A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE DIRECÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Armando Cachine Kanequetela Universidade Katyavala Bwila, Sumbe, Cuanza Sul, Angola
  • Vilma Guerra Vento Universidade Katyavala Bwila, Sumbe, Cuanza Sul, Angola

Resumo

A supervisão é um tema de muita actualidade. Na perspetiva pedagógica são necessárias a harmonia das relações entre o domínio da actividade de supervisão pedagógica e a capacidade organizativa, dos quais se sintetiza o desempenho integral do director de escola. De fato, a qualidade do processo de ensino-aprendizagem depende em grande medida da maneira em que seja conduzido o processo de direcção e formando parte dele a supervisão pedagógica.  O trabalho inclui os antecedentes, os fundamentos teóricos, metodológicos e assim como as considerações gerais a respeito da supervisão pedagógica de forma geral e em particular da escola primária, a partir da utilização de métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos que permitirem obter informação primária acerca do fenómeno em estudo. Os resultados que se alcançaram, na ordem prática permitiram caracterizar o processo de supervisão pedagógica, constatado a partir dos resultados dos métodos empregados, o que permitiu justificar o cumprimento do objectivo desenhado para a investigação.

Palavras chave: processo; direcção; direcção escolar; supervisão pedagógica.

Biografia do Autor

Armando Cachine Kanequetela , Universidade Katyavala Bwila, Sumbe, Cuanza Sul, Angola

Lic. Fiz estudos no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Universidade Katyavala Bwila, Sumbe, Cuanza Sul, Angola. Possui experiência de direcção. Assume a responsabilidade de Director de Escola Primária “Da Praia"

Vilma Guerra Vento , Universidade Katyavala Bwila, Sumbe, Cuanza Sul, Angola

Doutora em Ciências Pedagógicas. Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Universidade Katyavala Bwila, Sumbe, Cuanza Sul, Angola

Downloads

Publicado

2021-01-01