Indícios das atividades de Relações Públicas no Amazonas do início do século XX

um olhar sobre o filme No Paiz das Amazonas

Autores

  • Luana Gomes Prestes
  • Aline Ferreira Lira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A atividade de relações públicas é exercida no Brasil há mais de cem anos. Contudo ainda há lacunas na história dessa atividade no país, particularmente na Região Norte. O objetivo deste artigo é identificar indícios da atividade de relações públicas no Amazonas praticada por Joaquim Gonçalves Araújo, um dos mais importantes comerciantes da região no período áureo da borracha. Para isso, é realizada uma análise documental do filme “No Paiz das Amazonas”, que traz evidências de sua relação com técnicas de relações públicas, particularmente a propaganda institucional. O filme foi encomendado por JG Araújo, com ficou conhecido o comerciante, ao cineasta Silvino Santos, que foi funcionário da firma JG Araújo & Cia Ltda por vários anos. No decorrer da pesquisa foi possível analisar quais características do filme podem identificá-lo com a propaganda institucional, ainda que de forma rudimentar. Este artigo aponta, também, para a importância do acervo da empresa J.G. Araújo, pertencente ao Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas, para a história das Relações Públicas no Amazonas, já que há indícios, nesses arquivos, de ações voltadas, principalmente, para o relacionamento com empregados e com a comunidade por parte da empresa, no início do século XX.

PALAVRAS-CHAVE: Relações Públicas. História. JG. Araújo & Cia.

Biografia do Autor

Luana Gomes Prestes

Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas. Profissional de Relações Públicas da empresa Ingresse.com.

Aline Ferreira Lira, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ANTONACCIO, Gaitano Laertes Pereira. Amazonas: a outra parte da história. Manaus: Imprensa Oficial do Amazonas, 2001.

BALDISSERA, Rudimar; SÓLIO, Marlene Branca. Relações públicas: processo histórico e complexidade. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v.4, n. 7, p. 87-101, jan./jun. 2005.

BENCHIMOL, Samuel. Manaós-do-amazonas: memória empresarial. Manaus: Governo do Estado, 1994.

COSTA, Selda Vale da. Eldorado das ilusões. Cinema e sociedade: Manaus. Manaus: Ed. Da Univ. do Amazonas, 1996.

FICHER, Marcelo; MACHADO NETO, Manoel Marcondes. 100 anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena. Rio de Janeiro: Conceito Editorial, 2014.

GURGEL, João Bosco Serra. Cronologia da evolução histórica das relações públicas. Brasília: Linha Gráfica, 1985.

MELLO, Marcia Eliane Alves de Souza. O império comercial de J.G. Araújo e seu legado para a Amazônia (1879-1989). Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2010.

MOREIRA, Sonia Virgínia. Histórico J.G. Araújo. Manaus: Museu Amazônico, 2008.

NO Paiz das Amazonas. Direção: Silvino Santos, Produção: Agesilau Araújo. Manaus (AM): J. G. Araújo & Cia, 1922. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DNc6-dMRqq4. Acesso em: 03/10/2017.

PINHO, J. B. Propaganda Institucional: usos e funções de propaganda de relações públicas. São Paulo: Summus, 1990.

PINHO, Júlio Afonso. O contexto histórico do nascimento das Relações Públicas In: MOURA, Cláudia Peixoto de. História das relações públicas: fragmentos da memória de uma área. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

PONTES FILHO, Raimundo Pereira. Estudos de história do amazonas. Manaus, editora: Valer, 2000.

SOUZA, Márcio. Silvino Santos: o cineasta da borracha. 2.ed. Manaus: Edua, 2007.

SOUZA, Antonio Klinger da Silva. Comércio, acumulação e poder: a empresa de J.G. Araújo & Cia. Ltda. Em boa vista do Rio Branco. 2011. 115 f. Dissertação [Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia]. Programa de Pós-Graduaçã em Sociedade e Cultura na Amazônia. Universidade Federal do Amazonas, 2011.

SANTOS, Francisco Jorge. História geral da Amazônia. Rio de Janeiro: EMVAVMEM, 2007.

Downloads

Publicado

2017-11-29