Engajamento nas redes sociais: análise das estratégias comunicacionais do Amazonas Shopping Center
análise das estratégias comunicacionais do Amazonas Shopping Center
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar as estratégias de comunicação publicitária no perfil do Instagram do Amazonas Shopping Center. A análise compreendeu o período de junho a dezembro de 2021. Foram identificadas duzentas e setenta e cinco (275) publicações, classificadas em duas categorias, sendo cento e setenta e sete (177) conteúdos promocionais e noventa e oito (98) institucionais. Os conteúdos institucionais destacaram campanhas de impacto social, cultural e cívico, com ações voltadas à saúde pública e à valorização regional. Quanto aos promocionais, foi priorizada a divulgação de lojas e serviços, com foco no consumo. Os resultados demonstram o uso estratégico das redes sociais como instrumento que favorece o relacionamento e a construção simbólica da marca. O shopping se posiciona como agente ativo na transformação social, alinhado às práticas contemporâneas de comunicação organizacional e relações públicas.
Downloads
Referências
ABREU, Karen Cristina Kraemer. Tulipas vermelhas: uma (re)leitura das relações na (e da) Internet. In: Synthesis– Revista de Produção Científica da FACVEST: os vários olhares da produção científica. Lages/SC: Papervest Editora, n. 5, 2004.
BALDISSERA, Rudimar. Estratégia, comunicação e relações públicas. Campo Grande: Intercom, 2001.
BORGES, Emily. Instagram na comunicação estratégica de redes de cosméticos: uma análise sobre a empresa Eudora / Emily Melo Borges. 2018.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo, SP: Saraiva, 2009.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Tradução: DIAS, Maria Carmelita Pádua. Revisão técnica: VAZ, Paulo.2a. Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
CASTELLS, Manuel. The impact of internet in society: a global perspective, change: 19 key essays on how internet is changing our lives: Open Mind BBVA, 2014.
CASAQUI, Vander. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário, significação. Revista de Cultura Audiovisual, 2011.
GOMES. F. Digital Influencer: o que faz, quanto ganha e como ser um, 2018.
GONZAGA, Natalia. Como usar hashtags para obter sucesso nas campanhas de marketing digital, 2014.
KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital (ebook). Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr., 2001.
PÉREZ, Rafael Alberto. Estratégias de comunicação. Madrid: Ariel, 2001.
PREZZOTTO, Keli; LAVALL, Vanderléia Loff. AMBEV: análise da fusão e os efeitos sobre o mercado. In: Encontro de economia catarinense, 5, 2011, Criciúma/sc. AMBEV – análise da fusão e os efeitos sobre o Mercado. Cáscavel/pr: Unioeste, n. 1, p. 1 24, 2011.
SILVA, Polyana Inácio Rezende. Dinâmicas comunicacionais na vida cotidiana. Instagram: um modo de narrar sobre si, fotografar ou de olhar pra se ver. In: XVII congresso de ciências da comunicação na região sudeste, 2012, Ouro Preto. Artigo Científico. Ouro Preto: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012.
STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
SAMMIS, Kristy; LINCOLN, Cat; POMPONI, Stefania. Influencer marketing for dummies. Campinas: John Wiley & Sons, 2015.
SCOTT, D. M. The new rules of marketing and pr: how to use social media, blogs, news releases, online video, and viral marketing to reach buyers directly. 6. ed. Hoboken: Wiley, 2020.
SCHMITT, Bernd H. Marketing experimental: sua empresa e suas marcas conquistando o sentir e o pensar, o agir e o identificar-se dos clientes. São Paulo: Nobel, 2000.
TRINDADE, E. Tendências para pensar a formação em publicidade na contemporaneidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. São Paulo: ALAIC, v.14, n. 27, p.33-41, 2017.
VAYNERCHUK, G. Jab, right hook: how to tell your story in a noisy social world. New York: Harper.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RICHARD DE MERELES LIMA JUNIOR , MARIA EMILIA DE OLIVEIRA PEREIRA ABBUD, DANIEL DA SILVA OLIVEIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.