O dia a dia da comunicação em ambientes policiais

um relato de estágio não obrigatório na Polícia Civil do Amazonas

Autores

  • Sarah Freire Universidade Federal do Amazonas
  • Mateus Pacheco Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo relata a experiência de estágio não-obrigatório na Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM), no período de setembro de 2021 a fevereiro de 2022, realizado pela autora deste trabalho, uma estudante de graduação do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O presente trabalho versa sobre a oportunidade de aproximação do discente com a prática da sua área de formação, por meio da atividade de estágio, apresentando-se como uma ação de integração entre a academia e o mercado de trabalho. Destaca a comunicação pública como um instrumento da prática comunicacional entre Estado, governo e sociedade, trazendo uma perspectiva mais cidadã para o processo social, por meio das discussões de autores da área. Também apresenta uma visão sobre o trabalho da comunicação em ambientes policiais, tido como uma ferramenta estratégica essencial para garantir eficiência, legitimidade e integração nas atividades de segurança pública. Descreve as atividades realizadas pela autora no âmbito da Assessoria de Comunicação do órgão público, com tarefas voltadas para as áreas de comunicação digital, assessoria de imprensa e comunicação interna. Ao longo da descrição das atividades, é possível entender a importância de uma comunicação eficiente e estratégica no setor público, especialmente em instituições que desempenham papéis fundamentais na segurança e no bem-estar da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Freire, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas

Mateus Pacheco, Universidade Federal do Amazonas

Relações-públicas registrado no CONRERP sob o número 1988. Está como professor substituto do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM. É Conselheiro Efetivo do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas da 6a Região - Conrerp 6 (Gestão 2025 - 2027). Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela UniFaveni (2024). Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (2023) e graduando em Jornalismo pela Faculdade Martha Falcão Wyden. É membro, como pesquisador, do Encontro das Águas: Grupo de Pesquisa em Comunicação e Saúde na Amazônia. Foi delegado do Conrerp/6a Região no AM. Tem experiência profissional na área de comunicação, com ênfase em relações públicas e comunicação organizacional, com atuações em comunicação digital, comunicação interna, cerimonial, comunicação institucional, marketing, comercial/promocional e assessoria de comunicação e imprensa. Se interessa no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de relações públicas, memória institucional, comunicação e saúde e comunicação, diversidade e interseccionalidades.

Referências

BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceitos de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge. Comunicação pública – estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.

BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 3-4, 26 set. 2008.

BUENO, Wilson da Costa. Estratégias de comunicação para mídias sociais. In: BUENO, Wilson da Costa (org.). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. São Paulo: Manole, 2015.

DRYER, Bianca Marder. Relações públicas na contemporaneidade: contexto, modelos e estratégias. São Paulo: Summus, 2017.

DUARTE, Jorge. Comunicação pública. In: DUARTE, Jorge. Comunicação pública – estado, mercado, sociedade e interesse público. 3a ed. São Paulo: Atlas, 2012.

KARWAHI, Issaaf; TERRA, Carolina Frazon. Planejamento estratégico em comunicação digital: apontamentos e possibilidades entre a teoria e a prática. Comunicação e Inovação, v.22, n. 49, p. 3-17, 2021.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 6. ed. rev. São Paulo: Summus, 2016.

LIEDTKE, Paulo; CURTINOVI, Jéfersson. Comunicação pública no brasil: passado, presente e futuro. 2016.

LIMA, Miriam Assumpção.; CUNHA, Maria Alexandra. O emprego das mídias sociais no policiamento: um estudo sob a lente da prática. Administração Pública e Gestão Social, v. 14, n. 1, p. 1- 18.

NOVOA, Pedro Henrique Pereira (Cap PM). A comunicação como arma: a contextualização das atividades da Polícia Militar com a dimensão informacional e humana de uma guerra irregular no Rio de Janeiro. Revista Científica da Escola Superior de Polícia Militar. v.1, n.5, p. 115-135, 2022.

PRIMO, Alê. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

RECURO, Raquel da Cunha. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009

SANTOS JUNIOR, Edson Gil. A importância da comunicação na gestão pública e sua influência e relações com os interesses públicos, políticos e transparência governamental: o caso da Prefeitura de Castro - Paraná. Publicatio UEPG. v.20, n.2, p. 193-202, 2012.

SANTOS, Silvia Regina Rocha. Estratégias comunicacionais organizacionais: desafios e oportunidades. 2024. 205f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas). Universidade Federal do Amazonas. 2024.

Downloads

Publicado

2025-07-03