ADOLESCÊNCIA: SINTOMA E SUBJETIVAÇÃO

Autores

  • Robson Wander Costa Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA
  • Matheus Gonçalves Bezerra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA

Resumo

Este trabalho traz ao debate um estudo introdutório sobre a adolescência, período etário da grande maioria dos estudantes de ensino médio. O objetivo é analisar o conceito de adolescência e as distinções conceituais de “sintoma social” e de “subjetivação”. A problemática parte da seguinte questão: por que a fase da adolescência, tende a prolonga-se na vida do jovem favorecendo a formação de um sujeito com tendências a não saber responsabilizar-se por suas próprias escolhas? Metodologicamente segue os passos de uma pesquisa básica cuja revisão bibliográfica parte de uma abordagem conceitual na obra “Emílio ou Da Educação” de Jean-Jacques Rousseau (1995) dialogando com alguns aspectos genealógicos em Michel Foucault (2011; 2014). O referencial teórico sustenta as noções de “adolescência”, de “sintoma social” e de “subjetivação”. Nesse sentido, a reflexão sobre a adolescência perpassa pela história das sociedades ocidentais e, pelo modo como os estudiosos definem o fenômeno do adolescer. Assim, fazendo uso das noções de “conhecimento de si” e “cuidado de si” em Michel Foucault, é possível compreender a adolescência como uma possibilidade de ser um novo sujeito, reelaborado por si mesmo, que se pensa e se faz, desfaz-se e  se refaz,  mesmo diante de tantas sujeições sociais que nosso tempo se lhes impõem. O conhecimento de si, articulado ao cuidado de si, possibilita o governo de si e dos outros, estabelecendo, então, laços sociais e referências aos ideais culturais.

Palavras-Chave: Adolescência. Sujeito. Subjetivação.

Biografia do Autor

Robson Wander Costa Lopes , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA

Discente do Programa de Pós-Graduação em História (UFPA). Mestre em Ciências da Religião (UEPA). Docente-orientador, professor de EBTT-Filosofia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA, Campus Belém.

Matheus Gonçalves Bezerra , do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA

Graduando em Licenciatura em Química (UFPA). Egresso do curso técnico em química integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA, Campus Belém. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBICTI 2015), através do EDITAL 01/2015 – DPPI, e com apoio financeiro do IFPA-Campus Belém.

Downloads

Publicado

2021-01-01