POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: ACESSO AO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

Autores

  • Alan Sérgio Mazzari Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Nádia Maciel Falcão Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O estudo teve por objetivo interpretar as políticas públicas educacionais de cotas: Sistema de Seleção Unificada / Exame Nacional do Ensino Médio, processo seletivo contínuo e processo seletivo para o interior, utilizadas como dispositivo de acesso ao ensino superior público. Em busca das respostas ao problema e ao alcance dos objetivos propostos, primeiramente, foram realizadas pesquisa e análise bibliográfica baseadas em autores que abordam o assunto, e em seguida, pesquisa e análise documental através de leis, decretos, medidas provisórias e projetos de lei. Este artigo está subdividido em seis seções: concepções de políticas públicas; as políticas públicas educacionais; as políticas públicas de acesso ao ensino superior; as políticas de ações afirmativas; reserva de vagas; e o perfil socioeconômico dos acadêmicos ingressantes nos cursos de graduação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia no ano de 2018. Os resultados obtidos evidenciam que a reserva de vagas é uma política pública essencial no combate à desigualdade e discriminação das classes sociais mais desfavorecidas ao acesso as instituições de ensino superior pública.

 

PALAVRAS-CHAVE Políticas educacionais, reserva de vagas, democratização

Biografia do Autor

Alan Sérgio Mazzari, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais de Assunção - Paraguai, Professor Efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 2010, Itacoatiara, Amazonas, Brasil,  https://orcid.org/0000-0001-7187-7377, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5992256754862761.

Nádia Maciel Falcão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação (2014) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro. Professora da UFAM, Manaus. Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, Manaus, https://orcid.org/0000-0002-3196-0341, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5182856984673000.

Downloads

Publicado

2021-12-31