EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO ÀS QUEIMADAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ, AMAZONAS, BRASIL

Autores

  • Annanda Rayane Santos de Azevedo Universidade Federal do Amazonas
  • Suely Aparecida Do N. Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância da educação ambiental como política de enfrentamento às queimadas no município de Humaitá. Atualmente a cidade localizada ao sul do estado do Amazonas, tem apresentado constantes focos de queimadas urbanas para a limpeza do solo. Tendo em vista dar enfoque a esta problemática, delimitou-se este estudo na aproximação com a educação desenvolvida na cidade, procurando assim conhecer o modo como foi instruída a população. Para isso, neste estudo de natureza qualitativa, fez-se a aplicação de um questionário semiestruturado tendo como público alvo pessoas que moram no bairro São Cristóvão, onde há maior incidência de queimadas. Constatou-se que grande parte da população reconhece os malefícios das queimadas, porém não assumem a responsabilidade pelos danos ao meio ambiente, responsabilizando o município pela ausência de recolhimento de entulhos e lixo. Assim, a Educação Ambiental cada vez mais se torna um instrumento eficaz de gestão para as políticas públicas em relação ao meio ambiente, sendo esta necessária para a mudança de comportamento com relação a este cenário.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental, Queimadas Urbanas, Meio Ambiente.

Biografia do Autor

Annanda Rayane Santos de Azevedo , Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Universidade Federal do Amazonas. Mestranda do PPGECH, bolsista FAPEAM.

Suely Aparecida Do N. Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Universidade Federal do Amazonas, docente graduação e pós graduação, Orientadora da pesquisa.

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Publicado

2020-06-11