INTERFACES FORMATIVAS ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA SABATINA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Não Formal, Educação Informal, Espaços Não Escolares, Escola Sabatina

Resumo

O presente estudo investiga as contribuições das modalidades de Educação Não Formal e Informal para a formação docente, a partir da Escola Sabatina da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica, análise documental e um relato de experiência. Os resultados indicam que a Escola Sabatina, embora seja um espaço religioso, estrutura-se com elementos pedagógicos intencionais que se assemelham à Educação Formal (currículo, organização em classes) e Não Formal (metodologias participativas, desenvolvimento de competências sociais e de liderança), sendo complementada pela Educação Informal (interações comunitárias). Conclui-se que a vivência nesse espaço contribui significativamente para a formação integral do professor, desenvolvendo habilidades pedagógicas, éticas e sociais que são transferíveis para a prática docente em ambientes escolares formais, reforçando a importância de reconhecer a pluralidade dos espaços formativos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonise Nunes Santos , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, Linha de Pesquisa 3. Doutora em Letras - Estudos Linguísticos, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará, Tese Políticas Linguísticas e Docência Indígena no Amazonas (2021). Mestre em Educação - Políticas Públicas para Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, Dissertação Educação Escolar Indígena em Manaus (2005-2011). Graduação em Letras - Língua Portuguesa. Docente da Área de Letras e Artes, do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Povos e Comunidades Tradicionais da Pan-Amazônia - NEPEPAM. Pesquisas nas áreas de Direitos Humanos - Direitos à Língua, à Diversidade, Povos Indígenas; Políticas Públicas para Escola Indígena - Formação de Professores, Ensino-Aprendizagem intercultural Crítico, Currículo, Projeto Políticos Pedagógicos; Ensino-aprendizagem de Línguas.

Downloads

Publicado

2026-01-01