Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia <p>A&nbsp; Revista <em>Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente</em>, um periódico científico do domínio das Ciências Sobre o Humano e sua relação com o Ambiente, sediado no interior da Amazônia (2008-2018) celebra com entusiasmo e alegria uma década de criação.</p> <p>Ao longo desta primeira década registramos centenas de artigos inéditos de diversos pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior.</p> <p>Nossos elevados agradecimentos aos integrantes da comissão científica, equipe de redação que nos acompanha desde a criação e aos colegas que ingressam ao longo desta primeira década do periódico, bem vindos.</p> <p>Agradecemos também a todos os autores que colaboraram com o enriquecimento do acervo da Revista, aos colegas que trabalham na publicação e atualização do site e da Editora da Universidade Federal do Amazona que desenvolvem a publicação da versão impressa.</p> pt-BR suelyanm@ufam.edu.br (Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas) alcastro@ufam.edu.br (Amazonino Lemos de Castro) Wed, 03 Jan 2024 15:23:08 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Dossiês Temáticos https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14109 <p><strong>DOSSIÊ 1: PRIMEIRA DÉCADA DE ATUAÇÃO DO IFAM EM HUMAITÁ, SUL DO AMAZONAS-BRASIL, </strong><strong>&nbsp;</strong><strong>DOSSIÊ 2: EDUCAÇÃO E TEMAS LIVRES EM LINGUAGENS E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO E&nbsp;</strong><strong>&nbsp;</strong><strong>TEMAS LIVRES EM&nbsp;</strong><strong>EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE.</strong><strong>&nbsp;</strong></p> Corpo Editorial Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14109 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Apresentação Geral https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14110 <p><strong>Apresentação: Celebrando 17 anos de divulgação da pesquisa científica em educação, sociedade e ambiente</strong></p> Corpo Editorial Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14110 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Apresentação: 2023 uma década de atuação do IFAM em Humaitá-Amazonas https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14111 <p><strong>Apresentação: 2023 uma década de atuação do IFAM em Humaitá-Amazonas</strong></p> Cristiangrey Quinderé Gomes , João Maciel de Araújo Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14111 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Um novo projeto societário e os desafios da EPT na Amazônia: entrevista com Gaudêncio Frigotto https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14030 <p>Nesta entrevista, concedida por e-mail no início de 2023, mediante contato prévio da Profa. Rita Vieira durante o XII Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação, organizado pelo Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho e Educação (GEPTE), realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em novembro de 2022, o professor Gaudêncio Frigotto discorre sobre a relevância da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o surgimento e implementação de um novo projeto societário para o Brasil. Além de se debruçar sobre os significados de temas que àquela altura movimentavam o debate público, a partir de sua vasta experiência e conhecimento teórico e prático acerca da educação no país, Gaudêncio Frigotto formula ideias que expõem as possibilidades de uma EPT a partir e para as populações amazônicas. Gaudêncio Frigotto é doutor em Educação: História, Sociedade e Política. Professor Titular em Economia Política da Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPF), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Profissional e Tecnológica; Amazônia; Gaudêncio Frigotto.</p> João Maciel de Araújo , Rita Clara Vieira da Silva , Cristiangrey Quinderé Gomes , Gaudêncio Frigotto Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14030 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 A ambígua relação entre EPT e expansão do agronegócio na Amazônia: trajetórias de egressos do IFAM de Humaitá (AM) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14036 <p>Com base no caso do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), em Humaitá, na região do Sul Amazonense, este trabalho tem o objetivo de analisar a inserção dos egressos de cursos técnicos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Técnico em Agropecuária na forma integrada e Técnico em Florestas e Técnico em Recursos Pesqueiro na modalidade subsequente) na dinâmica socioeconômica regional, marcada pelo franco apoio estatal à implantação de grandes projetos agropecuários. Utilizando metodologia baseada em pesquisa documental,&nbsp; aplicação de questionários e realização de entrevistas junto a egressos, professores &nbsp;do IFAM e gestores públicos, constatou-se que, embora compondo uma mudança qualitativa na oferta de educação pública na região, os cursos do eixo recursos naturais do IFAM em Humaitá inserem-se numa lógica ambígua e contraditória presente na dinâmica socioeconômica da região de fronteira agropecuária: por um lado, representam oportunidade para a qualificação acadêmica e habilitação profissional aos moradores da região; por outro, as condicionantes do modelo econômico elegido no campo político, não permitem plena inserção das pessoas no processo produtivo, uma vez que visa, preponderantemente, a reprodução e acumulação de capital, por meio da incorporação de territórios e recursos naturais.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: &nbsp;</strong>Educação Profissional e Tecnológica, Amazônia, Fronteira Agropecuária.</p> João Maciel de Araújo Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14036 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Da langue ao discurso: reflexões metodológicas frente aos projetos de línguas do Ifam, Campus Humaitá https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14037 <p>O presente artigo, posicionado no seio das discussões do terreno linguístico, busca problematizar caminhos metodológicos fechados e com poucas possibilidades de flexibilizações. Para tanto, toma como objeto de análise as ações de projetos de pesquisa e de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, <em>Campus</em> Humaitá. Com esse propósito, dialoga com as concepções basilares dos pressupostos saussurianos e do Círculo de Bakhtin, fazendo um debate teórico-metodológico que se pretende, a partir de diálogos problematizados, construção de possibilidades nas ações de pesquisa, dando visibilidade ao ínfimo no debate metodológico.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Campo teórico-metodológico; Projetos de pesquisa e de extensão; Campo linguístico.&nbsp;</p> Daianne Severo da Silva , Valda Inês Fontenele Pessoa Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14037 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Evolving into a polytechnic: reflections on a decade of change https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14038 <p>In 2012, the Saskatchewan Institute of Applied Sciences and Technology, the primary technical-vocational education institution in this Canadian province, was on the cusp of becoming a polytechnic. Beyond a new name, numerous other organizational changes would become evident as this change in form occurred. This paper provides a brief discussion of the history and structure of Technical Vocational Education and Training in Canada, and of the institution within Saskatchewan; the concept of institutional evolution; and the characteristics of a polytechnic. These overviews inform the author’s reflection on this organizational evolution, during the decade from 2012 to 2022, demonstrating change in numerous facets of the institution, reflecting both externally and internally driven changes, toward the new form of post-secondary education.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Keywords:</strong> Vocational, education, polytechnic, organization, evolution.</p> Barbara Gustafson Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14038 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Produção de alimento vivo para larvicultura de tambaqui Colossoma macropomum https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14039 <p>Para a maioria das espécies na piscicultura a larvicultura compreende a fase de maior cuidado para o desenvolvimento dos peixes e maiores perdas por mortalidade. O objetivo desta pesquisa foi realizar a larvicultura de tambaqui <em>Colossoma macropomum</em> ofertando quatro tipos de alimentos (nauplios de <em>Artemia sp., biomassa de Artemia sp., ração microencapsulada e plancton natural)</em>. O nauplio de Artemia apresentou o melhor desempenho em ganho de peso para as larvas de tambaqui, seguido pela oferta de biomassa de artemia. Apesar do bom desempenho da <em>Artemia</em> sp é importante realizar a avaliação econômica de para o uso na larvicultura do tambaqui.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave:&nbsp; </strong>Aquicultura. Larvicultura. Peixes</p> <p>&nbsp;</p> Edimar Lopes da Costa, Rafael Lustosa Maciel , Iaggo Felipe Batista de Souza, Sebastião Batalha Pinto de Souza, Francisco Hiran Farias Costa Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14039 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Trabalho e prática docente na escola da Floresta https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14040 <p>O presente artigo expõe de forma sucinta os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Centro de Educação Profissional e Tecnológico – CEPT Roberval Cardoso, também conhecido como Escola da Floresta, localizado em Rio Branco – AC, a 20 km da cidade.&nbsp; O objeto de investigação foi a relação entre a categoria trabalho e a prática docente dos professores do CEPT - Roberval Cardoso, tendo como problema: Qual a perspectiva da categoria trabalho presente na prática docente dos professores do CEPT - Roberval Cardoso? O método que presidiu a pesquisa e análise dos dados foi o materialismo histórico-dialético. Nesta exposição as referências principais foram ENGELS (2020), FREIRE (1996), GRAMSCI (2004), MARX e ENGELS (2007) MARX (2012 e 2017), MÉSZÁROS (2011), RAMOS (2001) e SAVIANI (2014). Com base no referencial teórico-metodológico e nas investigações realizadas, extraímos as categorias centrais da análise dos professores que nos possibilitaram chegar ao entendimento que os mesmos em sua maioria, são trabalhadores temporários, entendem o trabalho como exercício profissional, em geral pautam sua prática docente pelo paradigma das competências e identificam o professor como aquele que se julga o detentor do conhecimento, razão pelo qual se auto intitulam mediadores do conhecimento.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Trabalho; educação; Politecnia; Emancipação humana.</p> Hildo Cezar Freire Montysuma Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14040 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Educação profissional e tecnológica na Amazônia: para onde aponta o ensino, a pesquisa e a extensão em agroecologia https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14041 <p>O argumento central deste ensaio aponta a responsabilidade das equipes técnicas envolvidas com o ensino, a extensão e a pesquisa em agroecologia de somar-se aos debates sobre reformas curriculares, reformulação de processos seletivos de discentes e docentes, de projetos de desenvolvimento institucional, projetos pedagógicos de cursos e sobre normas de creditação de autoria de textos acadêmicos, entre outros, em uma interlocução com as diversas instâncias institucionais na rede federal. Saliento também a necessidade de um diálogo interno ao campo de estudos da agroecologia sobre uma perspectiva pluriepistêmica do conhecimento, capaz de tensionar e enriquecer as rotas, também coloniais, de institucionalização da agroecologia como formação profissional na Amazônia. Escrevo a partir da vivência com famílias agricultoras em assentamentos de reforma agrária no Vale do Rio Acre, que permeou meu trabalho como docente no Instituto Federal do Acre, desde 2010. Enfatizo sistemas ideacionais, dispositivos, operações sociotécnicas, práxis políticas e administrativas que sustentam a educação em agroecologia, inclusive em sua relação com o território, a partir de uma perspectiva racializada. O enfrentamento do racismo institucional e da supremacia de um saber singular, a atravessar relações e posicionalidades dinâmicas, deve ser o foco dos esforços intelectuais e políticos para qualificação das ações de ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e para os processos de (trans)formação de novas subjetividades ambientais.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Acre, Agricultura familiar, Pluralidade Epistêmica, Racismo institucional, Socioambientalismo, Território.</p> Joana de Oliveira Dias Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14041 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no sul do Amazonas: um relato da prática do ensino de História Afro-Brasileira e Indígena no Campus do IFAM em Humaitá – AM https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14042 <p>Este pequeno artigo tem por finalidade provocar uma reflexão sobre a prática de ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, no Campus Humaitá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/CHUM. A pesquisa de fonte bibliográfica, se dá pela abordagem qualitativa de tratamento de dados. Efetivando uma análise sobre a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas práticas de ensino no referido Campus, em seus 10 anos de criação.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Educação; História; Cultura; Afro-brasileira; Indígena; Amazonas.</p> Rita Clara Vieira da Silva , Marco Antônio Domingues Teixeira Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14042 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Narrativas sobre as práticas educativas inclusivas na educação básica, profissional e tecnológica em Humaitá-AM https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14043 <p>O presente artigo apresentou as práticas educativas envolvidas no processo inclusivo das pessoas com deficiência na educação básica profissional e tecnológica em Humaitá-AM realizadas pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. Partiu-se do pressuposto de que ao relatar como essa inclusão é feita e demonstrar quais são as práticas exitosas e quais demandam adaptações para ações mais assertivas, seguramente poderia ser oferecido um ensino qualitativo a esse público que pautaria trabalhos posteriores. Foram observados o trabalho institucional com dois alunos autistas, um surdo e uma cega, e a preparação para receber os novos alunos, intercalando a bibliografia especializada com as percepções de alguns servidores.&nbsp; Nas discussões ficou claro que quanto mais aproximação entre educadores e os alunos, melhores as chances de uma formação exitosa. Concluiu-se que os paradigmas da educação especial coexistem no mesmo espaço e que ainda há muito para ser feito, mas o direcionamento está alinhado e se manterá se todos os atores da intervenção educativa se auxiliarem trazendo benefícios incontáveis a todos os envolvidos.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: &nbsp;</strong>Inclusão; Educação Especial; Pessoas com deficiência; Ensino; Educação Profissional.</p> Daianne Severo da Silva , Marilda do Carmo Aguiar , Rosangela Carvalho da Costa, Valmir Flores Pinto Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14043 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 A construção da memória a partir das lendas marajoaras no imaginário sourense https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14044 <p>Este artigo busca discutir o papel das lendas, enquanto processo de construção da memória e refletir este processo, a partir das narrativas míticas marajoaras, da linguagem, da cultura e da história, tomando como referencial a identidade histórica dos sujeitos inseridos nesta constituição e o lugar de pertencimento, a qual eles ocupam. O estudo foi pautado em pesquisa bibliográfica, em narrativas sobre as lendas de Soure. O texto apoia-se nas obras de BENJAMIN (1987), ZUMTHOR (1997), RICOEUR (2007), CHARTIER (2009), BURKE (2000), BARTHES (2001), HALBWACHS (2004), THOMPSON (1992), entre outros, além de discutir a posição de alguns autores, que abordam essa temática a partir do avanço dos signos da cultura moderna, da linguagem e dos saberes tradicionais. Portanto, observar que através das lendas de Soure, a memória se constrói e interliga valores, saberes, crenças, linguagens, cultura e identidade, é se permitir compreender que dentro dessa construção, os sujeitos históricos estão vivos e estão inseridos no imaginário local, haja vista que, dentro desse processo de constituição, as lendas enquanto uma narrativa passa a ser um importante elemento para história material e imaterial na/da cultura dos povos tradicionais a partir dos saberes, assim como elemento de constituição da memória.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Memória, Saberes, Narrativa, Lendas, Identidade, Cultura.</p> Maurício Dias Carvalho, Sebastião Rodrigues da Silva Junior Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14044 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 A educação escolar quilombola e o planejamento educacional na Amazônia paraense https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14045 <p>O presente estudo é o resultado de pesquisa de campo acadêmica por ocasião de estar cursando Pedagogia na Universidade Federal do Pará que traz como tema: O planejamento educacional e escolar e a Educação Quilombola no nordeste paraense. Objetivou-se analisar o planejamento educacional da Educação Escolar Quilombola do município de Irituia (PA). Este estudo surgiu de uma inquietação: como ocorre o planejamento para a Educação Escolar Quilombola no município de Irituia? O processo metodológico de pesquisa se deu por meio da abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados a aplicação de um questionário construído com perguntas semiestruturadas, além de que foi realizada análise documental e observação participante. Este trabalho tem como primeiras impressões de que o Planejamento, tanto no município como nas comunidades remanescentes Quilombolas, ainda estão em processo inicial, mas já se percebe avanços essenciais e pontuais para que sejam cumpridas as metas do Plano Municipal de Educação e as políticas públicas deliberadas para o público advindo do quilombo. Adicionalmente, chega-se ao resultado de que a Educação Escolar Quilombola já se faz presente nas escolas pertencentes às comunidades quilombolas do município de Irituia e que existem práticas pedagógicas condizentes ao que se propõe no planejamento educacional do município no que se refere à educação escolar quilombola.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Quilombola; Planejamento Educacional; Professoras.</p> <p>&nbsp;</p> Geisa Bruna de Moura FERREIRA, Francisco Pereira de OLIVEIRA, Neidivaldo Santana CRUZ, Carlos Nedson Silva CAVALCANTE, José Filipe MONTEIRO-OLIVEIRA Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14045 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 A pedagogia não formal e a transmissão de saberes na catação do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) em Caratateua, nordeste paraense, Amazônia (Brasil). https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14047 <p>A educação não formal é o mote para reflexões e conclusões acerca de como os saberes são repassados de maneira inconteste por grupos sociais. Para tal afirmação, realizou-se um estudo em que se perscrutou o processo de ensino e aprendizagem de uma determinada atividade utilizando uma “pedagogia própria” – transferida de geração para geração – com seus métodos particulares que fogem à regra do que se considera padrão e formal na educação escolar, também foi realizada análise sobre esta forma de aquisição de conhecimento e fez-se a inter-relação desta com áreas do conhecimento formal-escolar. Assim, verificou-se como a educação não formal favorece a transferência de saberes tradicionais às crianças e adolescentes na prática produtiva da catação do caranguejo-uçá na Vila de Caratateua em Bragança-PA. Nossa finalidade é compreender os significados e a importância dessa forma de vivência da comunidade e como são transmitidos seus saberes e práticas entre gerações. Esta averiguação deu-se a partir da participação no cotidiano da comunidade com entrevistas e observação, considerando suas vivências, sua oralidade e seus instrumentos de trabalho. O que permitiu constatar que os saberes provenientes da experiência cotidiana assumem um importante papel na vida dos sujeitos da comunidade no que diz respeito à educação, ao trabalho, às relações afetivas e à perpetuação da cultura local amazônica.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Educação não formal; Caranguejo-uçá; Saberes tradicionais; Catação de caranguejo.</p> Cleonilson Rosário da Costa, Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa, Marcelo do Vale Oliveira, Norma Cristina Vieira Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14047 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 AMAZONÍA ORIENTAL: la cultura/lengua transcendente do pueblo originario Tembé, especial atención la aldea Teko-haw. https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14048 <p>El objetivo de este artículo es presentar la etnia <em>Tembé, </em>su ubicación<em>, </em>historia del contacto cultural y organización. Los Tembés constituyen uno de los grupos del antiguo pueblo Tenetehára cuya lengua forma parte del tronco linguístico Tupi, de la familia Tupi Guaraní, que pertenece más específicamente, al subramo IV de esta familia lingüística. Partiremos de la historia del contacto de la etnia <em>Tembé </em>con otros grupos étnicos y luego nos concentraremos en la aldea <em>Teko-haw, </em>localidad escogida para el presente estudio. Así observemos la relación de contacto a través de los estudios de WAGLEY &amp; CHARLES (1961), GOMES (2002) y las contribuciones de CARVALHO (2001), SILVA (2010) y CHAVES (2016), corroborando para entender la actual situación de hibridismo cultural de la etnia Tembé de la aldea Teko-haw. La importancia de concretizar los estudios sobre la cultura de etnias indígenas es bastante relevante, por la riqueza cultural que encierran y también por la urgencia en virtud del gran número de etnias indígenas amenazadas de extinción en el mundo, donde se destaca Brasil con una gran cantidad de etnias indígenas ubicadas en la Amazonía.&nbsp;</p> <p><strong>Palabras claves:</strong> Amazonía Oriental; Cultura/Lengua; Pueblo Tembé.</p> Eliene Rosa Chaves, Tabita Fernandes da Silva, Benedito Ubiratan de S. P. Júnior Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14048 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Apontamentos sobre o percurso histórico do ensino público de línguas estrangeiras no brasil: do império à BNCC https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14049 <p>O ensino público de línguas estrangeiras (LE) na Educação Básica brasileira tem sido um desafio para seus docentes. Carga horária diminuta, salas superlotadas, material didático precário (ou inexistente) e falta de domínio do idioma por parte dos professores são fatores comumente associados à baixa qualidade dos resultados alcançados pelos discentes. Além desses aspectos infraestruturais e técnicos, o desconhecimento de parte dos docentes e discentes de LE acerca de questões históricas, políticas e econômicas que determinam e configuram a oferta de ensino de LE nas escolas é também um fator que contribui para a baixa qualidade do ensino e da aprendizagem, pois tende a práticas pedagógicas acríticas e desconectadas da realidade dos estudantes. Nesse contexto, utilizando um levantamento bibliográfico e também documental de leis, diretrizes, parâmetros e orientações curriculares oficiais, este trabalho, no âmbito da História das Disciplinas Escolares, busca revisitar o percurso histórico e político do ensino de LE no Brasil desde o Império até a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, procura-se evidenciar interesses políticos, econômicos e ideológicos que indicaram e ainda indicam o nível de relevância dado às LE nas escolas em diferentes momentos da história da educação brasileira. Esse esforço revela que, historicamente, tais interesses são os elementos que norteiam as orientações pedagógicas para o ensino de LE na Educação Básica nacional. Reconhecer isso pode auxiliar professores de LE a entender melhor seu lugar dentro da escola e a criar propostas de pedagogia mais críticas que melhorem o ensino de LE nas suas comunidades.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Línguas Estrangeiras na Escola; História; Ensino.</p> Kristian Sgorla, Carmen Teresinha Baumgärtner Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14049 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 As singularidades regionais no ensino de história nos currículos estaduais da Região Norte reestruturados pela BNCC (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14050 <p>Neste trabalho, realizamos a análise da regionalidade no ensino de História dos sete currículos estaduais da Região Norte, quais sejam: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Com o auxílio do conceito de <em>currículo</em> de Michael Apple (2008), Ivor Goodson (1997) e Gimeno Sacristán (2000) e o conceito de <em>análise de conteúdo</em> de Laurence Bardin (2016), procuramos analisar se esses documentos incorporam a história regional, como ocorre essa inserção, se há diálogo entre a história regional, a brasileira e a mundial, e como as singularidades regionais são organizadas através dos anos finais do ensino fundamental. Constatamos o espaço periférico destinado à temática regional, que se constitui como um apêndice, mesmo nos currículos estaduais amazônicos.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino de História; currículos amazônicos; Região Norte; BNCC.</p> Andressa da Silva Gonçalves, Wilma de Nazaré Baía Coelho Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14050 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Coleta, processamento e venda de taperebás (spondia mombin, l) no município de Salinópolis, Pará (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14051 <p>Esse texto relata a experiência de coleta, processamento e venda de taperebás (<em>Spondia mombin</em>, L) em um sitio localizado no distrito de Cuiarana, no Município de Salinópolis, no Estado do Pará, nas safras de 2019, 2020 e 2021. O objetivo da experiência foi entender o funcionamento do mercado dessa espécie no município com o intuito de aproveitar a safra abundante no referido sítio. Os frutos foram coletados, processados em máquina de bater açaí, ensacados e congelados em embalagens de l litro pesando aproximadamente 1 kg e comercializados em hotéis, bares, restaurantes, direto a consumidores diversos e ofertados em feiras da sede municipal. Apresenta detalhes sobre a comercialização e conclui pela constatação da receptividade do mercado local tanto do fruto <em>in natura</em> quanto de sua polpa, durante e após a safra, alcançando preços que variaram de três reais (R$ 3,00) no início da queda dos frutos em 2019 a dez reais R$ 10,00 na entressafra daquele mesmo ano. Nos anos seguintes o valor esteve entre R$ 5,00 e R$ 10,00. Constatou-se e recomenda-se necessidade de investimento em políticas públicas que ofereçam crédito para aquisição de equipamentos para processamento e armazenamento de frutas congeladas pelos moradores do município, o que seria uma oportunidade para geração de emprego e renda.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>mercado local, beneficiamento de frutas, congelamento de polpas.</p> Gutemberg Armando Diniz Guerra Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14051 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Considerações sobre a migração de estudantes brasileiros para cursar medicina em Cidade do Leste – Paraguai https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14052 <p>A presente pesquisa aborda a mobilidade dos alunos brasileiros de medicina no Paraguai. Através da análise desse movimento transfronteiriço entre Brasil e Paraguai, fazendo uma correlação entre zona fronteiriça, migração e identidade nacional. A partir dessa correlação espera-se demonstrar o cotidiano dessa fronteira, as tensões oriundas do choque de identidades e as oportunidades de integração ou não. O estudo da imigração de alunos brasileiros, se dará através de revisão documental e bibliográfica da literatura sociológica, histórica e geográfica da região de fronteira entre Brasil e Paraguai. Buscando ainda demonstrar que, esses estudantes e familiares, além da comunidade local, mantém relações e dividem experiências, desnudando a ocorrência de tensões, que implicam na existência de alteridade. A noção de fronteira é modificada à medida que o trânsito desses estudantes altera suas percepções de limites nacionais, tão assentados em espaços dessa natureza.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>migração, fronteira, alunos de medicina.</p> Celia Gesica Belotto Wrobel Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14052 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Crianças e gênero no contexto da educação infantil na Amazônia Bragantina (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14053 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>No presente texto, tratamos das relações de gênero no cotidiano da Educação Infantil de uma Escola do campo-praieiro da rede municipal de Bragança-PA, observamos os discursos de crianças a respeito das questões de gênero, como coisas de menino e coisas de menina. Tomamos como referência a teoria feminista sobre gênero pela necessidade de combater a desigualdade histórica, constatada na diferença entre os sexos, reproduzida socialmente, de forma naturalizada. A metodologia de abordagem interacional, visto que consideramos as relações do conjunto de diferentes fatores, pertinentes às ações educacionais: crianças, conhecimento, situação e contexto.&nbsp; Isso realizado, mediante a observação participante e a roda de conversa como atividades mobilizadoras e análise do discurso. Os resultados evidenciam que a questão de gênero se manifesta de forma socialmente construída, com distinção e padronização entre os sexos. Concluímos que as crianças apresentam comportamentos e opiniões de ideologias criadas e repassadas socialmente pela sociedade.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Crianças. Gênero. Brincares. Educação Infantil.</p> Ana Paula Vieira e Souza , Lana Carvalho Braga, Joana Darc de Vasconcelos Neves Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14053 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Decolonialidade da língua - por uma desconstrução do binarismo na Amazônia https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14054 <p>Diante da necessidade de compreender os fenômenos do binarismo na Amazônia e do que envolve a questão linguística bem como do discurso nas práticas decoloniais para a construção do que se compreende por identidade de gênero, despertou-se o interesse de investigar onde a língua surge como fator de transgressão de imposições coloniais em contexto ameríndio. A pesquisa lança-se na compreensão de como ocorreu e ocorre a subalternização de corpos e teve por objetivo identificar os meios para a resistência através da educação que emancipa via linguagem/discurso. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e fundamenta-se nos referenciais teóricos de Guajajara (2020), Fonseca (2016), Machado (1998), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Gontijo (2021). Foi possível notar que apesar de haver importância na atualização de documentos base da educação como a BNCC, é preciso unir esforços das áreas dos conhecimentos, onde a figura do professor tem papel fundamental na desconstrução da visão fechada sobre gênero e na constituição da alteridade sobre as diversidades étnicas. Portanto, a união entre educadores não-indígenas, indígenas e sociedade se faz necessária para as resistências nesse sentido, o que culmina a relevância de estudos sobre a diversidade e identidade de gênero nos povos originários.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Gênero. Amazônia. Decolonialidade. Língua. Binarismo.</p> Danilo Nascimento dos Anjos, Juliana Lara Melo de Oliveira, João Batista Santiago Ramos Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14054 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Educação das relações étnico-raciais e a formação inicial de Professores de letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14055 <p>O estudo analisa as significações sobre as relações étnico-raciais no currículo da formação inicial de professores a partir das discursividades do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Cascavel, a partir das Leis 10.639/2003, 11.645/2008 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER). O estudo baseia-se na Teoria da Filosofia da Linguagem com base em Bakhtin (2006). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com aplicação da pesquisa documental, tendo como documento de análise o PPC do Curso de Letras - Licenciatura Língua Portuguesa, Inglês, Italiano e Espanhol. O PCC menciona as DCNERER, as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que alteram a LDB n. 9.394/96 e inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. A discussão sobre a ERER é incluída em apenas 11 (onze) disciplinas situadas nos âmbitos da Formação Geral, Formação Diferenciada e Optativas de um total de 116 disciplinas. A ERER nas ementas do PPC do Curso de Letras Português, Inglês, Italiano e Espanhol é abordada de forma transversal no currículo. Mas, existem especificidades no trato da ERER para as disciplinas do currículo de línguas a saber:&nbsp; Na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado o conteúdo da ERER é tratado de forma tangencial, posto que o foco são as práticas pedagógicas no Ensino de Línguas. Na Habilitação de Letras Língua Portuguesa, há disciplinas específicas que mencionam a ERER, destacando-se: Cultura Brasileira, Literatura Infantil e Juvenil e Estudos Linguísticos II e tratam das contribuições das culturas negras Nas disciplinas Optativas de Literatura Afro-brasileira e Africana e Educação e Diversidade: gênero, raça/etnia e homoafetividade há conteúdos estruturais sobre a ERER, a Diversidade e as Relações de Gênero. No entanto, a oferta dessas disciplinas pode não ocorrer devido ao quantitativo de disciplinas optativas (53 disciplinas) que tratam de outras temáticas transversais que podem ser objeto de interesse do estudante do curso de Letras e são ofertadas somente no 4º ano. Essa pulverização de disciplinas optativas pode inviabilizar a inclusão de disciplinas que tratam especificamente da ERER no currículo de Letras. Conclui-se que o currículo do Curso de Letras de formação bilíngue invisibiliza a Educação das Relações Étnico-Raciais, tendo sua inserção estrutural em disciplinas de caráter optativo, que nem sempre são ofertadas pelo curso. Portanto, é necessário refletir e questionar o currículo eurocêntrico, para garantir uma abordagem contextualizada sobre a ERER. O objetivo de formar professores que desenvolvam uma consciência crítica, de reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira e africana, ainda configura-se como uma realidade distante na formação do egresso da Educação Básica.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação Inicial, Curso de Letras.</p> Raquel Amorim dos Santos, Carmen Teresinha Baumgartner, Samara Ferreira da Silva Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14055 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Estudantes Quilombolas e adaptação à cultura acadêmica, Campus Universitário de Bragança/UFPA, Nordeste do Pará https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14056 <p>O presente estudo traz a temática do processo de adaptação de estudantes quilombolas que ingressam no ensino superior, Campus Universitário de Bragança, da Universidade Federal do Pará, e, certamente, o estudo sobre quilombolas, é basilar termos respeito e posicionamento, uma vez que retrata a historicidade, a cultural e a questão social e política de um povo marcado por lutas e resistências. Objetivamente, investigou-se o processo de adaptação de universitários quilombolas à cultura acadêmica no referido Campus. Metodologicamente, o estudo se pautou na abordagem de pesquisa qualitativa, em que os dados coletados seguiram caminhos como a aplicação de questionário por meio <em>google drive </em>a partir das seguintes etapas: 1) acesso à líder de estudantes quilombolas; 2) acesso à lista de <em>e-mails</em> desses estudantes; 3) acesso ao grupo de <em>WhatsApp</em>; 4) envio do questionário via <em>google forms</em> para os <em>e-mails</em> desses estudantes; 5) as respostas foram diretamente para o e-mail de cadastro do envio, <em>google drive</em>. Tomou-se como base para acessar esses estudantes o ano de 2021, onde eram regularmente matriculados 63 (sessenta e três) estudantes quilombolas nos cursos de graduação do Campus de Bragança/UFPA, os quais foram acessados por seus e-mails, todavia somente 11 (onze) responderam em tempo hábil. As respostas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (AC) a partir do processo de categorização. Os principais resultados demonstram que as políticas executadas no Campus de Bragança da UFPA, ainda não são eficientes e suficientes para atender às reais necessidades dos estudantes quilombolas para o seu processo de adaptação à cultura acadêmica, pois mesmo esses pesquisados relatando as medidas adotadas por essa Instituição, ainda percebem fragilidades com relação à didática de docentes, na relação estudante não quilombola e, também indicam as suas fragilidades no processo da leitura, escrita e compreensão de textos, pois entendem que a Educação Básica deixou lacunas sérias neste processo. A principal conclusão é que o processo adaptativo de estudantes quilombolas universitário é atribuído a muitos fatores: condições financeiras, cultura universitária bem diferente à cultura quilombola, dificuldades na leitura, escrita e interpretação de textos, didática de docentes complexas ao entendimento dos quilombolas e as relações sociais complexificadas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Estudante Quilombola; Cultura Acadêmica; Processo de Adaptação.</p> Helga Samara Ferreira BRAUN, Francisco Pereira de OLIVEIRA, Nelane do Socorro MARQUES-SILVA Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14056 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Lei 10.639/2003: uma análise da releitura de imagem sobre a história e cultura afro-brasileira e africana no estágio supervisionado em artes visuais no PARFOR/UFPA, campus Abaetetuba-PA https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14057 <p>O presente estudo é resultado de uma pesquisa realizada no Estágio Supervisionado, Anos Iniciais do Curso de Licenciatura em Artes Visuais no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR, da Universidade Federal do Pará/UFPA, Campus Universitário de Abaetetuba-PA. A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Lei 10.639/2003 a partir da proposição didática de releitura de imagem sobre a história e cultura afro-brasileira e africana aplicada em sala de aula. O aporte teórico baseou-se em Munanga (2012) Mello e Souza (2008), Gomes (2005, 2006), Coelho (2012), Santos (2014), entre outros, além de documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana DCNERER, (CNE/ CP 003/ 04) e a Lei 10.639/03. A pesquisa de abordagem qualitativa (Minayo, 2001) com aplicação da pesquisa de campo em uma escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental no município de Abaetetuba PA, tendo como participantes 28 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com aplicabilidade de uma proposição didática intitulada “Releitura de imagem”. Os resultados revelam o quanto as atividades com imagens ampliam o repertório imagético da criança, fazendo com que ela tenha outras referências culturais. A prática pedagógica do professor é importante nesta aprendizagem colaborativa para a formação cultural do aluno, promovendo um ensino construtivo, crítico e reflexivo, fazendo transitar pelo currículo escolar propostas voltadas à cultura afro-brasileira e africana. Concluímos que a acessibilidade da Lei 10.639/2003 em sala de aula a partir da proposição didática da releitura de imagem amplia as possibilidades para se trabalhar a história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar, de modo contribuir para promover o reconhecimento e a valorização da população negra e sua contribuição na construção da sociedade nacional.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Lei 10.639/2003. História e Cultura Afro-brasileira. Proposição Didática. Ensino Fundamental</p> Gleciane Tavares de Oliveira, Raquel Amorim dos Santos Raquel Amorim dos Santos Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14057 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Leituras freireanas em contexto da pandemia de COVID-19: vivências e experiências dos sujeitos da EJA (Pará-Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14058 <p>O presente artigo Leituras Freireanas em Contexto da Pandemia de Covid-19: vivências e experiências dos sujeitos da EJA, busca analisar as narrativas dos alunos da EJA Campo sobre as experiências vividas no contexto pandêmico de Covid-19. Partindo do referencial freireano o artigo parte da compreensão da experiência vivida como sujeitos cognoscentes que agem e comunicam suas existências e, que se transformam no processo de agir e pensar. Trata-se de uma pesquisa do tipo narrativa, onde foram ouvidos a partir da técnica do grupo focal, alunos da EJA da Escola E.M.E. I.F Zulmira Pinto Guedes, localizada na comunidade Vila dos Neves no Município de Tracuateua no Estado do Pará. Por meio do grupo focal, os sujeitos foram convidados a narrar suas experiências e os sentidos construídos sobre a pandemia, considerando as seguintes categorias analíticas: Experiências vividas e os impactos da pandemia na vida dos alunos da EJA; Saberes construídos sobre a Covid-19. Os resultados apontam experiências vividas, marcadas pelos sentimentos de medo, construídos por meio de processos intersubjetivos onde a relação entre os mundos objetivos e subjetivos revelam elementos fundamentais para a superação dos sujeitos do campo diante da fragilidade do corpo diante da morte e de releituras mais positivas de si como sujeito do campo.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Experiências vividas; Saberes; Autonomia; Pandemia.</p> Meire Santos de Aviz, Georgina Negrão Kalife Cordeiro, Joana d’Arc de Vasconcelos Neves Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14058 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 O brincar em comunidades quilombolas e as possibilidades de práticas curriculares https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14059 <p>O artigo objetiva compreender as brincadeiras nos quilombos em sua relação com as atividades curriculares de uma escola com classes multisseriadas. O brincar é uma atividade essencial na infância; por meio da ludicidade a criança significa o mundo a sua volta, expressa sentimentos e ações e constrói habilidades. A pesquisa foi realizada em duas comunidades quilombolas: Pimenteira e Bela Aurora no interior do estado do Pará, tendo como participantes dez moradores das comunidades e uma professora de uma escola da Comunidade quilombola. O levantamento ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. Nos resultados, percebeu-se que as brincadeiras e brinquedos traduzem a identidade cultural dos quilombos, tanto na vida cotidiana dos moradores, como nas práticas curriculares na escola.&nbsp; Além disso, os dados revelaram que apesar das brincadeiras tradicionais estarem presentes, com resgate de traços da história identitária das comunidades, os brinquedos industrializados também fazem parte do cotidiano da infância. Nas práticas curriculares ao longo do ano letivo a professora resgata as brincadeiras tradicionais da comunidade (pela via dos brinquedos feitos na comunidade, das atividades lúdicas locais e da contação de estória da vida da comunidade). Conclui-se que as brincadeiras tradicionais resistem, como parte de uma cultura local, porém, nos dias de hoje as brincadeiras têm sido ampliados por brinquedos industrializados ofertados pelo mercado midiático. Na escola na comunidade quilombola tem sido considerado as tradições do quilombo nas práticas curriculares.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Brincadeiras tradicionais. Infância. Comunidade quilombola. Práticas curriculares</p> Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Arlene Nascimento dos Santos Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14059 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 O funcionamento discursivo da palavra “campo” em documentos do campus rural Marabá (Pará, Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14060 <p>Este artigo apresenta um gesto de leitura sobre o funcionamento do discurso que circula nos documentos institucionais do Campus Rural Marabá (CRMB)- campus que integra o Instituto Federal do Pará (IFPA)- a partir dos efeitos de sentido que se constituem no uso da palavra “campo”, nesses documentos. O gesto de análise apresentado tem como aporte teórico as noções propostas pela Análise do Discurso de Fundação Francesa e como objeto de análise o funcionamento do discurso sobre o “campo”, a partir dos dizeres que tomam a palavra “campo” em sua formulação. O corpus em análise é constituído por materialidades discursivas presentes no Projeto Político Pedagógico do CRMB, construído pela comunidade institucional em 2010, do qual foram selecionados recortes, tomados aqui como Sequências Discursivas, nas quais comparecem a palavra “campo”. Essas Sequências Discursivas constituem nosso dispositivo teórico-metodológico, o qual foi elaborado à luz das noções teóricas propostas nas obras de Michel Pêcheux. Os sentidos mobilizados em nossa análise comportam a relação entre linguagem e ideologia, porque entendemos o “dizer” como o lugar onde a Ideologia se materializa. As análises aqui apresentadas nos orientam a compreender a concepção de “campo” que circula no Projeto Político Pedagógico do Campus Rural Marabá/IFPA e nos permite observar que os sentidos produzidos nas formulações linguísticas do documento sustentam a dicotomia “campo-cidade” e reforçam a compreensão &nbsp;&nbsp;de que esses espaços são antagônicos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Análise do discurso. Discurso. “Campo”. Dicotomia.</p> Erica Cristina Rodrigues Nascimento Lima Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14060 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Educação ambiental como chave para a adesão da comunidade de Cateme/Moatize à gestão de resíduos sólidos, na província de Tete, Moçambique. https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14061 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Em Moçambique, país que obteve a independência em 1975 do regime colonial português, os assuntos ligados ao ambiente, à gestão integrada de resíduos sólidos ou às políticas públicas de saneamento são ainda temas novos no debate académico. Este artigo faz parte de um estudo mais abrangente que, em termos gerais, visa abordar a educação ambiental como chave para a comunidade de Cateme, em Moatize, aderir à gestão de resíduos sólidos. A questão que se coloca como ponto de partida, é saber como é que a população retirada de Moatize e reassentada em Cateme se vinculou à problemática dos resíduos sólidos? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem mista. Os resultados desta pesquisa revelaram que embora a comunidade de Cateme tivesse consciência da importância da gestão de resíduos sólidos, faltava-lhe educação ambiental, razão por que no início da sua implantação neste bairro, não existia sequer uma iniciativa de recolha de resíduos sólidos e nem a criação de uma associação para esse fim.</p> <p>Palavras-chave: Políticas públicas 1; Educação Ambiental 2; Resíduos sólidos 3; Lixo 4; Rejeitar 5.</p> António Alone Maia, Salvador Manuel de Sousa, Eusébio André Pedro, Aurélia da Conceição Horácio, Crescência Mariana da Silva Antônio Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14061 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Análises microbiológicas na água de consumo de instituições públicas do município de Benjamin Constant-AM https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14082 <p>No Brasil, municípios das regiões Norte apresentam um grande problema no acesso aos serviços de saneamento e abastecimento de água e as instituições como hospitais, escolas, unidade básica de saúde (UBS), dentre outras, abastecidas pela rede pública necessitam de água de qualidade. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a presença de microrganismos coliformes totais e fecais (CT e CTT) e alguns parâmetros físico-químicos (pH, STD, CE e Temperatura) na água utilizada em instituições públicas no município de Benjamin Constant-AM. A metodologia foi dividida nas etapas 4.1 Área de Estudo; 4.2 Caracterização, coleta e armazenamento de amostras; 4.3 Determinação de Coliformes Totais e Termotolerantes e 4.4 Análise e interpretação dos dados. Todas as análises indicaram presença de CT ou CTT em pelo menos um mês de coleta, algumas amostras apresentaram CT em todos ou quase todos os meses de coleta.&nbsp; Quanto as análises físico-químicas o pH e a Temperatura estão com 61% e 88,6% das amostras, respectivamente, fora dos VMP, a CE está com todas as amostras acima do padrão e para STD todas as amostras estão de acordo com a portaria vigente. Pelos resultados obtidos, podemos dizer que água está saindo da ETA com ausência de CT e CTT, exceto no período de limpeza dos reservatórios, mas está chegando ao destino com alterações em seus parâmetros de potabilidade.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>coliformes, estação de tratamento, microbiológicas.</p> Cristovão Ataíde Izidoro, Inês Cleiza dos Santos Ijuma, Eliana Peres Rengifo , Alberto Daniel Nascimento Santos, Renato Abreu Lima, Alexandro da Silva Alves Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14082 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Análise da qualidade de água para consumo humano no município de Atalaia do Norte-AM, Brasil https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14083 <p>O presente trabalho tem por objetivo analisar a qualidade de água para consumo humano na região urbana do município de Atalaia do Norte-AM, comparando os resultados com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira vigente do Ministério de Saúde. Para isso, foram selecionados e georreferenciados nove pontos de coletas. Executado durante os meses de janeiro a julho de 2019, todas as análises foram realizadas seguindo protocolo específico. Verificou-se que os pontos analisados que atendem os padrões sobre os parâmetros físico-químicos são T°C, STD e CE, já o pH apresentou valores baixos não admitidos a exceção do ponto H apresentando valores mínimos permitidos pela portaria n° 5 de 9/2017 do MS. Por sua vez, todos os pontos apresentaram proliferação de CT e bactérias heterotróficas, em geral com variações na média das mesmas. Por outro lado, os pontos A, G, H e I apresentaram presença de CTT, indicando que a água não está chegando em condições favoráveis e de qualidade para o consumo como o esperado pela legislação brasileira vigente. Para isso, é necessário um amplo estudo de caso, a fim de descobrir as verdadeiras causas de contaminação da água, deste modo buscar soluções conjuntas entre o estado, município e população em geral que favoreçam a qualidade de vida da população no município de Atalaia do Norte.&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave:</strong> Alto Solimões, COSAMA, potabilidade.</p> Jasmim Ribeiro da Silva, Bernardo Jeová Costa Ribeiro, Kevem Benedita da Cunha, Alberto Daniel Nascimento Santos, Renato Abreu Lima , Alexandro da Silva Alves Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14083 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Análise dos serviços ecossistêmico e cultural: o uso alternativo das sementes de jarina (phytelephas macrocarpa Ruiz & Pav) e açaí (Euterpe oleracea https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14084 <p>Desde os primórdios o homem vem buscando e adequando formas de sobrevivência, todavia a utilização dos serviços ecossistêmicos foi e sempre será de suma importância para a sobrevivência e evolução do ser humano. Este trabalho teve como objetivo analisar o uso alternativo das sementes de jarina (<em>Phytelephas macrocarpa</em> Ruiz &amp; Pav) e açaí (<em>Euterpe oleracea</em> Mart.), nos aspectos cultural e econômico. O público-alvo deste trabalho foi a presidente dos artesãos da comunidade de Bom Caminho que está localizada no município de Benjamim Constant-AM. O trabalho realizado caracterizou-se como um estudo de caso. Das análises realizadas averiguou-se como as sementes de açaí e jarina podem ser utilizadas de diversas maneiras ocasionando o beneficiamento dos artesãos e gerando renda extra. As palmeiras disponíveis na Amazônia são utilizadas pelos artesãos como fonte de alimentação, adereços, remédios etc. Conclui-se que os artesãos se beneficiam das palmeiras de modo a suprir suas necessidades.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Palmeiras. Artesanato. Sustentabilidade.</p> Eliana Peres Rengifo , Renato Abreu Lima , Taciana de Carvalho Coutinho Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14084 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Musgos pleurocárpicos do IFRO, campus Colorado do Oeste, Rondônia, Brasil https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14085 <p>O levantamento da brioflora no Cone Sul de Rondônia é considerado incipiente sendo na maioria das vezes dificultado pelo difícil acesso as áreas que contemplam essa diversidade de plantas, sendo de suma importância a realização de trabalhos como este na região. Dessa maneira, este estudo teve como objetivo fazer o levantamento da brioflora pleurocárpica do IFRO, <em>campus</em> Colorado do Oeste em Rondônia, bem como descrever as principais características morfológicas das espécies reportadas, substratos e distribuição geográfica no Brasil. As atividades foram realizadas no período de junho de 2017 a outubro de 2018. As coletas foram realizadas de forma aleatória percorrendo as trilhas na área de reserva legal como parte da sede do Instituto. No total foram coletadas 133 amostras. Destas, foram identificadas 18 espécies, 14 gêneros e 10 famílias. As seguintes famílias foram reportadas: Brachyteciaceae, Hypnaceae, Neckeraceae Pilotrichaceae, Pterobryaceae, Pylaisiadelphaceae, Racopilaceae, Sematophyllaceae, Stereophyllaceae, Thuidiaceae. Destas Hypnaceae, Thuidiaceae apresentaram maiores ocorrências nas amostras, com 44 e 48 indivíduos, respectivamente. As espécies <em>Racopilum tomentosum, Acroporium caespitosum</em> tem seus primeiros registros para região Norte, e <em>Donnellia commutata,</em> <em>Taxithelium concavum</em>, <em>Entodontopsis nitens</em>, <em>Trichosteleum intricatum</em> os primeiros registros para o estado de Rondônia. Este estudo é importante, pois possibilitou o aumento no conhecimento da brioflora dentro do estado de Rondônia e consequentemente no Brasil.</p> <p><strong>Palavras-chaves: </strong>Bryophyta. Cone Sul. Rondônia. Amazônia.</p> Gean Carlos de Souza Albuquerque, Renato Abreu Lima , Osvanda Silva de Moura Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14085 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 A visita técnica como instrumento no processo de ensino e de aprendizagem na pós-graduação em ciências ambientais: um relato de experiência https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14086 <p>A Embrapa Rondônia ou Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A&nbsp;<em>Fiocruz RO</em>, como instituição de pesquisa, atua na diminuição dos problemas de saúde e desigualdades sociais, percebidos na Amazônia. Assim, este artigo teve como objetivo fazer o relato da experiência vivenciada por alunos da pós-graduação (mestrado em Ciências Ambientais) nestas duas instituições de pesquisa. Nossa visita à Embrapa, como alunos de mestrado em Ciências Ambientais, solidificou nossa compreensão de como a Ciência e a pesquisa desempenham um papel fundamental na promoção da conservação ambiental e no desenvolvimento agrícola na região amazônica. A experiência reforçou nosso compromisso em buscar soluções que respeitem o ambiente e atendam às necessidades das comunidades locais. É um testemunho do potencial que a pesquisa aplicada tem para impulsionar o equilíbrio entre a proteção do ecossistema e o avanço econômico na região, demonstrando que é possível criar um futuro mais sustentável e promissor para a Amazônia e suas comunidades. Nossa visita ao CEBio/Fiocruz foi uma experiência enriquecedora que nos inspirou a explorar ainda mais as possibilidades de promover a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento na região amazônica. Acreditamos que a interação com esse ambiente de pesquisa de ponta irá enriquecer nossas pesquisas e nossas perspectivas enquanto continuamos nossa jornada acadêmica na Amazônia.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Biodiversidade, Bioprospecção, Embrapa, Fiocruz, Interdisciplinaridade, Universidade.</p> Carmen Malafaia Silva, Doraci Brito de Souza., Fernanda Mota da Silva, Joel Guerreiro Nascimento, Matheus Mendes Nina, Manuel Saldanha Barbosa, Priscila Beleza Cruz, Rafaela Silva de Lima, Renato Abreu Lima Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14086 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Avaliação da eficácia de extratos botânicos no controle de térmitas, cone sul de Rondônia https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14087 <p>A utilização de plantas com ação inseticida surge como uma alternativa no manejo de cupins, apresentando diversas vantagens em relação ao controle químico. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo investigar, a eficácia de extratos aquosos de <em>Citrus limon </em>(Limão), <em>Cymbopogon winterianus </em>(Citronela), <em>Azadirachta indica </em>(Nim) e <em>Cinnamomum zeylanicum </em>(Canela) no controle de térmitas (cupins) no Cone Sul de Rondônia. O método de extração escolhido foi o de hidrodestilação e as dosagens de 100, 200 e 300 microlitros foram aplicadas sem diluição. Os cupins ficaram expostos aos tratamentos por 24 horas, como controle foram utilizados o inseticida Termitox e água destilada. Os dados foram submetidos ao teste de Tukey 5% e assim os resultados obtidos foram analisados e interpretados, constatando-se que o extrato de citronela nas dosagens de 100, 200 e 300 microlitros foi o mais eficiente no estudo, se aproximando dos resultados obtidos com o inseticida Termitox (teste positivo).</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Controle biológico; Entomologia; Inseticida natural.</p> Marluce de Oliveira Lima, Renato Abreu Lima , Osvanda Silva de Moura Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14087 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Análise do conteúdo sobre plantas medicinais e condimentares nos livros didáticos de ciências e biologia das escolas públicas na região sul do Amazonas (Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14088 <p>Os livros didáticos possuem grande participação e relevância no processo de ensino e aprendizagem e na prática pedagógica de diversos docentes. O objetivo foi analisar o conteúdo sobre plantas medicinais e condimentares no livro didático de Ciências e Biologia, do ensino fundamental e ensino médio, que foram utilizados em 2021 nas escolas públicas de Humaitá-AM, verificando como os conteúdos são expostos e trabalhados, se apresentam dificuldades de compreensão de termos e ilustrações botânicas, e a presença de conteúdos sobre plantas medicinais e condimentares, configurando-se numa pesquisa qualitativa documental. Das análises, o livro do 6º e 3º ano não havia conteúdo relacionado ao ensino de botânica. Os demais apresentaram textos bem estruturados, com imagens ilustrativas e algumas práticas importantes para o conhecimento de botânica.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino de Botânica. Modalidades didáticas. Cegueira botânica.</p> Luciana Diniz Ferreira, Renato Abreu Lima Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14088 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Uso de insetos edáficos como instrumento de qualidade ambiental para os solos amazônicos https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14089 <p>O solo tem se tornado foco de preocupação devido à gradativa contaminação de ambientes terrestres, onde o interesse em avaliá-lo é estimulado pela crescente consciência de que o solo é um componente importante da biosfera terrestre, funcionando na manutenção da qualidade ambiental local, regional e global. O presente artigo tem por objetivo reunir diversos estudos sobre o uso de insetos edáficos, buscando obter um maior entendimento como instrumento de qualidade para os solos amazônicos. Através da busca eletrônica em plataformas de dados, foram selecionados para este trabalho nove artigos. Os resultados mostraram evidências significativas relacionada a grupos com grande importância, Coleoptera, Diptera, Hemiptera, Hymenoptera, Lepidoptera e Orthoptera, além disso, as análises dos artigos indicaram que a meso e a macrofauna são utilizadas com maior frequência nos estudos de indicadores de qualidade do solo, desempenhando funções fundamentais para a manutenção do ecossistema e para a avaliação de uma determinada área.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Ecossistema; bioindicadores; macrofauna; degradação.</p> André Ribeiro Manuiama, Rosineide Campos Chaves, Felipe Sant’ Anna Cavalcante, Renato Abreu Lima Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14089 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Plantas aquáticas da região norte (Brasil): um levantamento bibliográfico integrativo https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14090 <p>As macrófitas aquáticas são vegetais que durante sua evolução retornaram do ambiente terrestre para o aquático. Desempenham um importante papel ecológico no ecossistema, servindo de abrigo e alimento para pequenos animais, além de atuarem na ecologia. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico integrativo sobre as macrófitas aquáticas da região Norte e seus estados para melhor conhecimento sobre este grupo.&nbsp; Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica, através de uma pesquisa integrativa que visa analisar o material produzidos nos trabalhos científicos, compreendendo o período de inclusão de 2016-2021. A pesquisa foi realizada por meio de consulta eletrônica nas plataformas do Google acadêmico e SCIELO. Utilizaram-se as seguintes combinações de palavras-chaves: Levantamento, plantas aquáticas, macrófitas e região Norte. Os resultados encontrados indicam que as pesquisas voltadas para plantas aquáticas são inúmeros, porém existem estados como os de Rondônia onde as publicações sobre esse assunto não são recorrentes, havendo necessidade de mais projetos voltados para as macrófitas nesse estado, tendo em vista que Rondônia apresenta várias hidrelétricas e tanques de peixes o que aumenta a necessidade de conhecer melhor o grupo de plantas aquáticas no estado. Em se tratando da região Amazônica que possui uma grande riqueza e diversidade de macrófitas aquáticas, é de extrema importância a continuidade das pesquisas nessa área.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Macrófitas aquáticas, Diversidade, Conservação.</p> Mikaele Vieira Bentes, Renato Abreu Lima , Osvanda Silva de Moura Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14090 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Diagnóstico dos efeitos do uso de plantas medicinais durante a pandemia, Amaturá, Amazonas, Brasil https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14091 <p>A utilização de plantas medicinais ocorre desde os tempos antigos até os dias atuais, por meio de conhecimentos tradicionais. As plantas medicinais são utilizadas principalmente para o tratamento de enfermidades ou para fins fitoterápicos. Com a chegada da pandemia, o aumento de medicamentos e as medidas de prevenção, como o isolamento social, as procuras por automedicação por remédios oriundos de plantas existentes na região para tratar os sintomas da Covid-19 cresceram. O objetivo do estudo constituiu em conhecer os efeitos das plantas medicinais por habitantes no período pandêmico da Covid-19 na cidade de Amaturá -AM. Foram identificadas 22 espécies de plantas medicinais, utilizadas para combater a Covid-19, suas formas de uso e métodos. O chá de jambu (<em>Spilanthes oleracea </em>L.) foi a espécie mais usada pelos entrevistados. Verificou-se que existe uma diversidade de espécies vegetais utilizadas como remédios caseiros pelos Amaturaenses, evidenciando que essa alternativa foi importante na luta contra a Covid-19, e que o uso destas espécies traz diversos benéficos à saúde, quando utilizado de maneira correta, porém é necessário conhecer os efeitos maléficos e riscos que podem ocasionar quando utilizadas de forma inadequada.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Saberes tradicionais; Amazonas; Covid-19.</p> Arlington da Costa Maurício , Anita Yris Garcia Mendoza, Renato Abreu Lima , Taciana de Carvalho Coutinho Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14091 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 O que dizem produções científicas sobre alfabetização visual: delineando caminhos da pesquisa https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14092 <p>Esse artigo consiste em um levantamento e seleção de trabalhos referentes à temática Alfabetização Visual, sua relação com a prática pedagógica e as contribuições para o ensino integral dos estudantes. A pesquisa tem como base o banco de dados do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a definição de um corte temporal dos anos 2012 a 2022, relacionado às produções e o desenvolvimento da temática no campo da formação estética e educacional, através da análise do conteúdo dos artigos selecionados. O objetivo é analisar a temática Alfabetização Visual observando similaridades e distanciamentos nas produções científicas publicadas no portal da CAPES nos últimos dez anos. O recurso metodológico empregado foi a pesquisa bibliográfica, pautada nas leituras e análises dos artigos selecionados. Como resultado, constatamos que o Alfabetismo Visual é uma abordagem relevante na formação de novos leitores e comunicadores, sendo esse tipo de alfabetização tão necessária quanto o letramento.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Alfabetização Visual. Ensino de Arte. Estado do conhecimento.</p> Kelison Mendonça Gondim, Eliane Regina Martins Batista, Marilda Aguiar do Carmo Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14092 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs): Desafios dos Professores da Educação Física Escolar em Tempos de Pandemia de Covid-19 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14093 <p>Em razão das medidas de confinamento impostas durante a pandemia da Covid-19, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) foram recomendadas como ferramenta para dar continuidade aos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivo conhecer os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física escolar no uso das TDICs durante o Ensino Remoto, na Pandemia da Covid-19. Os resultados indicaram diferentes dificuldades enfrentadas pelos professores, entre elas destacam-se a falta de equipamentos adequados em casa, a falta de treinamento para o uso das TDICs e a utilização de diferentes plataformas para o ensino online. Os dados encontrados podem ser úteis para orientar as políticas educacionais e promover o desenvolvimento de estratégias eficazes de ensino e de aprendizagem em situações de crise sanitária.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação. Educação Física. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Ensino Remoto.</p> Ualisson Cleiton de Araújo Carvalho, Fabiana Soares Fernandes Leal Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14093 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Contexto histórico da educação especial no Brasil https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14098 <p>A Educação Especial no Brasil vem apresentando um contexto de luta e de conquistas das pessoas com deficiência na garantia de seus direitos. A Educação Especial conseguiu garantir, na LDB 9394/96 o acesso e a permanência da pessoa com deficiência ao sistema de ensino. No entanto, essa garantia não tem se efetivado na prática escolar. Esse artigo é um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino: Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas. O objetivo deste artigo é apresentar o contexto histórico da Educação Especial no Brasil, afim de explicitar as lutas enfrentadas pelas pessoas com deficiência na garantia de seus direitos. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa é bibliográfica com o intuito de apresentar o contexto histórico da educação Especial no Brasil. Como podemos constatar a Educação Especial está garantida na letra das leis, mas isso não foi suficiente para que o Estado brasileiro conseguisse, de fato, oferecer uma educação que reconhecesse a diferença como fator positivo na construção de uma sociedade pautada nos direitos humanos.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavra-chave:</strong> Educação Especial, Diferença, Pessoa Deficiente, Inclusão, Direitos Humanos.</p> Eliane Acácio da Silva , Eulina Maria Leite Nogueira Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14098 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Métodos de conservação de frutos na pós-colheita https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14099 <p>A exigência dos consumidores de frutos e hortaliças vem se tornando real nas grandes feiras, pois buscam frutos com qualidade para que sejam levados às residências. Os comercializadores, por sua vez, tentam manter a oferta do produto com qualidade para que não ocorram desperdícios. Portanto, uma área que vem sendo estudada para ajudar os feirantes é a fisiologia pós-colheita, que se trata de um estudo de aplicação de diversas técnicas de conservação e avaliação de frutos, grãos e hortaliças desde a colheita até a chegada ao comercializador. Este artigo teve o objetivo de levantar dados sobre a conservação de frutos e verificar a sua eficiência em relação à qualidade na parte física, química e físico-química dos frutos estudados. Neste contexto, a revisão bibliográfica foi realizada a partir dos bancos de dados do Google Acadêmico, Scielo e ScienceDirect, quando se discutiu artigos sobre o tema abordado. Desta forma, o artigo apresenta uma revisão dos diferentes métodos, pois estes têm uma grande possibilidade de ajudar na senescência dos frutos já apresentados, assim como poderão servir de base para os futuros experimentos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Retardação de senescência; Vida de prateleira; Desperdício de frutas.</p> Álesson Antônio Silva de Souza , Perla Joana Souza Gondim, Erinéia da Silva Santos Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14099 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Normativa actual para la protección integral de la familia y del niño, niña y adolescente: revisión crítica desde la perspectiva de la protección integral en Venezuela. https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14100 <h1>Resumen</h1> <p>El presente artículo presenta una revisión crítica de la normativa actual para la protección integral del niño, niña y adolescente en Venezuela. Se destaca la importancia de la Constitución de la República Bolivariana de Venezuela, aprobada en 1999, como fundamento para garantizar los derechos de los niños y adolescentes en el país. La Constitución establece que los niños tienen derecho a una vida plena de felicidad, amor y comprensión, y que el Estado debe garantizar una protección integral de sus derechos. Además, reconoce la importancia de la familia como núcleo fundamental de la sociedad y su responsabilidad en la educación y formación de los niños. En este sentido, se analizan las leyes y normativas que se han fortalecido en Venezuela para proteger a los niños y adolescentes. Se destaca el Código Civil venezolano, que establece las obligaciones y responsabilidades de los padres en relación con sus hijos menores de edad. También se menciona la Ley Orgánica para la Protección del Niño, Niña y Adolescente (LOPNNA), que establece un marco legal para garantizar el bienestar físico, psicológico y social de los niños y adolescentes. Finalmente, se discute cómo se puede contribuir a la protección integral del niño, niña y adolescente en Venezuela. Se enfatiza en la importancia del trabajo conjunto entre el Estado, las familias y las comunidades para garantizar el cumplimiento efectivo de las leyes y normativas existentes. Asimismo, se destaca la necesidad de promover una cultura basada en el respeto a los derechos humanos y al bienestar infantil. En conclusión, este artículo ofrece una visión general de la normativa actual para la protección integral del niño, niña y adolescente en Venezuela y destaca la importancia de su cumplimiento efectivo para garantizar un futuro mejor para los niños y adolescentes del país.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>Protección integral niño, niña y adolescente. Constitución de la República Bolivariana de Venezuela, Ley orgánica de protección niño, niña y adolescente. Fortalecimiento normativo.</p> Gregory Milagros Azzi Bastardo Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14100 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: possível atribuições de causalidades para fragilidades do planejamento da Administração Pública refletidos no baixo rendimento escolar dos estudantes no contexto do ensino remoto (2020-2021) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14102 <p>O artigo tem como <strong>objetivo</strong> apontar possíveis causas que fragilizaram o planejamento da Administração Pública refletidos no baixo rendimento escolar dos estudantes no contexto do ensino remoto nos anos de 2020.2021. A metodologia utilizada foi na perspectiva teórica da metaepistemologia de contextos/ complexidade, visto as múltiplas possibilidades que apresenta. Recorreu-se à <strong>coleta de dados</strong> remota, com a utilização de <strong>materiais</strong> e aplicação de instrumentos próprios via formulário googleforms constituídas por 50 (cinquenta) questões divididas em objetivas e subjetivas. No questionário online, participaram n= 53 docentes, sendo do sexo masculino n= 24 (45,3%) e feminino n= 29 (54,7%). <strong>Os resultados, </strong>nos evidenciam a suposta comprovação de que os estudantes enfrentaram desafios diversos, e que o ensino remoto possivelmente contribuiu para a ocorrência do baixo rendimento dos estudantes, considerando a falta de planejamento adequado da administração pública para que o ensino remoto alcançasse a todos os estudantes. <strong>Perspectiva </strong>é de que outras pesquisas acadêmicas possam ser desenvolvidas, a fim estudar o fenômeno e problemas que ocorreram na modalidade de ensino remoto emergencial. Que o poder público possa implantar políticas públicas que possam garantir que o ensino remoto possa ser uma modalidade de ensino democrática e acessível a todos os estudantes.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras- chave</strong>: Baixo rendimento; Educação; Ensino Remoto; Professor.</p> Igor Câmara Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14102 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Contribuição da pesca esportiva para os estudos ambientais na região da bacia do Madeira (Rondônia, Amazônia, Brasil) https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14103 <p>Apesar da visibilidade e destaque da pesca esportiva na Amazônia, inexistem trabalhos em Rondônia que caracterizam essa forma de pesca e sua contribuição para o conhecimento científico. O objetivo do estudo foi caracterizar a pesca esportiva realizada na região da Bacia do Madeira (Rondônia, Amazônia, Brasil). Foram realizadas entrevistas com aplicação de questionários nas lojas de pesca de Porto Velho e observação etnográfica virtual da pesca esportiva de 21 cientistas-cidadãos nas plataformas “YouTube” e “Instagram” (2021-2022), e analisados por meio de estatística descritiva. Participaram das entrevistas 137 indivíduos, dos quais 93,4% são do sexo masculino, idade de 34-41 anos (32,1%) e alfabetizados. Na observação etnográfica virtual, 88,4% utilizaram os caiaques para navegação e as pescarias realizadas individualmente ou em grupos de até cinco pescadores. As espécies mais frequentes foram 46,3% tucunarés (<em>Cichla</em> spp.), pescados por 95,2% dos pescadores, com média anual de 172 expedições e 423 exemplares. Os tucunarés foram capturados em 12 rios rondonienses e são conhecidos por suas brigas emocionantes. Concluiu-se que os conteúdos gerados nas plataformas digitais trazem informações para gestão pesqueira, como: ocorrência espacial de espécies, característica do esforço empregado e os locais de pesca que podem ser monitorados, especialmente para garantir a sustentabilidade da pesca.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave: </strong>Ciência Cidadã; Etnografia virtual; Pescarias; Recursos Pesqueiros; Conservação.</p> Danielle Mendonça Pinto, Camila Ferreira Santos, Samara Suzi Moura Cunha, Kássio Pereira das Neves, Edson Rubens Ferreira Rodrigues, Carolina Rodrigues da Costa Doria Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14103 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Estágio-docência: contribuições para a formação de pós-graduandos e instituições de ensino superior https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14104 <p>O Estágio-Docência é uma atividade importante que permite aos discentes de Pós-Graduação uma experiência inicial com o ensino. Regido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Estágio-Docência é obrigatório para os pós-graduandos que detenham bolsa do Programa de Demanda Social. O Estágio-Docência é uma oportunidade que mestrandos e doutorandos têm de praticar o ensino para uma eventual carreira acadêmica, além de ser uma prática que pode trazer ferramentas modernas, que auxiliam alunos de Graduação na aprendizagem do conteúdo e motivam para a realização de trabalhos relacionados. Este trabalho avalia o impacto do Estágio-Docência tanto para a formação de estudantes de Pós-Graduação quanto para instituições de ensino superior. Discentes e docentes apontam que, através do Estágio-Docência, a instituição consolida seu papel na formação de recursos humanos e aumenta a interação entre alunos de Pós-Graduação e Graduação. Discentes e docentes classificam como alta ou muito alta a utilidade do Estágio-Docência para a formação de pós-graduandos.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras-chave</strong>: Estágio-Docência; Educação em Engenharia; Pesquisa de opinião.</p> Luiz Felipe Vieira Verçosa, Eduanne Vitória Neto Pereira, Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado, Sérgio Campello Oliveira, Francisco Madeiro Bernardino Junior, Flávia Camila Morais de Oliveira Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14104 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Uma Reflexão sobre os Movimentos de Hibridização nas Narrativas Publicitárias Audiovisuais Contemporâneas https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14105 <p>Esta pesquisa de caráter qualitativo buscou refletir sobre os movimentos de hibridização presentes nas narrativas publicitárias audiovisuais contemporâneas, em especial, o diálogo entre estas ações e o consumo. Esta investigação parte da observação das novas possibilidades de construções provindas do entrelaçar de narrativas de diferentes naturezas e foi construída respeitando os alicerces da cultura da convergência. Da fusão de dois ou mais elementos surge o híbrido, uma nova estrutura, uma nova expressão. Emerge um cenário fértil para a criação de narrativas publicitárias que podem adquirir novos contornos para cumprir o seu importante papel de mediadora na transferência de significados simbólicos para os bens de consumo. Observa-se a multiplicidade de novas perspectivas, despontam diferentes movimentos que vão se amagalmando nas tramas das narrativas publicitárias audiovisuais.</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>narrativas audiovisuais, publicidade, consumo, hibridização, cultura da convergência.</p> Shyrlei Guitério Calmon DU PIN Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14105 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Composição e nível de corte do mangal do Erecâmba no distrito de Inhassunge, província da Zambézia, centro de Moçambique https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14106 <p>Com o desaparecimento do coqueiro causado pelo amarelecimento letal associado ao aumento populacional, verifica-se no distrito de Inhassunge uma procura massiva por materiais de construção e alimentos nos mangais, conduzindo assim, a uma superexploração deste recurso. Com vista a avaliar a composição e o nível de corte de mangal do Erecamba no distrito de Inhassunge, província da Zambézia em Moçambique, utilizou-se o método de quadrículas, onde as espécies foram identificadas e quantificadas em cinco categorias a destacar: indivíduos intactos (Sem nenhum corte), indivíduos parcialmente cortados (25% dos ramos cortados), indivíduos com corte profundo (75% dos ramos cortados), indivíduos totalmente cortados (cepo) e indivíduos mortos por causa natural. Foram feitas 62 quadrículas de 1.600&nbsp;separadas por 50 m em 7 transectos lineares. Foram identificadas seis espécies de mangal: Rhizophora mucronata, Bruguiera gymnorrhiza, Xylocarpus granatum, Lumnitzera racemosa, <em>Sonneratia alba e Avicennia marina. </em>Em relação ao nível de corte, 44,7% correspondem aos indivíduos intactos, 21,6% corte parcial (25% de ramos cortados), 4,9% corte profundo (75% de ramos cortados), 20,3% totalmente cortadas (cepo) e por fim 8,5% morte por causa natural, o que permitiu concluir que o estado de conservação do mangal de Erecâmba é crítico (55,3%). Este estudo é uma importante contribuição para o conhecimento das espécies do mangal,&nbsp; sua importância e permitirá desenvolver futuras propostas de actuação para a conservação deste importante ecossistema.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras chaves: </strong>Avaliação; conservação; degradação; ecossistema; Zambézia - Moçambique.</p> Paulo Nazaré Miguel , Romário João António da Silva Armazia, Avelino Raimundo Miguel Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14106 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Entre heróis e conquistadores: O legado de Ajuricaba e o peso da herança europeia na educação histórica de Humaitá, Amazonas, Brasil https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14107 <p>Este artigo oferece uma análise da disparidade das representações históricas em Humaitá, Amazonas, Brasil. Através de uma abordagem que combina a análise de conteúdo dos livros didáticos com as narrativas de professores atuantes na região, o artigo revela uma ocultação de figuras históricas locais, em particular o Cacique Ajuricaba, um líder indígena emblemático, em comparação com o destaque dado às personalidades e eventos europeus. A pesquisa, conduzida sob a perspectiva histórico-cultural, evidencia como a educação histórica no município tem sido influenciada por uma visão eurocêntrica, frequentemente relegando personagens e eventos locais a um papel secundário ou mesmo omitindo-os. Este desequilíbrio não apenas distorce a compreensão dos estudantes sobre a história local e regional, mas também minimiza a importância e o impacto das culturas indígenas e de outras culturas locais na formação da identidade regional e nacional. Professores entrevistados para o estudo expressaram preocupações com essa tendência, destacando a necessidade de um currículo mais inclusivo e representativo que valorize as contribuições indígenas e locais na história brasileira. O artigo conclui ressaltando a necessidade de uma abordagem mais equilibrada e inclusiva na educação histórica, que reconheça devidamente o legado de figuras como Ajuricaba e outras importantes para a História e cultura amazônica.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação histórica; Amazonas; Rede pública; Currículo inclusivo; Narrativas.</p> Jhully Gomes Morais, Suely A. do N. Mascarenhas Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14107 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000 Vivências e Educação dos Povos Amazônicos: S.O.S. AMAZÕNIA. Enfoque nas epistemologias educacionais. https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14108 <p>O presente artigo objetiva atenção para o cuidar do meio ambiente, por meio da Educação voltada para a Preservação da natureza, a temática em questão está atrelada às principais dinâmicas defendidas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas - PPGE/UFAM. Neste sentido, abordaremos aqui fatos atípicos que destacam o contraste do movimento da vida cotidiana da população amazonense entre o campo e a cidade, principalmente no enfrentamento da situação climática provocada pela Estiagem histórica que deixou muitos desabrigados pelo fenômeno de terras caídas e provocou isolamento de diversas famílias pela seca dos principais rios, dificultando o acesso para desenvolverem atividades escolares, de trabalho e de produção, entre outras atividades, o qual afetou diretamente a economia do Estado do Amazonas. Parte dessas premissas, a relevância dessa escrita, como forma de sensibilizar o sistema educacional para inserção nas escolas da disciplina educação ambiental com teoria e prática desde os anos iniciais até a universidade, enfatizando o porquê de sua priorização, e sinalizar para o Governo Federal a urgência da construção de políticas públicas que atendam tais necessidades no contexto amazônico.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Palavras chave: </strong>Amazônia; Preservação; Impactos Ambientais; Educação.</p> Tereza de Jesus Pires Carvalho, Larissa Carvalho Machado Copyright (c) 2024 https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/14108 Wed, 03 Jan 2024 00:00:00 +0000