O que dizem produções científicas sobre alfabetização visual: delineando caminhos da pesquisa

Autores

  • Kelison Mendonça Gondim Programa em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades-PPGECH da Universidade Federal do Amazonas - UFAM/IEAA
  • Eliane Regina Martins Batista Programa em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades-PPGECH da Universidade Federal do Amazonas - UFAM/IEAA.
  • Marilda Aguiar do Carmo IFAM

Resumo

Esse artigo consiste em um levantamento e seleção de trabalhos referentes à temática Alfabetização Visual, sua relação com a prática pedagógica e as contribuições para o ensino integral dos estudantes. A pesquisa tem como base o banco de dados do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a definição de um corte temporal dos anos 2012 a 2022, relacionado às produções e o desenvolvimento da temática no campo da formação estética e educacional, através da análise do conteúdo dos artigos selecionados. O objetivo é analisar a temática Alfabetização Visual observando similaridades e distanciamentos nas produções científicas publicadas no portal da CAPES nos últimos dez anos. O recurso metodológico empregado foi a pesquisa bibliográfica, pautada nas leituras e análises dos artigos selecionados. Como resultado, constatamos que o Alfabetismo Visual é uma abordagem relevante na formação de novos leitores e comunicadores, sendo esse tipo de alfabetização tão necessária quanto o letramento.

 Palavras-chave: Alfabetização Visual. Ensino de Arte. Estado do conhecimento.

Biografia do Autor

Marilda Aguiar do Carmo, IFAM

Instituto Federal do Amazonas – IFAM, Campus Humaitá. Mestra pelo Programa em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades-PPGECH da Universidade Federal do Amazonas - UFAM/IEAA.

Downloads

Publicado

2024-01-03