Mídia e imagem

uma análise do comportamento de grandes empresas durante a pandemia de covid-19

Autores

  • Ana Carolina Dias Ponce de Leão UFAM
  • Célia Maria da Silva Carvalho

Resumo

A mídia, enquanto meio de comunicação, influencia diretamente nos hábitos de consumo e na conduta em sociedade, contribuindo para a construção e a manutenção de uma imagem institucional, positiva ou não. Sendo assim, para compreender o impacto das notícias veiculadas nos portais de notícias na imagem de uma organização é preciso antes entender o seu funcionamento e o seu comportamento organizacional, bem como o relacionamento criado e mantido com os diversos tipos de mídia. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender de que maneira as corporações Bemol, Moto Honda, Vivo, Coca-cola (Recofarma), Itaú, Ifood, Rede Dor e Qualicorp atuaram no período da pandemia da Covid-19, em 2020, verificando o impacto e o reflexo na sua imagem organizacional, por meio da análise em portais de notícias e propagandas veiculadas no que tange aos aspectos sociais de sua atuação frente à pandemia. Para tanto, a metodologia utilizada foi de natureza básica e aplicada, com caráter exploratório e descritivo e abordagem qualitativa, com procedimentos documental e bibliográfico, com análise de conteúdo de campanhas e propagandas institucionais. Como resultado, evidenciou-se que as empresas analisadas neste estudo demonstraram possuir uma imagem positiva na mídia no que tange aos aspectos sociais de sua atuação frente à pandemia em decorrência da estratégia comunicacional adotada.

Referências

ANVISA. Porte de empresas: esclareça todas as suas dúvidas. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/porte-de-empresas-esclareca-todas-as-suas-duvidas/219201/pop_up?inheritRedirect=false Acesso em: 24 jun. 2020.

BAGOZZI, R.P;DHOLAKIA,U.M. Internacional social action in virtual communities. Journal of Interactive Marketing, v.16, n.2, 2002.

BUENO, W.C. Auditoria de Imagem das Organizações: Teoria e Prática. São Paulo: All Print, 2012

BELL, Beth Teresa; DITTMAR, Helga. Does Media Type Matter? The Role of Identification in Adolescent Girls’ Media Consumption and the Impact of Different Thin-Ideal Media on Body Image Published online: 15 April 2011 # Springer Science+Business Media, LLC 2011.

CABRAL, Plínio. Propaganda: técnica da comunicação industrial e comercial. São Paulo:Atlas, 1990.

CARISSIMI, João. Reflexões sobre os processos organizacionais utilizados pelo relações públicas na construção da imagem organizacional. Disponível em: http://www.geocities.ws/gestao2etcom/rp/reflexoes_sobre_processos.pdf . Acesso em: 22/06/2020

Campanha institucional. Disponível em: https://www.mokepropaganda.com.br/servico/29/campanha-institucional. Acesso em 2462020.

CIPRIANI, F. Estratégias em mídias sociais: como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsivier, 2001

CONUBE. Saiba como definir o porte da empresa e no que isso pode impactar o negócio. Disponível em: https://conube.com.br/blog/como-definir-o-porte-da-empresa/ Acesso em: 24 jun. 2020.

Coronavírus em Manaus. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/04/perto-do-colapso-por-coronavirus-amazonas-e-1o-estado-a-trocar-de-secretario-da-saude.shtml. Acesso em 0122021.

CREPALDI. Silvio. Contabilidade gerencial: teoria e prática. São Paulo: Atlas.1998.

CUCINOTTA, Domenico; VANELLI, Maurizio. Who declares COVID-19 a pandemic. Acta Biomed 2020; Vol. 91, N. 1: 157-160

FOMBRUM, C., e VAN RIEL, C. (1997). The reputational landscape, Corporate Reputation Review, 1, 2, pp. 5-13.

FRANCO, Hilário. Contabilidade Comercial. São Paulo: Atlas 1990.

GARCIA. Nélson Jahr. Propaganda: Ideologia e Manipulação. Rocket Edition de 1999.

GOMES, Luiz Flávio; ALMEIDA, Débora de Souza. Populismo Penal Midiático – Caso mensalão, mídia disruptiva e direito penal crítico. Saraiva, 2013

GONÇALVES. José Ernesto. Os novos desafios das empresas do futuro. RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 37, n. 3, jul-set 1997

GOTSI, M., e WILSON, A. (2001), Corporate reputation: seeking a definition, Corporate Communications: An International Journal, 6, 1, pp. 24-30.

GRUBER. Arthur. O que se sabe sobre a origem da doença. Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. 2020.

HASSANIN. Alexandre. Origem do Coronavírus: a análise do genoma sugere a combinação de dois vírus. Disponivel em: https://theconversation.com/coronavirus-origins-genome-analysis-suggests-two-viruses-may-have-combined-134059

J.B. Pinho - Propaganda Institucional - Usos e funções da propaganda em relações públicas. 1990.Summus Editorial-São Paulo.

KISO, R. Mídia social: a ascensão da plataforma do consumidor como mídia.2007

KUNSCH, M. M. K; Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 6. ed. São Paulo: Summus, 2016.

MAHON, J. (2002). Corporate reputation: a research agenda using strategy and stakeholder literature, Business & Society, 41 (4), pp. 415-446.

MCLUHAN. Marshall. O meio é a mensagem. 1967

Mendes, A. M. (2013). Reputação Organizacional e Relações Públicas: contributos para o esclarecimento da hierarquia entre os conceitos. Revista Comunicação Pública, vol. 8, nr.13, pp. 25-39.

MORTARI, Elisangela Carlosso Machado; SANTOS, Suzana Fernandes. Monitoramento de redes sociais digitais como estratégia organizacional. Intercom- RBCC. São Paulo: 2015.

Ministério da Saúde. Sobre o coronavírus. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em 2362020

Medida de prevenção ao coronavírus. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/getting-workplace-ready-for-covid-19.pdf. Acesso em 2662020

#NOVAGERAÇÃO. Comportamento organizacional. Disponível em: https://pastorherbertcleber.wordpress.com/comportamento-organizacional/. Acesso em: 23 jun. 2020.

Pandemias na história. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/03/conheca-5-maiores-pandemias-da-historia.html. Acesso em 2362020.

PIRES, Raphael. Tipos de mídia. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/o-que-e-midia/ . Acesso em 2262020.

PORTAL EDUCAÇÃO. Conceito de Empresa. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/financas/conceito-de-empresa/42997#:~:texto=De%20 acordo%20com%20a Franco%20(1991,ou%20de%20presta%C3%A7%C3%A3o%20de%20servi%C3%A7os .. Acesso em: 24 jun. 2020.

RIEL, Cees B. M. van. Principles of corporate communication. Hemel Hempstead: Prentice Hall, 1995.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2006.

SISSORS, Jack; BUMBAM, Lincoln. Planejamento de mídia. São Paulo, Nobel:2001.

SILVA, Flávio José Rocha da. Transnacionais: o avanço do capital e os impactos socioambientais em comunidades locais. PUC: São Paulo, 2012.

SISSORS, Jack; BUMBAM, Lincoln. Planejamento de mídia.São Paulo, Nobel:2001.

TAURINO, Vandrezza Patrícia. Comportamento Organizacional: Um diagnóstico na empresa Dirlley Indústria e Comércio de Calçados Ltda. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Vandreza%20Patricia%20Taurino.pdf Acesso em: 23/06/2020

Tipos de Campanha publicitária. Disponível em: https://www.futurap.com.br/2018/03/27/voce-conhece-todos-os-tipos-de-campanhas-publicitarias/. Acesso em 2462020

VILLAFAÑE, Justo. La gestión profesional de la imagen corporativa. Madrid: Pirámides, 1999.

VIEIRA, R. Análise de sentimento automática. In: SILVA, T. (Org.) Para entender o monitoramento de mídias sociais. [s.l./s.n.], 2012. p.53-58. Disponível em: < http://pt.slideshare.net/tarushijio/paraentender-monitoramento-de-midias-sociais > Acesso em: 15 de Janeiro de 2020.

WAGNER, John; Comportamento organizacional: Criando vantagem competitiva . 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2020.

Wu, F., Zhao, S., Yu, B. et al. Um novo coronavírus associado a doenças respiratórias humanas na China. Nature 579, 265–269 (2020). https://doi.org/10.1038/s41586-020-2008-3

Downloads

Publicado

2023-08-10