Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes <p><strong>Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional&nbsp;</strong>é uma publicação semestral (janeiro e julho) do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Seu objetivo é criar um espaço de discussão e divulgação de pesquisas sobre fenômenos comunicacionais contemporâneos que dialoguem com as Relações Públicas e a Comunicação Organizacional. Temos interesse em publicar materiais desenvolvidos por estudantes (graduandos e pós-graduandos), professores e pesquisadores,&nbsp;em formatos de artigo científico, entrevista, relato de experiência, ensaio e trabalhos de natureza mais experimental.&nbsp;A&nbsp;<strong>Revista Conexões</strong> publica contribuições teóricas que sejam sustentadas por ampla pesquisa bibliográfica e pesquisas empíricas metodologicamente fundamentadas e adequadamente analisadas. Os artigos devem ser caracterizados por uma reflexão crítica sobre temas da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional e temas&nbsp;da área de&nbsp;comunicação de maneira geral.</p> pt-BR conexaorp@ufam.edu.br (Comissão Editorial) israelrocha@ufam.edu.br (Israel Rocha) Fri, 19 Apr 2024 18:09:19 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Paisagens teórico-metodológicas contemporâneas em relações públicas e comunicação organizacional https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/13735 <p style="font-weight: 400;">É possível afirmar que temos uma discussão teórica e metodológica consolidada no campo das relações públicas e comunicação organizacional no Brasil? Em outras palavras, temos teorias que sustentam as práticas na área? E se existem quais são as principais características contemporâneas. A partir desses questionamentos procuramos mapear arcabouços teóricos e metodológicos contemporâneos na área das relações públicas e comunicação organizacional a partir de uma análise das teses e dissertações publicadas no Programas de Pós-Graduação do Brasil. Metodologicamente, foram mapeados os programas de pós-graduação em comunicação, relações públicas ou comunicação organizacional e as publicações nos últimos quinze anos. A partir do mapeamento realizamos uma análise de conteúdo e a categorização do corpus de texto originado das teses e dissertações coletadas. Os resultados indicam que os trabalhos voltados para Comunicação Organizacional nos PPGs das universidades públicas do Brasil.</p> Adriane Rocha, Israel de Jesus Rocha Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/13735 Fri, 02 Feb 2024 00:00:00 +0000 Estágio supervisionado de Relações Públicas na gestão pública e seus desafios: uma relação entre teoria e prática https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14101 <p><span style="font-weight: 400;">O estágio supervisionado é a execução prática do processo educacional de ensino-aprendizagem que possibilita o desenvolvimento de habilidades específicas e a aplicação do conhecimento teórico no contexto organizacional. Pensando nisso, o presente artigo objetiva descrever o desempenho prático da modalidade de estágio supervisionado na área de Relações Públicas, por meio de atividades elaboradas no Departamento de Prevenção à Violência - DPV, integrado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas - SSP-AM. O relato das ações desenvolvidas nesta organização</span><em><span style="font-weight: 400;">, </span></em><span style="font-weight: 400;">teve como base essencial o conhecimento teórico de autores das áreas de comunicação, </span><em><span style="font-weight: 400;">design </span></em><span style="font-weight: 400;">e fotografia, que juntos, contribuíram para a viabilização de uma comunicação estratégica, utilizando as ferramentas de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação dos resultados.</span></p> Andrielly de Oliveira Mitouso Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14101 Wed, 27 Mar 2024 00:00:00 +0000 Comunicando em tempos de crise https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14021 <p style="font-weight: 400;">O artigo aborda os resultados de pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), referente ao período de 2020/2021. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nas mídias sociais das Lojas Bemol durante a pandemia da Covid-19. Foram identificadas dez (10) mídias sociais utilizadas no período de janeiro a junho de 2020, incluindo o <em>site</em> oficial, <em>Instagram</em>, <em>Facebook</em>, <em>Twitter</em>, <em>LinkedIn</em>, <em>YouTube</em> e <em>WhatsApp</em>, além do <em>blog </em>oficial, do espaço publicitário no portal G1 e de <em>chatbot</em>. Demonstrou-se que a Bemol adaptou suas estratégias pré-existentes para atender às demandas da crise, mantendo-se conectada aos avanços da comunicação digital e às necessidades do público. A readequação das mídias sociais permitiu alcançar diversos segmentos de consumidores, contribuindo para a competitividade da empresa. Ressalta-se a estratégia abordada nas <em>lives</em> realizadas em seus canais comunicacionais, que resultaram em maior engajamento junto à sociedade em geral e não somente com seu público consumidor.</p> Daniel da Silva Oliveira, Fernando da Silva Lopes, Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14021 Wed, 27 Mar 2024 00:00:00 +0000 Militância amarela https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14516 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo investigar os perfis do Instagram que debatem pautas relacionadas ao combate ao preconceito e à discriminação com relação à população amarela. Para isso, a metodologia utilizada foi a análise documental, a partir da qual foi realizado um levantamento sobre os indivíduos e os movimentos sociais que promovem esse debate no Instagram, além de identificar os principais temas e argumentos abordados quando o assunto é combate à discriminação asiático-brasileira. A partir do surgimento da pandemia da Covid-19, este trabalho se mostra relevante para que se conheça como a militância amarela está atuando para reverter o cenário xenofóbico.</span></p> Anna Renata Goes Carvalho, Gabriela Yumi Eto, Aline Ferreira Lira Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14516 Fri, 19 Apr 2024 00:00:00 +0000