Comunicando em tempos de crise

análise das estratégias comunicacionais da Bemol durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Daniel da Silva Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Fernando da Silva Lopes Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O artigo aborda os resultados de pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), referente ao período de 2020/2021. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nas mídias sociais das Lojas Bemol durante a pandemia da Covid-19. Foram identificadas dez (10) mídias sociais utilizadas no período de janeiro a junho de 2020, incluindo o site oficial, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e WhatsApp, além do blog oficial, do espaço publicitário no portal G1 e de chatbot. Demonstrou-se que a Bemol adaptou suas estratégias pré-existentes para atender às demandas da crise, mantendo-se conectada aos avanços da comunicação digital e às necessidades do público. A readequação das mídias sociais permitiu alcançar diversos segmentos de consumidores, contribuindo para a competitividade da empresa. Ressalta-se a estratégia abordada nas lives realizadas em seus canais comunicacionais, que resultaram em maior engajamento junto à sociedade em geral e não somente com seu público consumidor.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Lopes, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Relações Públicas na Universidade Federal do Amazonas

Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e  Letras  de  Ribeirão  Preto  da  Universidade  de  São  Paulo,  Professora  Associada  do  Departamento  de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares, Vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ALBUQUERQUE, Ticiana; FREITAS, Silvia. Empatia e solidariedade: Estratégias de comunicação de marcas de moda cearenses no Instagram em tempos de pandemia. Revista Comunicando, Vol. 9 - Nº 1 – dezembro de 2020. Disponível em: https://revistas.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/44/22. Acesso em 26 de fevereiro de 2021.

ANDRADE, Alexsander Madeira; SCHMITZ, Vera Regina. Estratégias Comunicacionais em Tempos de Pandemia: a Experiência da Associação Contraponto. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-1881-1.pdf. Acesso em 03 de julho de 2021.

BARBOSA, Emerson; BRONDANI, Gilberto. Planejamento Estratégico Organizacional. Revista Eletrônica do Curso de Contabilidade da UFSM, volume I, pg. 107-123, fevereiro de 2005.

CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Rev. Adm. Pública, vol.40, n.6, pp.1123- 1144, 2006.

CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade: A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Volume II. Blackwell: Oxford, 2004.

CASTRO, Beatriz; OLIVEIRA, Joice; MORAIS, Lísia e GAI, Maria.COVID-19 e organizações: estratégias de enfrentamento para redução de impactos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online], vol.20, n.3, pp. 1059-1063, 2020.

CIRIBELI, João; PAIVA, Victor. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado.RevistaMediação.vol.13, n.12, junho de 2011. pg. 57-74, junho de 2011.

CORRÊA, Elizabete "Comunicação digital e novas mídias instrucional ". In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação Organizacional: história, fundamentos e processos, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2009.

FERREIRA, Celene Fidele Frias; MARADEI, Anelisa. Narrativas organizacionais por lives na pandemia: uma análise crítica. ABRAPCORP, 2021.

KUNSCH, Margarida M. Krohling Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006, pp.167-190.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional estratégica: Aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.

LOPES, Alfredo. Bemol 75 anos, a saga da resistência. Manaus: Amazonas Atual. 2017. Disponível em https://amazonasatual.com.br/bemol-75-anos-a-saga-da- resistencia/. Consultado em 8 de junho de 2020.

MESQUITA, Kamila; RUÃO, Teresa; Andrade, José Gabriel. Pandemia da Covid-19, comunicação e relacionamento: uma análise das mídias sociais da Universidade do Minho. Portugal: Comunicando, 2020.

NATHAN, Andrew J. “What’s Wrong with American Taiwan Policy”. Washington Quarterly, 2000.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; LIMA, Fábia Pereira. Propostas Conceituais para a Comunicação no contexto Organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012.

TAVARES, Rosalina; TAVARES, Carlos; Limongi-França, Ana. A Importância Do Planejamento Da Comunicação No Processo De Uma Comunicação Eficaz. Um estudo de caso. INTERCOM, 2020.

Amazonas tem primeira morte por novo coronavírus, diz Susam. G1 AM. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/03/24/amazonas-tem-primeira-morte-por-coronavirus-diz-susam.ghtml. 24 de março de 2020. Consultado em 8 de junho de 2020.

Coronavírus Brasil. Ministério da Saúde. Disponível em https://covid.saude.gov.br/. Consultado em 8 de junho de 2020.

Ministério da Saúde confirma o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Globo. Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/26/ministerio-da- saude-fala-sobre-caso-possivel-paciente-com-coronavirus.html. 26 de fevereiro de 2020. Consultado em 3 de abril de 2020

Sobre a Bemol. Bemol. Disponível em https://www.bemol.com.br/conteudo/institucional/quem-somos/sobre-nos. Consultado em 8 de junho de 2020.

Downloads

Publicado

2024-03-27