UM ESTUDO DA CEGUEIRA BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM (BRASIL)

Autores

  • Heloisa Nogueira de Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Os livros didáticos possuem grande participação e relevância no processo de ensino-aprendizagem, em específico na prática pedagógica de diversos docentes nos âmbitos escolares. Porém, a de se considerar que os conhecimentos são apresentados de forma reduzida. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar o conteúdo sobre briófitas e pteridófitas no livro didático de Biologia. Para a coleta de dados utilizaram-se três livros didáticos, denominando L1, L2 e L3, das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio das escolas públicas de Humaitá-AM. Por meio de uma folha-resumo seguindo os nossos objetivos pudemos notar que o L1, não possuem conteúdos sobre Briófitas e Pteridófitas, o L2 por sua vez foi encontrado em sua análise sobre o tema, porém superficial, o L3 como o L2 não se tem nada sobre o assunto. Dessa forma, vale refletir se os alunos do ensino médio estão recebendo de forma correta.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, livros didáticos, biologia

Biografia do Autor

Heloisa Nogueira de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM), Humaitá – AM, Brasil.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do IEAA/UFAM.

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Publicado

2021-12-31