O Impacto dos textos noticiosos no site da Universidade Federal do Amazonas em sua imagem institucional

Autores

  • Samia de Oliveira Lelis Universidade Federal do Amazonas
  • Célia Maria da Silva Carvalho Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O artigo aborda os resultados da pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), referente ao período de 2019/2020. O objetivo foi analisar os textos noticiosos postados no site da UFAM e seu impacto na imagem institucional. Os objetivos específicos foram definir a composição do texto noticioso utilizado no site, compará-lo com textos publicados em portais jornalísticos, manter a padronização dos textos publicados e determinar as interferências que o texto produz na imagem institucional da Instituição. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, utilizou abordagem qualitativa e quantitativa, com procedimento documental, bibliográfico e de levantamento. Os resultados apontaram que o texto mostrou-se de cunho institucional e seu atendimento aos requisitos do jornalismo e da comunicação institucional foi comprovado pela avaliação da padronização dos textos, pela comparação com os de portais jornalísticos e pelas inferências sobre possíveis impactos na imagem da Instituição, apontando para uma repercussão positiva.

Biografia do Autor

Samia de Oliveira Lelis, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas

Célia Maria da Silva Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

É graduada em Comunicação Social Relações Públicas (1992), mestre em Ciências Ambientais (2002) e doutora em Biotecnologia (2015) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é Professora Associada do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas (Comunicação Empresarial, Institucional), Comunicação Ambiental e Marketing.

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Publicado

2023-08-10