A DOCÊNCIA NA EJA NO CONTEXTO DO DESMONTE DA FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO: PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB A PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

  • Josué Vidal Pereira
  • Sebastião Cláudio Barbosa

Resumo

Este artigo apresenta e analisa uma experiência realizada por meio de um curso de extensão realizado por professores e professoras no Instituto Federal de Goiás, voltado aos docentes atuantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, de um Projeto que tinha por finalidade promover a formação continuada dos educadores e educadoras que atuam na modalidade, mas que em razão da ausência de políticas governamentais, sobretudo num contexto de regressão das funções sociais do Estado brasileiro, não foram devidamente preparados/as para lidar com as especificidades que constituem os sujeitos da educação da classe trabalhadora, historicamente alijada do direito à escolarização. O Projeto foi realizado no primeiro semestre de 2022, por meio da realização de dez (10) encontros síncronos via Google Meet, subsidiado pela utilização da ferramenta assíncrona Moodle. Foram selecionados quarenta (40) participantes, dos quais vinte e seis (26) concluíram satisfatoriamente o curso. A obra de Paulo Freire, considerada fundamental para pensar a educação popular, foi utilizada, nas linhas e entrelinhas, como referencial fundamental do curso e da análise empreendida neste texto.

 Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação Docente; Paulo Freire.

 

Biografia do Autor

Josué Vidal Pereira

Licenciado em História pela Fundação Universidade do Tocantins (2001), Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (2004), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2011) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia. É pesquisador do Financiamento da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos na linha de pesquisa Políticas Públicas da Educação Profissional e Tecnológica. É membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação dos Trabalhadores e tem publicado vários artigos e capítulos de livros na área da referida linha de pesquisa.

Sebastião Cláudio Barbosa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Educação também pela UFG (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Interdisciplinaridade e epistemologia. Tem atuado e pesquisado, também, os seguintes temas: educação profissional, proeja, educação pública na modalidade EJA e práticas docentes em ensino de História. Discute, a partir do materialismo histórico e dialético: felicidade (gozo social), totalidade e contradição, interdisciplinaridade, políticas públicas para a educação, formação integrada e currículo integrado, o método de Vygotsky, avaliação formativa e ética não-normativa.

Downloads

Publicado

2023-04-27