MANEJO DA PECUÁRIA - UMA ANÁLISE SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS

Autores

  • Ivalmir Mota Abadias Universidade Federal do Amazonas
  • Paulo Roberto Beltramin da Fonseca Universidade Federal do Amazonas
  • Cleison Hugo Barbos Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A grande expansão das áreas destinadas a expansão da pecuária tem ocasionado impactos ambientais podendo estes ser ocasionados pelo intenso avanço das fronteiras agrícolas. No cenário brasileiro da exploração agropecuária é notório os avanços destas atividades visando o aumento dos setores produtivos e financeiros com produtos destinados a atender os mercados externos e interno. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os principais impactos ambientais causados pelo manejo da pecuária nos últimos anos no sul do Amazonas. Traz um relato dos principais impactos relacionados ao meio ambiente por meio das atividades antrópicas, o uso dos recursos naturais em comparação com princípios de sustentabilidade. As práticas tradicionais de corte e queima da vegetação, permitem a utilização dos solos ácidos e inférteis que dominam grande parte da Amazônia. Assim, o presente estudo traz as relações entre o manejo da pecuária e a geração dos impactos ambientais percebidos ao longo do tempo. Resultados mostram que embora em quantidade reduzida existe a ocorrência de impactos ao meio ambiente ocasionados pelo manejo incorreto na atividade pecuária, sendo os mais evidentes os relacionados ao uso de práticas como desmatamento, queimadas e uso e ocupação do solo. As atividades de desmatamento seguido pela queima da vegetação configuram-se em problemas relacionados ao aumento de focos de calor na região. Em relação ao uso do solo nota-se a evolução de processos de erosão e compactação do solo em áreas usadas sucessivamente para o pastejo bovino. Porém, vale ressaltar que os fatores que configuraram o cenário atual de degradação ambiental no bioma amazônico necessitam de maiores aprofundamentos do tema em relação aos impactos ambientais causados pelo manejo da pecuária.

Palavras-chave: Ambiente; Degradação ambiental; Pastejo; Sustentabilidade

Biografia do Autor

Ivalmir Mota Abadias, Universidade Federal do Amazonas

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), obtenção do título em 2018. Bacharel em Agronomia/IEAA/UFAM - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM)

 

Paulo Roberto Beltramin da Fonseca, Universidade Federal do Amazonas

rofessor Doutor, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do curso de Agronomia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM)

Downloads

Publicado

2020-06-11