GRAMSCI E A “ESCOLA UNITÁRIA” COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA

Autores

  • José Willon Girard de Matos Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Marcos Murelle Azevedo Cruz Universidade do Estado do Pará – UEPA

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar, de modo sintético, a proposta gramsciana de “escola unitária” como alternativa pedagógica de educação, observando os sentidos que essa educação adquiriu a partir das mudanças operadas pelo capitalismo no contexto histórico das sociedades industrializadas do final no século XIX e início do século XX. O argumento que defendemos é que a educação deve oportunizar aos sujeitos não somente uma formação humanística integradora, mas empoderá-los para o reconhecimento das contradições de projetos políticos e sociais que disputam a hegemonia. Partindo da perspectiva de uma filosofia da práxis educacional, o artigo lança mão de alguns elementos para da proposta pedagógica de Gramsci que subsidie debates que nos ajudem a pensar a democratização do ensino e de suas relações com o trabalho intelectual e o mundo do trabalho, para formar sujeitos críticos capazes de identificar e criticar as desigualdades sociais produzidas pela conjuntura vigente.

 

Palavras-chave: Escola unitária. Práxis educacional. Capitalismo.

Biografia do Autor

José Willon Girard de Matos , Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus I, CCSE – Belém do Pará.

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Publicado

2021-01-01