Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs): Desafios dos Professores da Educação Física Escolar em Tempos de Pandemia de Covid-19

Autores

  • Ualisson Cleiton de Araújo Carvalho SEDUC
  • Fabiana Soares Fernandes Leal UFAM

Resumo

Em razão das medidas de confinamento impostas durante a pandemia da Covid-19, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) foram recomendadas como ferramenta para dar continuidade aos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivo conhecer os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física escolar no uso das TDICs durante o Ensino Remoto, na Pandemia da Covid-19. Os resultados indicaram diferentes dificuldades enfrentadas pelos professores, entre elas destacam-se a falta de equipamentos adequados em casa, a falta de treinamento para o uso das TDICs e a utilização de diferentes plataformas para o ensino online. Os dados encontrados podem ser úteis para orientar as políticas educacionais e promover o desenvolvimento de estratégias eficazes de ensino e de aprendizagem em situações de crise sanitária.

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Ensino Remoto.

Biografia do Autor

Ualisson Cleiton de Araújo Carvalho, SEDUC

Mestrando do Programa de Ensino de Ciências e Humanidades-PPGECH-UFAM. Especialista em Psicopedagogia Educacional, Graduando em Pedagogia pela Faculdade Iteq (2022) e Licenciado em Educação Física (2013). Atua como Docente de cursos de Especialização na Faculdade CENSUPEG/RS e curso de graduação na Universidade Nilton Lins/AM. É professor da Educação básica na rede pública estadual de ensino.

Fabiana Soares Fernandes Leal, UFAM

Graduada em Psicologia com Doutorado também em Psicologia pela Universidade do Porto/Portugal. Atualmente é docente da Universidade Federal do Amazonas, campus IEAA, localizado no município de Humaitá/AM, Brasil. Atua nos cursos de graduação e pós- graduação nesse campus.

Downloads

Publicado

2024-01-03