Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al número actual
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente
Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente
Actual
Archivos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Número actual
Vol. 18 Núm. 2 (2025): TEMAS LIVRES EM EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Publicado:
2025-07-01
Sumário
TEMAS LIVRES E DOSSIÊS TEMÁTICOS EM EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Equipe Editorial
1-5
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
APRESENTAÇÃO: TEMAS LIVRES EM EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Equipe Editorial
6
PDF (Português (Brasil))
Artigos
LEYES Y POLÍTICAS DE CONSERVACIÓN DE LA BIODIVERSIDAD EN LA REGIÓN AMAZÓNICA DE SURINAM, GUYANA Y GUAYANA FRANCESA
Paula Fernandez, Fernando Romero Wimer, Zhang Min
7-28
PDF (English)
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GENÉTICA
Luzia da Silva Lourenço, Raquel Plaster
29-54
PDF (Português (Brasil))
Retos y posibilidades que encuentran los profesores de Educación Física al incorporar los juegos electrónicos a sus clases
Elker De Oliveira Lourenço, Flórence Rosana Faganello Gemente, Alan Queiroz da Costa, Ana Paula Salles da Silva
55-74
PDF (Português (Brasil))
COP 30 EM BELÉM: CONTROVÉRSIAS DO DEBATE AMBIENTAL VERSUS A REALIDADE DA IMPLANTAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE NO RIO XINGU
Taiana Amanda Fonseca dos Passos, Iná Camila Ramos Favacho de Miranda, Carlos Augusto Pantoja Ramos, Paula Izadora Egyto Tavares
75-95
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES A PARTIR DE COMUNIDADES DE PRÁTICA E PROCESSOS ECOFORMATIVOS EM ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS
Paulo Roberto Serpa, Verônica Gesser, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos
96-108
PDF (Português (Brasil))
CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: UM ENSAIO
Frank Moreira Carvalho, João Paulo Montalvão Silva, Jonatha Daniel dos Santos
109-122
PDF (Português (Brasil))
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A PARTIR DA LDB - 9394/96
Adriane Jamily Leal da Cunha, Simône de Oliveira Alencar, Valmir Flores Pinto
123-139
PDF (Português (Brasil))
PERCEPÇÕES SOBRE OS ASPECTOS AMBIENTAIS E SANEAMENTO BÁSICO DOS MORADORES DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA
Aleffy Amorim , Vagner Bastos, Welberth Ferreira
140-164
PDF (Português (Brasil))
A FLORA BRASILEIRA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO: IMPORTÂNCIA TAXONÔMICA E GEOGRÁFICA
Rosineide Campos Chaves, Doraci Brito de Souza, Roberto Carlos Albuquerque de Freitas, Renato Abreu Lima
165-182
PDF (Português (Brasil))
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: MAPEAMENTO E ANÁLISE DE PESQUISAS DE REVISÃO DE LITERATURA
Luciele Joíne Barros Lima, Ricardo Henrique Pucinelli, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
183-205
PDF (Português (Brasil))
APROFUNDAMENTO DO USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Severino de Souza Neto, Renato Abreu Lima
206-221
PDF (Português (Brasil))
A DINÂMICA CURRICULAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NO BRASIL FRENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS
João Paulo Montavão Silva, Josemar Farias da Silva
222-241
PDF (Português (Brasil))
AFINAL “QUEM EDUCA OS EDUCADORES INDÍGENAS” NO SUL DO AMAZONAS? UMA REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES INDÍGENAS NO CONTEXTO DE HUMAITÁ E MANICORÉ-AM
Elen Sofia Souza Costa Costa, Jordeanes do Nascimento Araújo
242-256
PDF (Português (Brasil))
UMA LEITURA DE BEIRADÃO SOB A ÓTICA DO AMAZONIALISMO
Alan de Souza Prazeres, Anyelle Samy Costa de Oliveira
257-272
PDF (Português (Brasil))
CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA DAS HIDRELÉTRICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA ADOTADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ
Pedro Thiago Ferreira Marques, Ricardo Henrique Pucinelli, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
273-299
PDF (Português (Brasil))
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE EM UMA CRECHE DE HUMAITÁ, AMAZONAS, BRASIL
Aline dos Santos Batista, Angela Maria Gonçalves de Oliveira
300-316
PDF (Português (Brasil))
IMPACTOS DE INFRAESTRUTURAS ESCOLARES NO RENDIMENTO DE ESTUDANTES (MANSABÁ) GUINÉ-BISSAU E (HUMAITÁ-AM E LÁBREA-AM) BRASIL: UMA REFLEXÃO CRÍTICA
Ussumane Baldé, Suely A. do N. Mascarenhas, Antônio Alone Maia
317-335
PDF (Português (Brasil))
“SANTO ANTÔNIO, PADROEIRO”: FÉ, IDENTIDADE E MEMÓRIAS ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XX EM BAIÃO-PA
Iná Camila Ramos Favacho de Miranda, Cesar Martins de Souza
336-355
PDF (Português (Brasil))
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CAFS/UFPI
Carla Karoline Moura Caminha , Marcones Ferreira Costa , Glaucia Silva Ferreira , Michelle de Paula Madeira
356-371
PDF (Português (Brasil))
DO MEU LUGAR AO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DIFICULDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UFPA-SOURE)
Milena Gomes de Jesus, Nivaldo Aureliano Léo Neto, Karley dos Reis Ribeiro, Maria Páscoa Sarmento de Sousa
372-394
PDF (Português (Brasil))
O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL FAMILIAR RIBEIRINHA DA COSTA FRONTEIRA DE ÓBIDOS
Hamilson Santos Almeida
395-403
PDF (Português (Brasil))
AS NEGOCIAÇÕES DA EXISTÊNCIA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE UMA PESQUISADORA INDÍGENA
Rubia de Abreu Cavalcante, Uilamir Costa de Alencar, Alan de Souza Prazeres
404-414
PDF (Português (Brasil))
UMA ABORDAGEM DIDÁTICA BASEADA NO PENSAR, SENTIR E FAZER PARA ELABORAÇÃO DE MODELOS CIENTÍFICOS
Maria Lúcia da Silva Marques, Viviane Florentino de Melo
415-431
PDF (Português (Brasil))
O SABER-FAZER DA PRODUÇÃO CERÂMICA MARAJOARA, NO ATELIER ARTE MANGUE MARAJÓ, SOURE/PA
Priscila Braga da Costa, Maria Helena de Aviz , Norma Cristina Vieira
432-449
PDF (Português (Brasil))
A QUALIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM CLASSES MULTISSERIADAS NO CAMPO
Vinicius da Silva Freitas, Leandro Pedrazzi Leal, Maurício Aires Vieira
450-463
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES SOBRE INTERDICIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Rodrigo Bozi Ferrete, Andrea de Carvalho Maia
464-490
PDF (Português (Brasil))
UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA TOMADA DE DECISÃO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Dinorvan Fanhaimpork, Marilene Corrêa da Silva Freitas
491-505
PDF (Português (Brasil))
“A GENTE VÊ QUE ELES TÊM AMOR AO IPÊ”: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ILHA DO MARAJÓ, PARÁ, BRASIL
Barbara Sepulvreda, Edenise dos Anjos das Neves, Mayara Larrys
506-520
PDF (Português (Brasil))
A NATUREZA NA REPRODUÇÃO SOCIAL DE UM RECANTO DA PERIFERIA URBANA DA CIDADE DE SÃO PAULO
Guilherme Matos de Oliveira
521-533
PDF (Português (Brasil))
Percepciones de los visitantes del Parque Ecológico de São Carlos (PESC) sobre el papel de los zoológicos en la conservación de la biodiversidad y la Educación Ambiental.
Isabela Vitor da Silva, Sergio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, João Ânderson Fulan
534-557
PDF (Português (Brasil))
APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “TERMOLÚDICA”: UMA PROPOSTA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA
Michelle de Paula Madeira, Milena do Nascimento Santos, Marcones Ferreira Costa , Glaucia Silva Ferreira , Ricardo Gondim Sarmento
558-572
PDF (Português (Brasil))
Ver todos los números
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
日本語
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as