A ARTE INDÍGENA ASURINÍ COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NÃO VERBAL

Autores

  • Vaniely Corrêa Barbosa Guimarães Universidade Federal do Pará -UFPA
  • Francilene de Aguiar Parente Universidade Federal do Pará -UFPA

Resumo

A Linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas, porém, esta não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. É um sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos, podendo ser dividida em dois grupos: linguagem verbal e não verbal. Dessa forma, a arte indígena encontra-se inserida na perspectiva não-verbal, pois seu código de comunicação não é a palavra. Objetivou-se compreender quais os significados intrínsecos dos grafismos da pintura corporal dos Asuriní do Xingu. O trabalho teve sua essência qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas em livros, sites e artigos científicos. Os resultados demonstram que existem mais de setenta tipos de grafismos utilizados pela etnia Asuriní do Xingu, que os utilizam tanto na pintura corporal quanto nos objetos confeccionados por eles. Os grafismos se dividem em três grupos, a saber: grupo ecológico ou domínio da natureza, são grafismos que apresentam relação com a intervenção do ambiente na vida diária; cosmológico ou domínio do sobrenatural, são representações da figura humana e são utilizados nos rituais; e domínio da cultura material, influência da representação humana no grafismo. Conclui-se que a linguagem exerce um aspecto muito amplo, em relação a forma de expressão e comunicação entre as pessoas, podendo ser verbal e não verbal. Assim como pôde-se compreender que a arte indígena Asuriní é rica tanto esteticamente quanto em significados, devido suas mensagens intrínsecas, demonstrando dessa maneira, sua face como linguagem não verbal.

 

Palavras-chave: Arte Indígena. Asuriní do Xingu. Linguagem Não Verbal.

ABSTRACT: Language is the use of language as a form of expression and communication between people, but this is not only a set of words spoken or written, but also of gestures and images. It is a system of signs that serves as a means of communicating ideas or feelings, and can be divided into two groups: verbal and non-verbal language. In this way, indigenous art is embedded in the non-verbal perspective, since its code of communication is not the word. The objective was to understand the intrinsic meanings of the body painting of the Asuriní do Xingu. The work had its qualitative essence, through bibliographical research in books, websites and scientific articles. The results show that there are more than seventy types of graphics used by the Asuriní people of the Xingu, who use them both in body painting and in the objects made by them. The graphics are divided into three groups, namely: ecological group or domain of nature, are graphs that are related to the intervention of the environment in daily life; cosmological or domain of the supernatural, are representations of the human figure and are used in rituals; and mastery of material culture, influence of human representation in graphics. It is concluded that language has a very broad aspect, in relation to the form of expression and communication between people, being verbal and non-verbal. As well as it could be understood that Asuriní indigenous art is rich both aesthetically and in meaning, due to its intrinsic messages, thus demonstrating its face as non-verbal language

 

Keywords: Indigenous Art. Asuriní do Xingu. Non-Verbal Language.

 

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Publicado

2019-06-30