos: modernidade e a utilização do lúdico como meio para a formação dos PNEE’s. A pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico de caráter exploratório e de uma abordagem qualitativa, feita através de consultas a fontes de diferentes formatos sobre o assunto em questão, particularmente os desenvolvidos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Tecnologia e Arte Educação, para a atuação dos novos profissionais da informação. O estudo do tema proposto envolveu as seguintes etapas: identificação de fontes de informação especializada (livros, periódicos e Internet), impressa e eletrônica, em que são discutidas as teorias a respeito do assunto abordado; leitura, interpretação e análise do conteúdo do material pesquisado, para identificação dos aspectos discutidos no tema. Nas considerações finais aponta que os bibliotecários brasileiros estão transitando de um domínio pautado no paradigma do documento e assimilando o paradigma da informação, o que é expresso, por exemplo, na busca de inovação em produtos e serviços fundamentados em tecnologia digital, assim como, a sua relação com a área social. Refletindo também acerca dos profissionais da informação educadores e arte-educadores, de que é possível integrar cidadãos portadores de necessidades educacionais especiais (PNEE’s).

 

Palavras-Chave: Profissional da Informação; Leitura lúdica; Portadores de necessidades educacionais especiais.

Publicado

2012-05-24

Edição

Seção

GT2 Perspectivas da Atuação do Profissional da Informação - ARTIGOS