A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS A PARTIR DO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS

Autores

  • Rozane Alonso Alves Universidade Federal do Amazonas
  • Antonia Fernanda Dutra Pinto UFAM

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma revisão integrativa da literatura em que buscou analisar as produções desenvolvidas sobre a formação dos/as professores/as alfabetizadores/as a partir do campo dos Estudos Culturais, com o recorte temporal de 5 anos, especialmente no período de 2017 a 2022 na base de dados dos Periódicos CAPES, realizou-se uma varredura buscando pelos seguintes descritores: formação dos professores alfabetizadores, identidade, alfabetização, práticas de ensino e estudos culturais. Assim, analisou-se respostas para o problema: Qual a identidade de um/a professor/a alfabetizador/a? O que seria a formação ideal? Qual a melhor prática de ensino a ser utilizada? A formação dos/as professores/as alfabetizador/as têm contemplado os Estudos Culturais? Se sim, de que forma tem acontecido esse processo de ressignificação da identidade dos/as professores/as alfabetizadores/as? Destacam-se entre os achados, a influência da UNESCO e das conferências mundiais, na educação brasileira, bem como, programas de formação continuada ofertados pelas instituições escolares como: PROFA, PNAIC. Conclui-se que a formação dos/as professores/as alfabetizadores/as encaminha-se para o esvaziamento da educação e formação humana carente de qualquer sentido crítico.

 Palavras-chave: Estudos Culturais; Alfabetização; Formação de Professores/as Alfabetizadores/as.

Biografia do Autor

Rozane Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2017). Atualmente é docente da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Multiplas infâncias, Interculturalidade, Educação para as relações étnicas e raciais, Gênero e sexualidade da escola. Atua também com discussões na área do Currículo, Avaliação, Didática, Políticas e Legislação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH.

Antonia Fernanda Dutra Pinto, UFAM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Humaitá. Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar em 2011 pela Universidade Estácio de Sá do estado do Rio de Janeiro. Licenciada em Normal Superior, no ano de 2005, pela Universidade do Estado do Amazonas (U.E.A.). Funcionária pública estadual no estado do Amazonas. Atuo nas áreas de pesquisas voltadas para a área da alfabetização e letramento, formação de professores alfabetizadores, práticas de ensino, identidade e diferença com foco no campo dos Estudos Culturais.

Downloads

Publicado

2023-04-27