EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIAS QUE ECOAM DA AMAZÔNIA: PROCESSOS DE APRENDIZAGENS, ATITUDES E SABERES DOCENTES

Autores

  • Tereza de Jesus Pires Carvalho Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • suely mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O presente trabalho realizado ao abrigo do mestrado em educação, PPGE-UFAM fará uma abordagem sobre como são contextualizadas as práticas pedagógicas de docentes objetivando colocar em diálogo os conhecimentos científicos e os saberes locais no Ensino Fundamental da Educação Básica, de modo a assegurar a aprendizagem significativa aos estudantes em contexto Quilombola na Amazônia brasileira. É importante assinalar que o professor costuma focar na “prática”, entendida como o acúmulo de atividades realizadas na escola e cujo objetivo é cumprir as exigências do Sistema de Ensino. A ideia é, então, conceber uma nova forma de ver a prática, confrontando-a com a reflexão teórica, com o que dizem os especialistas sobre ela e com os frutos de experiências exitosas que servem de guia para o professor determinar quais os elementos dessa prática, como fortalecê-los e o que eles almejam. Investigaremos de que forma os saberes tradicionais quilombolas são incorporados às práticas educacionais dos professores. Como a prática docente pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem? Os saberes se fazem presentes no contexto escolar? De que forma?  O estudo de campo traz contribuições tanto do ponto de vista educacional, quanto sociocultural que certamente se reverterá em maiores benefícios para a educação quilombola na Amazônia, e principalmente no lócus investigado. Os resultados parciais demonstram que há necessidade de novas políticas publicas para a melhoria dos indicadores da área. Da totalidade das informações aportadas podemos afirmar, a modo de conclusão que as escolas localizadas em comunidades quilombolas na Amazônia brasileira carecem de reconhecimento e valorização.

Palavras-chave: Comunidades quilombolas; educação escolar quilombola; saberes docentes; Amazonas (Brasil).

Biografia do Autor

Tereza de Jesus Pires Carvalho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pedagoga (UFAM, 2020); Especialista em Psicopedagogia (FACIBRA); Mestranda em

Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). na Linha 3 – Formação Práxis do Educador Frente aos Desafios Amazônicos Pesquisador do tema: Abordagens metodológicas para produção científica: o foco do pesquisador e o desvelo de contradições na Pesquisa Qualitativa; Pesquisa financiada pela CAPES e FAPEAM; Membro do Grupo de Estudos Canoas, Lattes: http://lattes.cnpq.br/1378469898157251 - ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8008-335X

suely mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Pedagogia - Supervisão escolar e magistério pela Universidade Federal de Rondônia (1987) e doutorado em Diagnóstico e avaliação educativapsicopedagogia pela Universidade da Coruña (2004, Professora na Universidade Federal Do Amazonas, Atuando Na Graduação E Pós-GraduaçãoLattes: http://lattes.cnpq.br/9048283421149753. ORCID: 0000-0002-0545-5712.

Downloads

Publicado

2021-12-31