Anúncios institucionais sobre meio ambiente e sustentabilidade em jornais impressos:

indícios de declínio em nível nacional e local

Autores

  • Jacqueline Ausier Domingues Universidade Federal do Amazonas
  • Aline Ferreira Lira

Palavras-chave:

Anúncios institucionais. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Jornais impressos

Resumo

O presente artigo visa realizar uma análise quantitativa entre os anúncios institucionais sobre meio ambiente e sustentabilidade veiculados durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, comparando-se os anos de 2006/2007 e 2016/2017. O estudo baseou-se em nível local e nacional, contando com os veículos A Crítica, Em Tempo, Diário do Amazonas e Jornal do Commercio no nível local e com os jornais A Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo para o nível nacional. Optou-se pela abordagem metodológica quantitativa, utilizando-se a pesquisa documental para a coleta dos dados. As categorias de análise foram: veículo, ano de publicação, quantidade de anúncios, empresa anunciante e possíveis observações. Verificou-se um declínio significativo na quantidade de anúncios institucionais durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, fato que pode estar relacionado à consolidação das plataformas digitais.

Referências

ALMEIDA, Mariana; SILVA, Elza. O uso das redes sociais digitais por empresas públicas: um estudo de caso do BNDES, Caixa Econômica Federal e Correios. São Paulo, 2014.

BATISTELLA, Morgana Moreira; MARCHIORI, Marlene. O processo comunicacional e as práticas sustentáveis nas organizações. São Paulo: ORGANICOM, 2013. p. 110-120.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1998.

GUIMARÃES, Roberto P. Desenvolvimento Sustentável: da retórica às políticas públicas. In: BECKER, Bertha; MIRANDA, Mariana (org.). A Geografia Política do Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. p.21-42.

LIRA, Aline Ferreira. O discurso sobre meio ambiente e sustentabilidade em relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus. 2014. 358 f. Tese [Dourado em Linguística]. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

PINHO, J.B. Propaganda Institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. São Paulo: Summus, 1990.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

TERRA, Carolina. Mídias Sociais – E agora? Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2012.

Downloads

Publicado

2019-04-25