EDUCAÇÃO: O HUMANO E A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Paulo Lucas da Silva Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Ivana de Oliveira Gomes e Silva Universidade Federal do Pará- UFPA

Resumo

O presente ensaio discute a produção humana de sua humanidade e de sua desumanidade e sua relação com a educação, formação. Desde as obras mais remotas da ciência, a humanidade pode se aperceber em dilemas que a tornam orgulhosa de si e receosa, frustrada, sob riscos de si mesma, de suas produções. Quando o ser humano nasce, se configura como um projeto de humanidade, necessitando submeter-se a um processo de formação humana. Para Kant há a necessidade de dominar e superar o estado selvagem e o ingresso no mundo das leis; para Hegel o processo é a passagem do estado natural para o mundo do espírito. Freud identifica a submissão às leis como um fracasso e motivo de mal-estar na civilização. Adorno identifica a frustração, com este a partir deste mal-estar, com a geração da barbárie. Na leitura do povo Awaete se reconhece a necessidade da passagem de gente para se ser “verdadeiramente” gente. No campo da religião cristã, São Paulo reitera a realidade – e necessidade a caminho da salvação – da passagem do homem velho, para o homem novo. Uma das conclusões a que se pode chegar é apontada por Adorno, que defende a educação como “a produção de uma consciência verdadeira”. Como um ensaio, mantém-se aberta a discussão, no mais puro interesse filosoficamente humanizante: a busca da verdade.

 

Palavras chave: Educação-formação; Humano; Barbárie; Razão; Sociedade;

Biografia do Autor

Paulo Lucas da Silva , Universidade Federal do Pará- UFPA

- Professor Associado III - Filosofia da Educação. Faculdade de Pedagogia – Campus Universitário de Castanhal-UFPA.

Ivana de Oliveira Gomes e Silva , Universidade Federal do Pará- UFPA

Professora Adjunta II – Prática de Ensino. Faculdade de Pedagogia – Campus Universitário de Castanhal-UFPA

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Publicado

2021-01-01