EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL NO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INDICADORES E PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

  • Suellen Lemes Freire Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Castanhal
  • Romier da Paixão Sousa Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, a qual tem como objetivo a caracterização da atual situação da educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental das escolas municipais localizadas na área rural do município de Castanhal no Estado do Pará, analisando os dados a partir de indicadores e parâmetros de educação ambiental crítica. Como resultados observou-se que a educação ambiental no município vem sendo desenvolvida prioritamente a partir da vertente conservadora, não abrangendo a complexidade ambiental como parte das discussões nas escolas. Por outro lado, é perceptível uma preocupação dos educadores em aproximar os conteúdos curriculares com a realidade social dos educandos, no entanto, encontram dificuldades para a sua concretização.

 

 Palavras-chave: Educação ambiental crítica; Educação do campo; Ensino fundamental.

 

Biografia do Autor

Suellen Lemes Freire Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Castanhal

Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Castanhal

Romier da Paixão Sousa, Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal

Doutor em Estudios Medioambientales pela Universidad Pablo de Olavide 

Professor do Programa de Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal

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Publicado

2021-01-01