O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Edison Cardoso Pinheiro Júnior
  • Natanael Charles da Silva
  • Adauto de Vasconselos Montenegro
  • Fernanda Costa de Freitas
  • Patrícia Nazaré Alcântara de Carvalho

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de relatar uma experiência de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da análise de aspectos como gestão de sala de aula, relação professor-aluno diante a educação para a diversidade, estrutura e recursos metodológicos utilizados em sala. Caracterizou-se como um relato de experiência sobre o Estágio Supervisionado, utilizando uma abordagem qualitativa. O mesmo ocorreu através da observação sem interferência do estagiário, em aulas de ciências em uma escola pública de educação básica no município de Abaetetuba-PA, com uma turma do 7º e outra do 8º ano do ensino fundamental. Foi utilizado diário de bordo para anotações e observações, e realizada uma entrevista semiestruturada com o professor supervisor do estágio. Os resultados apontam que o estagiário utilizou de ferramentas e comportamento adequado durante o processo de observação, apontando que a metodologia de sala utilizada pelo professor supervisor foi a expositiva-dialogada, além de fazer uso de elementos de metodologias ativas em alguns momentos, conseguindo chamar a atenção dos alunos com mais facilidade. A relação professor-aluno foi considerada satisfatória e adequada para ambas as partes, considerando aspectos como a heterogeneidade, gestão de sala, procedimentos avaliativos e adequação ao processo de ensino e aprendizagem. O estudo aponta a reafirmação do estágio supervisionado como uma fase fundamental na formação dos futuros docentes, além de abrir novas lacunas de pesquisa como a possibilidade do uso do método de observação utilizado em outros cursos e áreas afins, contribuindo para a sistematização do estágio supervisionado e destaque de percepções dos agentes envolvidos.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação Docente; Observação; Prática de Ensino.

Biografia do Autor

Edison Cardoso Pinheiro Júnior

Graduação em Ciências Biológicas pelo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – CAMPUS ABAETETUBA

Natanael Charles da Silva

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC/ UECE. Mestre em Ensino de Biologia pelo programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutorando do curso de pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor EBTT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Abaetetuba. 

Adauto de Vasconselos Montenegro

Doutor (2020), Mestre (2016) e graduado (2014) em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Títulos de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CFP, 2018) e Psicologia Escolar e Educacional (CFP, 2020). Psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Colabora com a Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendorismo - RINEPE. Professor em cursos na área de Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Pesquisa e atua na área de Psicologia Educacional Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Fernanda Costa de Freitas

Graduação em Ciências Biológicas pelo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – CAMPUS ABAETETUBA

Patrícia Nazaré Alcântara de Carvalho

Graduação em Ciências Biológicas pelo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – CAMPUS ABAETETUBA.

Downloads

Publicado

2021-12-31