Marcas, influência digital e prática de consumo

pesquisa de opinião sobre decisão de compra na contemporaneidade

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Aline Augusto de Moraes Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Otávio Santos Romano Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

Estudamos a relevância dos influenciadores digitais nas decisões de compra e nas práticas do consumo no contexto de consolidação das redes e mídias digitais, as quais vêm ganhando protagonismo na imbricação de questões ligadas ao consumidor, à midiatização e à zona de influência do digital nas práticas de consumo. Por meio de uma pesquisa de opinião pública de natureza quantitativa, inferimos que a relação entre comunicação e formação de opinião é crucial para as organizações e que o ecossistema virtual influencia consideravelmente as decisões de compra na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Aline Augusto de Moraes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Relações Pùblicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Otávio Santos Romano Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduado em Relações Pùblicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Referências

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

_______________. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

CALMON, Barbara. O impacto dos influenciadores digitais no consumo da moda. Florestal, 2020.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos – conflitos multiculturais da globalização.

Rio de Janeiro: URFJ, 2010.

CARVALHO, Guilherme. Redes sociais e influenciadores digitais - Uma descrição das influências no comportamento de consumo digital. São Paulo, 2018.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser-humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

_______________. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

GRIEGER, Jenifer Daiane; BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 39-42, jun. 2019. ISSN 2237-826X. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67259>. Acesso em: 02 fev. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i1.67259.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

_________________. A felicidade paradoxal: Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Lisboa: Edições 70, 2007.

LUZ, Aline. Entreter ou influenciar? Uma análise sobre a atuação dos influenciadores digitais no mercado de Vitória da Conquista- BA. Bahia, 2019.

MORENO, Lucas. A personalidade de marca que define o relacionamento com clientes. Brasília, DF, 2019.

SAAD, Elizabeth. A comunicação na sociedade digitalizada: desafios para as organizações contemporâneas. São Paulo, 2016.

SILVA, M. da. A comunicação corporativa na sociedade de consumidores: do discurso da felicidade ao mundo da decepção. Revista de Estudos da Comunicação, [S. l.], v. 17, n. 42, 2016. DOI: 10.7213/rec.v17i42.22546. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22546. Acesso em: 10 ago. 2022.

VASCONCELOS, Fernanda. As Instablogueiras e a Publicidade para o Público Jovem e Adolescente. Brasília – DF, 2016.

VERÓN, Eliseo. Teoria da midiatização: uma perspectiva socioantropológica e algumas de suas consequências. São Paulo: Matriz, 2014.

VEIGA, Ana. O papel das celebridades no comportamento e decisão de compra do consumidor e o seu impacto na credibilidade da marca: Caso de estudo da marca Daniel Wellington. Braga, Portugal, 2016.

Downloads

Publicado

2022-11-04