Da langue ao discurso: reflexões metodológicas frente aos projetos de línguas do Ifam, Campus Humaitá

Autores

  • Daianne Severo da Silva IFAM
  • Valda Inês Fontenele Pessoa UFAC

Resumo

O presente artigo, posicionado no seio das discussões do terreno linguístico, busca problematizar caminhos metodológicos fechados e com poucas possibilidades de flexibilizações. Para tanto, toma como objeto de análise as ações de projetos de pesquisa e de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Humaitá. Com esse propósito, dialoga com as concepções basilares dos pressupostos saussurianos e do Círculo de Bakhtin, fazendo um debate teórico-metodológico que se pretende, a partir de diálogos problematizados, construção de possibilidades nas ações de pesquisa, dando visibilidade ao ínfimo no debate metodológico.

 Palavras-chave: Campo teórico-metodológico; Projetos de pesquisa e de extensão; Campo linguístico. 

Biografia do Autor

Daianne Severo da Silva , IFAM

Professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Humaitá. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade – PPGLI da Universidade Federal do Acre – UFAC

Valda Inês Fontenele Pessoa, UFAC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade – PPGLI da Universidade Federal do Acre - UFAC. Doutora em Educação: Currículo

Downloads

Publicado

2024-01-03