RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL DIÁRIA PARA O MUNICÍPIO DE HUMAITÁ – AM ESTIMADA PELO MODELO DE BRISTOW E CAMPBELL

Autores

  • Paulo Guilherme Silva Santos Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Valdenildo Alves Araújo Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Carlos Alexandre Santos Querino Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Palavras-chave:

Amplitude térmica, Modelagem Radiação, Sul do Amazonas

Resumo

A radiação é um dos principais elementos responsáveis pela manutenção da vida no planeta. Ela é responsável pelos principais processos naturais que ocorrem na superfície terrestre e abrangem desde os bioquímicos até os processos físicos como os meteorológicos. O presente trabalho objetivou estimar a radiação solar global diária sobre o município de Humaitá. Foram coletados os dados horário de radiação solar global, temperatura do ar do ano de 2009 pela estação meteorológica pertencente ao Instituo Nacional de Meteorologia, instalada no município. Os dados foram processados em médias e totais diários além de ter sido realizados os cálculos de amplitude térmica, cálculo da radiação solar no topo da atmosfera (Ro) e estimativa da radiação solar global diária (Rg), onde posteriormente comparou-se com os dados medidos pela estação meteorológica. A amplitude diária durante todo o ano obteve o mesmo padrão sazonal que a Rg estimada e medida, onde a média para o período seco foi de 10,02°C e 8,46°C para o período chuvoso. Foram registrados dois períodos de máxima para Ro, ambas no período chuvoso, com valores de 38,89 MJ.m-².dia-1 em 19 de fevereiro e 38,08 MJ.m-².dia-1 em 23 de outubro e os mínimos de 31,16MJm-².dia-1, no período seco, em 21 de junho. Na comparação entre a Rg estimada e a medida, houve subestimativa do modelo no período de janeiro a junho, e uma superestimativa nos meses de setembro a novembro. Portanto, há necessidade de realização de parametrização dos coeficientes do modelo para a região, visando resultados mais precisos.

Biografia do Autor

Paulo Guilherme Silva Santos, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Acadêmico da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA – Campos Vale de Rio Madeira – Rua 29 de Agosto, 786, Centro – Humaitá/AM – CEP 69800-000 – Brasil.

Valdenildo Alves Araújo, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Docente da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA – Campos Vale de Rio Madeira – Rua 29 de Agosto, 786, Centro – Humaitá/AM – CEP 69800-000 – Brasil.

Carlos Alexandre Santos Querino, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Meteorologista, foi Analista em Ciências e Tecnologias do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM, Centro Regional de Porto Velho. Atualmente é docente da UFAM e integrante do corpo docente do PPGCA/UFAM: carlosquerino@gmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-29