CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM HUMAITÁ: COMO OCORRE O DESCARTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS EMPRESAS

Autores

  • Janaina Silva Costa Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Marlison Williames Rodrigues Souza Neto Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Sabrina Paiva Ferreira Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Vera Lúcia Reis Silva Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Palavras-chave:

resíduos, reciclagem, consciência, coleta

Resumo

Um dos problemas que mais chama atenção no município de Humaitá – AM é a forma com que ocorre o descarte dos resíduos sólidos nas empresas. Sabendo que esse assunto é um dos mais comentados nas agendas de discussões sobre o meio ambiente e tendo em vista que até o momento não haviam dados relacionados a esse assunto, o presente artigo volta-se para o manuseio correto e a atenção que os empresários e funcionários têm em relação ao lixo descartado, para assim ter-se a noção da importância que há para com os resíduos produzidos pelas empresas. Observando que o foco desta pesquisa é obter dados que confirmem se existe ou não esta preocupação e porque não é posta em prática, embora o governo não dê o suporte necessário para realizar a reciclagem do lixo, ele tem por obrigação conscientizar a população sobre a política dos 3 R´s- reduzir, reutilizar e reciclar; o que seria uma opção viável para que esses resíduos não fossem descartados de maneira incorreta.

Biografia do Autor

Janaina Silva Costa, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Acadêmica de Engenharia Ambiental do Instituo de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Avenida Circular Municipal, 1805, São Pedro, Humaitá – AM, CEP: 69800000. Email: ieaa@ufam.edu.br.

Marlison Williames Rodrigues Souza Neto, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Acadêmico de Engenharia Ambiental do Instituo de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Avenida Circular Municipal, 1805, São Pedro, Humaitá – AM, CEP: 69800000. Email: ieaa@ufam.edu.br.

Sabrina Paiva Ferreira, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Acadêmica de Engenharia Ambiental do Instituo de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Avenida Circular Municipal, 1805, São Pedro, Humaitá – AM, CEP: 69800000. Email: ieaa@ufam.edu.br.

Vera Lúcia Reis Silva, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. É professora da Universidade Federal do Amazonas, intregrante do Programa de pós-graduação Ensino de Ciências e Humanidade/ UFAM - Campus Vale do Rio Madeira. Rua 29 de agosto, 786, Centro, CEP: 69800000 – Humaitá - AM. Email: verareis@ufam.edu.br.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-29