Engajamento nas redes sociais: análise das estratégias comunicacionais do Amazonas Shopping Center

análise das estratégias comunicacionais do Amazonas Shopping Center

Autores

  • RICHARD DE MERELES LIMA JUNIOR Ufam
  • MARIA EMILIA DE OLIVEIRA PEREIRA ABBUD Universidade Federal do Amazonas
  • DANIEL DA SILVA OLIVEIRA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as estratégias de comunicação publicitária no perfil do Instagram do Amazonas Shopping Center. A análise compreendeu o período de junho a dezembro de 2021. Foram identificadas duzentas e setenta e cinco (275) publicações, classificadas em duas categorias, sendo cento e setenta e sete (177) conteúdos promocionais e noventa e oito (98) institucionais. Os conteúdos institucionais destacaram campanhas de impacto social, cultural e cívico, com ações voltadas à saúde pública e à valorização regional. Quanto aos promocionais, foi priorizada a divulgação de lojas e serviços, com foco no consumo. Os resultados demonstram o uso estratégico das redes sociais como instrumento que favorece o relacionamento e a construção simbólica da marca. O shopping se posiciona como agente ativo na transformação social, alinhado às práticas contemporâneas de comunicação organizacional e relações públicas.

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Biografia do Autor

RICHARD DE MERELES LIMA JUNIOR , Ufam

GRADUANDO EM RELAÇÕES PÚBLICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS 

MARIA EMILIA DE OLIVEIRA PEREIRA ABBUD, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pretoda Universidade de São Paulo, Professora Associada Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, Lider do Grupo de Pesquisa Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares, Vice Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas. 

DANIEL DA SILVA OLIVEIRA

GRADUADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS 

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Publicado

2025-08-18