USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM: HUMAITÁ-AM

Autores

  • Antônio Jose Leal Nina Roldão Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Julyanne Pires Roldão Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Palavras-chave:

resíduos, usina de triagem, reciclagem

Resumo

O aumento da geração de resíduos sólidos se torna um problema ambiental devido à falta de tratamento e disposição final adequada, causando poluição do ar, da água e do solo. Gestores públicos e privados devem adotar medidas para minimizar os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos. O aterro sanitário é a solução mais adotada, devido ao menor custo de investimento e operação. No entanto, devido à carência de áreas próprias para a disposição final dos resíduos tem–se adotado outras formas de tratamento dos resíduos, sendo a redução de resíduos uma das alternativas para diminuir a área para tratamento e disposição final, para isso devem-se segregar os materiais recicláveis e a matéria orgânica da massa do lixo, sendo enviado para os aterros somente os rejeitos. Portanto o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de implantação da usina de triagem e compostagem no aterro municipal de Humaitá-AM. De acordo com os estudos realizados a média da geração de resíduos sólidos, no decorrer de 20 anos, será de aproximadamente 28,4 t/dia, ou 852 t/mês, sendo 403 t/mês de matéria orgânica e 71,5 t/mês de materiais recicláveis (plástico PET, lata de alumínio e ferro) com potencial valor econômico em Humaitá-AM. A segregação desses materiais na usina de triagem proporcionaria uma renda mensal de aproximadamente R$ 1.000,00 por cooperado, caso a administração da usina fosse realizada por uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis (20 pessoas), além de aumentar a vida útil do aterro em 10 anos.

Biografia do Autor

Antônio Jose Leal Nina Roldão, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Engenheiro Ambiental pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas – Humaitá-AM. anttonio_nina@hotmail.com.

Julyanne Pires Roldão, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Licenciada em Ciências – Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas, Humaitá – Amazonas. E-mail: julyanneroldao@hotmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-29