A EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR E O PAPEL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA INSERÇÃO DA CRIANÇA AO UNIVERSO SONORO: REFLEXÕES À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Raimundo Nonato Aguiar Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

A infância é o limiar da construção histórico-social humana. Esse processo tem início logo que a criança nasce. Ela, progressivamente, vai internalizando carências supra biológicas a partir da relação afetiva com os pais, os irmãos e outros do convívio familiar. Essa relação, segundo Vigotski (1991, p. 146), é, ainda, motivada pelos cuidados de que a criança necessita: desde os biológicos às ações de carinho e proteção. A criança vai construindo a sua autonomia social, por meio de uma comunicação contínua com os adultos, inicialmente, um diálogo silencioso, mas proveniente de sua própria capacidade de compreensão (Mello (2007, p. 3). E nesse sentido, a música participa ativamente como um importante ponto de comunicação entre a criança e o mundo, que se inicia ainda na fase intrauterina dos bebês. O som é o elemento que permite, intuitivamente, a eles terem as primeiras percepções da vida, ao ouvirem os ruídos provocados pelo corpo da mãe, as vozes externas do pai, dos irmãos etc., as batidas do coração e até mesmo músicas cantadas pelos pais e/ou emitidas por meio eletrônico. Assim, bebês e crianças iniciam com o universo sonoro uma relação que os acompanhará por toda a vida. Em sua trajetória escolar, na educação infantil, a música participa do cotidiano das crianças, desde à creche à pré-escola. No entanto, de acordo com várias pesquisas, nesses ambientes escolares, percebe-se que as práticas musicais têm se limitado ao disciplinamento, ao adestramento e, também, para potencializar outros aprendizados, abandonando elementos estéticos que essa arte pode proporcionar às crianças em sua formação humana como a apreciação musical, a escuta sonora, a criação e a imaginação. Este estudo propõe discutir a educação musical escolar como um instrumento de construção, fruição, desenvolvimento e transformação do universo da criança, enfatizando o papel do professor e a importância do planejamento de práticas musicais para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e inserção da criança, enquanto sujeito, no universo sonoro, tendo como base epistemológica as concepções da teoria Histórico-Cultural de Vigotski.

 

 

Palavras-chave: Música. Educação. Infância. Educação musical escolar. Teoria Histórico-Cultural.

 

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Aguiar Oliveira , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Mestre em Educação (2019) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Graduado em Letras (2001) pela Universidade Federal do Pará e em Educação Artística (2003) pela Universidade do Estado do Pará. Docente e coordenador adjunto do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus de Santarém/Pará.

Downloads

Publicado

2021-01-01