EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Katiuscia da Silva Santos
  • Juarez da Silva Paz
  • Luís Alcoforado
  • Silvar Ferreira Ribeiro UNEB

Resumo

Considerando o contexto educacional durante o isolamento social, imposto pela COVID19, este texto tem como finalidade analisar as dificuldades dos sujeitos da Educação Jovens e Adultos na efetivação das atividades escolares durante o  período de isolamento social em virtude da pandemia do Coronavírus. Para explorar o fenômeno do ensino remoto emergencial para EJA num município da Bahia, recorre à estratégia de estudo de caso, utilizando, como técnica de recolha de dados, entrevistas narrativas com estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos, por meio do aplicativo WhatsApp, no ano de 2020.  Partindo de uma reflexão sobre as falas dos sujeitos e do embasamento teórico em alguns autores e documentos, percebeu-se que existe uma fragilidade metodológica da escola em disponibilizar um único meio de atividade remota, pois o público da EJA tem suas singularidades enquanto modalidade da educação e as metodologias utilizadas precisam dar conta das especificidades.

Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos; pandemia COVID19; Ensino Remoto Emergencial;

Biografia do Autor

Katiuscia da Silva Santos

Doutoranda em Difusão do Conhecimento, membro do Observatório em Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal - OBEJA, e dos Grupos de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social- GEC&TIS. Atualmente é Professora da Rede Municipal de Ensino de Araci-BA.

Juarez da Silva Paz

Doutorando em Difusão do Conhecimento, membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas / Gestão, Educação, Ciencia & Tecnologias para a Inclusão Social e do Fórum EJA Recôncavo. Professor da Faculdade Brasileira do Recôncavo e do Colégio Municipal da Embira- Cruz das Almas.

Luís Alcoforado

Doutor em Ciências da Educação. Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais, do Centro de Estudos Interdisciplinares CEIS20), da Universidade de Coimbra.

Silvar Ferreira Ribeiro, UNEB

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido; Doutor em Difusão do Conhecimento, Professor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB); Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social.

Downloads

Publicado

2023-04-27