ASPECTOS GERAIS DA FAMÍLIA RUBIACEAE E APLICABILIDADE DO GÊNERO Coffea

Autores

  • Lucas Gabriel Silva Barroso UFAM / IEAA
  • Aline Azevedo Mendonça UFAM / IEAA
  • Renato Abreu Lima UFAM / IEAA

Resumo

Atualmente, a família Rubiaceae possui aproximadamente treze mil espécies. São de hábitos variados, apresentam a folhagem simples e opostas cruzadas. A maioria das espécies é encontrada na América do Sul, já na região tropical é onde ocorre maior representatividade de arbustos e árvores de pequeno porte. A família Rubiaceae tem importância econômica expressiva devido algumas espécies. Uma delas é do gênero Coffea, é das bebidas mais consumida no mundo e principalmente no Brasil, conhecido popularmente como café. A Coffea arabica foi trazida para o Brasil em 1727, no estado do Pará, pelo Sargento Francisco de Mello Palheta, mas foi somente na região sudeste que a cultura foi difundida se tornando um dos principais produtos da economia brasileira. Na Amazônia ela retornou séculos depois, alcançando mais sucesso no estado de Rondônia onde passa a cada ano por uma evolução. O café no é usado somente como bebida, mas também em alimentos, cosméticos e na medicina. Este artigo tem como finalidade demonstrar a importância dessa planta da família Rubiaceae tanto para economia, quanto nas várias utilidades que ela possui.

 Palavras-chave: Coffea arabica, Coffea canephora, Amazônia.

Biografia do Autor

Lucas Gabriel Silva Barroso, UFAM / IEAA

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus Vale do Rio Madeira. Humaitá - Amazonas, Brasil.

Aline Azevedo Mendonça, UFAM / IEAA

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus Vale do Rio Madeira. Humaitá - Amazonas, Brasil.

Renato Abreu Lima, UFAM / IEAA

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA), Campus Vale do Rio Madeira. Humaitá - Amazonas, Brazil.

Downloads

Publicado

2023-04-27