O TEATRO EM REDES: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL COM EDUCADORES DO 3º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA JOÃO GOMES – SANTA LUZIA DO PARÁ

Autores

  • Rorima E Esteves UDESC/UFPA

Resumo

O presente estudo investiga a prática de uma educadora teatral atravessada pelas mídias digitais, propondo a inserção da linguagem teatral no métier dos educadores e, consequentemente, dos educandos das turmas de 3º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes – Santa Luzia do Pará, por meio da aplicação de proposições póetico-didáticas. Buscou-se construir coletivamente uma pedagogia teatral subsidiada pelas memórias de criança da pesquisadora, traçando paralelos com as vivências dos alunos que fazem parte do estudo, visando, desse modo, intervir na educação global dos envolvidos nesse fazer, revelando sua importância enquanto sujeitos críticos, criativos e imaginativos. A pesquisa fundamentou-se em teóricos como Edgard Morin, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Sônia Rangel, Cecília Salles, Ryngaerd, Boal e Viola Spolin, autores que oferecem, do ponto de vista da pesquisadora, saberes consistentes para a formação de seres pensantes. Operou-se com a metodologia da pesquisa-ação, uma vez que não é possível separar a pesquisadora da professora-coordenadora pedagógica. Trata-se de um projeto de intervenção, em busca de saberes que possibilitem às crianças sonhar com um mundo melhor e uma vida mais digna.

Palavras-chave: Jogo, Jogo Teatral, Pedagogia teatral, Imaginação, Memória, Processo de Criação e Transformação Social.

 

ABSTRACT: The present study investigates the practice of a theatrical educator crossed by the digital media, proposing the insertion of the theatrical language in the métier of the educators and, consequently, of the students of the classes from the 3rd to the 5th year of the Municipal School of Primary Education João Gomes - Santa Luzia do Pará, through the application of propositions. We sought collectively to construct a theatrical pedagogy subsidized by the child's memories of the researcher, drawing parallels with the experiences of the students who are part of the study, in order to intervene in the global education of those involved in this work, revealing their importance as critical subjects, creative and imaginative. The research was based on theoreticians such as Edgard Morin, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Sônia Rangel, Cecilia Salles, Ryngaerd, Boal and Viola Spolin, authors who offer, from the researcher's point of view, consistent knowledge for the formation of thinking beings. It was operated with the action-research methodology, since it is not possible to separate the researcher from the teacher-pedagogical coordinator. It is an intervention project, in search of knowledge that enables children to dream of a better world and a more dignified life.

Keywords: Game, Theatrical Play, Theatrical Pedagogy, Imagination, Memory, Process of Creation and Social Transformation.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30